terça-feira, 31 de maio de 2011

TURISMO PELA RÚSSIA: MONTE ELBRUS



Já disse e repito: uma vida é pouco para visitar tudo o que a Rússia oferece de beleza! Arquitetura, estepes, mar, lagos, rios belíssimos, montanhas, regiões temperadas e gelo eterno.Normalmente, os pacotes turísticos só oferecem visitas às principais cidades, aos pólos históricos e, alguns, disponibilizam cruzeiro pelo Volga e seus afluentes. Mas um de meus sonhos é visitar o Monte Elbrus, coberto com neves eternas ,mas desconheço pacote que ofereça tal opção. A dica para quem pretende visitar a Rússia é contratar um passeio a este local pela internet, direto na Intourist, a agência de turismo russa.Se você não fala russo, não se preocupe: o pessoal da Intourist fala inglês e tem guias que falam o português.


A programação da temporada de eski no Elbrus você pode conferir no site www.go-elbrus.com, o que facilitará a programação junto à Intourist. O site tem a opção dos idiomas russo, inglês e alemão, mas enquanto não vamos ao Elbrus, o Elbrus vem à gente, num passeio virtual.
O Elbrus é a montanha mais alta da Europa.Para ser mais precisa, ele é um vulcão, extinto que vem despertando o interesse dos pesquisadores russos desde o século XIX. Seu surgimento data do neógeno, ou seja, há mais de vinte e três milhões de anos, na escala do tempo teológico.Naquela época tão distante, deve ter acontecido com ele mais ou menos o mesmo que aconteceu com o Vesúvio, só que com maior intensidade.Detalhes técnicos sobre a atividade vulcânica e suas conseqüências, sugiro que sejam pesquisados em livros de geografia. Nosso blog fica apenas com a parte turística do Elbrus, complementada com os dados e fotos a seguir.


Sua altitude é de 5642 metros, altura definida em 1913. Fica situado na cordilheira do Cáucaso, fronteira com a Geórgia. Poucos vulcões no mundo ultrapassam sua altura, entre eles os latino-americanos Acongágua, também extinto, com 6.960 m e o Lyulyaylyako 9ativo), com6.723 m.


Seu pico, com neves eternas, alimenta 22 geleiras, que dão origem aos rios Baksan, Kuban e Malka. É ainda o 10º monte de maior proeminência topográfica no mundo.
Uma curiosidade: o Elbrus era conhecido na antiguidade sob o nome de Strobilus, conhecido na mitologia grega como o local onde Prometeu foi acorrentado.


Como muitos outros vulcões, o Elbrus é dividido em duas partes: seu pedestal, de cerca de 3.700 m, e o cone, parte rochosa formada por material expelido nas erupções.

Este monte fica a 65 km da cidade de Kislovodsk, distrito de Stravopol, também interessante para se visitar, devido às suas fontes naturais e seus inúmeros 'spas'. Entre os séculos XIX e XX, esta foi uma cidade de grande concentração de músicos, artistas, e membros da aristocracia russa,destacando-se entre eles Aleksandr Solzhenitsyn.

Conhecendo o Elbrus:




Turismo por Kislovodsk:



Mas voltemos ao Elbrus.Durante o período da URSS, incentivou-se o alpinismo local, tendo sido registrado um grave acidente em 1936, entre jovens comunistas.Com o incentivo ao alpinismo pela União, em 1956 foi escalado em massa, por cerca de 400 alpinistas.

O teleférico, inaugurado em 1976, pode levar o turista a uma altura de 3.800 metros.(ver foto abaixo)


fontes:
http://planeta.moy.su/
www.yandex.ru

Um comentário:

Antonio (Toze) Coelho disse...

O Elbrus é fantástico já o Escalei em 2009 e regresso em Agosto de 2012...

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms