Dia do riso
Por tradição, neste dia,são feitas brincadeiras com os amigos, membros da família, colegas de trabalho, etc. Tais brincadeiras, via de regra, dão certo: muitos costumam cair nelas, caso tenham se esquecido de olhar o calendário, como aqui no Brasil acontece com o famoso "Dia da Mentira", só que lá o dia é "Do Humor" e "Do Bobo". Uma das brincadeiras mais populares neste dia é "Suas costas estão brancas", tanto que existem cartões de Primeiro de Abril exatamente com tais dizeres:
Esta é mais uma festa de entrada da Primavera. Uma das versões para o dia do bobo, dia da mentira ou outros nomes, variando de país para país, é que em 1564, na França, Carlos IX, ao adotar o calendário gregoriano, emitiu um decreto mudando a passagem de ano do dia 1º de abril (entrada da primavera por lá, pelo calendário Juliano)para primeiro de janeiro.Algumas pessoas, resistentes a esta mudança, continuaram a celebrar o Ano Novo na data anterior ao Decreto, presenteando os amigos e familiares com embalagens vazias, a título de brincadeira.
Dia do Bobo
Conta a lenda que os povos eslavos acreditavam que o dia primeiro de abril era o dia de despertar dos duendes, dos espíritos ruins e deles mesmos.Acreditavam que no inverno, a exemplo de muitos animais, todos caiam num sono profundo, somente despertando de vez em quando, para fazer os trabalhos indispensáveis da casa. Dormiam até o tempo da completa chegada da primavera, o que se dava em abril, pelo calendário ortodoxo.
Em Odessa, na Ucrânia, nesta data acontece o Festival Anual de Humor e Sátira denominado "Yumorina"- que inclui carnaval, shows diversos,um programa intitulado "doutor Sorriso",campeonato para ver quem come peixe recheado mais rápido, exposições, fogos de artifício, concerto de gala, discoteca e diversas brincadeiras. Fotos do festival de anos anteriores você vê a seguir:
Além das brincadeiras, as pessoas costumam enviar, também, cartões típicos, desejando "Feliz 1º de abril":
tradução:
No alto: "Cumprimentamos pelo 1º de abril
Abaixo: Feliz 1 de abril a nossa glutona"
A primeira brincadeira em massa, relativa ao dia do humor ou do bobo, na Rússia, aconteceu em Moscou, no ano de 1703, quando arautos saíram às ruas da cidade convidando a todos a comparecerem a uma "apresentação inaudita".A audiência foi sem precedentes". Tinha um não acabar mais de gente.Quando abriram à força as cortinas, todos viram no palco um cartaz onde se lia "1º de abril: não acredite em ninguém".
fontes:
http://votrube.ru/
www.yandex.ru(imagens)
http://cards.rambler.ru/sagens)
Um comentário:
Gostei muito, Milu. Muito engraçado, mas que não pensem que é palhaçada kkk
Postar um comentário