sexta-feira, 1 de abril de 2011

DIA 1º DE ABRIL NA RÚSSIA: DIA DO HUMOR OU DIA DO BOBO


Dia do riso
Por tradição, neste dia,são feitas brincadeiras  com os amigos, membros da família, colegas de trabalho, etc. Tais brincadeiras, via de regra, dão certo: muitos costumam cair nelas, caso tenham se esquecido de olhar o calendário, como aqui no Brasil acontece com o famoso "Dia da Mentira", só que lá o dia é "Do Humor" e "Do Bobo".  Uma das brincadeiras mais populares neste dia é "Suas costas estão brancas", tanto que existem cartões de Primeiro de Abril exatamente com tais dizeres:
Esta é mais uma festa de entrada da Primavera. Uma das versões para o dia do bobo, dia da mentira ou outros nomes, variando de país para país, é que em 1564, na França, Carlos IX, ao adotar o calendário gregoriano, emitiu um decreto mudando a passagem de ano do  dia 1º de abril (entrada da primavera por lá, pelo calendário Juliano)para primeiro de janeiro.Algumas pessoas, resistentes a esta mudança,  continuaram a celebrar o Ano Novo na data anterior ao Decreto, presenteando os amigos e familiares com embalagens vazias, a título de brincadeira.
Dia do Bobo
Conta a lenda que os povos eslavos acreditavam  que o dia primeiro de abril era o dia de despertar dos duendes, dos espíritos ruins e deles mesmos.Acreditavam que no inverno, a exemplo de muitos animais, todos caiam num sono profundo, somente despertando de vez em quando, para fazer os trabalhos indispensáveis da casa. Dormiam até o tempo da completa chegada da primavera, o que se dava em abril, pelo calendário ortodoxo.
 
Em Odessa, na Ucrânia, nesta data acontece o Festival Anual  de Humor e Sátira denominado "Yumorina"- que inclui carnaval, shows diversos,um programa intitulado "doutor Sorriso",campeonato para ver quem come peixe recheado mais rápido, exposições, fogos de artifício, concerto de gala, discoteca e diversas brincadeiras. Fotos do festival de  anos anteriores  você vê a seguir:

Além das brincadeiras, as pessoas costumam enviar, também, cartões típicos, desejando "Feliz 1º de abril":

 tradução: 
No alto: "Cumprimentamos pelo 1º de abril
Abaixo: Feliz 1 de abril a nossa glutona"

A primeira brincadeira em massa, relativa ao dia do humor ou do bobo, na Rússia, aconteceu em Moscou, no ano de 1703, quando arautos saíram às ruas da cidade convidando a todos a comparecerem a uma "apresentação inaudita".A audiência foi sem precedentes". Tinha um não acabar mais de gente.Quando abriram à força as cortinas, todos viram no palco um cartaz onde se lia "1º de abril: não acredite em ninguém".
fontes:
http://votrube.ru/
www.yandex.ru(imagens)
http://cards.rambler.ru/sagens)

Um comentário:

Eduardo Vasco disse...

Gostei muito, Milu. Muito engraçado, mas que não pensem que é palhaçada kkk

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms