segunda-feira, 7 de março de 2011

TURISMO DE HOJE: ROSTOV-NO-DON


  Rostov-no-Don é uma cidade localizada a sudeste da parte européia da Rússia, capital de uma província.  homônima.A junção de "No Don" (em russo "na-donú) -ao seu nome se deve ao fato da cidade ser banhada pelo rio Don, bem como  pra distingui-la de outra Rostov, ainda mais antiga, situada no Anel de Ouro de Moscou e construída em 846.
Além das águas do Don, a cidade fica a apenas 46 km do Mar de Azov.
Sobre o Rio Don, desnecessário falar, já que é o cenário de muitas obras importantes na literatura russa, sobretudo "O Don Silencioso", de Cholokhov.
Durante a Guerra Civil, Rostov foi palco de muitas batalhas, tendo sido disputada nas intensas lutas travadas entre grupos de voluntários, de cossacos fiéis ao governo provisório de Kerensky e de soviéticos (o livro de Cholokhov trata justamente dos cossacos do Don).Ora tomada por uma das partes, ora por outra,em 1918 os soviéticos a tomaram de volta. Visitar Rostov-no-Don é visitar um pedaço importante da história russa, o que justifica que nosso passeio virtual de hoje seja feito nesta cidade.
Fundada em 1749, possui perto de um milhão e quinhentos mil habitantes e faz da mistura entre rio, paisagens antigas e modernas um encanto que fascina os olhos dos turistas.
Em relação à infraestrutura turística, a cidade é equipada de excelentes hotéis, Veja detalhes aqui ou aqui.Caso você queira ir sozinho, sempre é bom contratar os serviços da Intourist, agência oficial de turismo na Rússia: http://www.intourist.com/main.aspx?currency=USD 

< text-align: center;">



Fontes de pesquisa:
http://www.rostov-gorod.ru/
http://www.trip-guide.ru/
http://img0.liveinternet.ru/
http://ollravon.narod.ru/

3 comentários:

Eduardo Vasco disse...

Eu pensava que o nome Rostov-na-donu provinha da língua romena, ou moldava, já que a cidade fica perto dessa região onde as palavras são mais ou menos desse jeito, inclusive os nomes.

Milu disse...

Rostov é sobrenome na Rússia. Aliás, em guerra e paz, uns dos personagens eram da família Rostov(Natasha Rostov,Nikolai Rostov, etc. A língua romena não tem semelhança com a russa, já que são de ramos diferentes:a romena é do ramo românico, apresentando mais semelhanças com o italiano(não que se pareça, mas lembra) do que com o russo. Exemplo:

Eduardo Vasco disse...

Sim, eu sei. A língua romena vem do latim. Mas, como a cidade de Rostov fica um pouco perto da região da Romênia e da Moldávia, eu pensei que talvez esse nome NA-DONU (que é parecido com os nomes romenos)pudesse ter algum vínculo com a Moldávia ou Romênia.

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms