segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

O IRMÃO GÊMEO DE LENIN: VERDADE OU LENDA?

Me assustei quando, ao fazer minhas visitas diárias aos sites russos,encontrei um site com a história de que Lenin teria tido um irmão gêmeo - Serguiey (Serioja) e que foi  desde sempre mantido incógnito. Ao que parece, o próprio Lenin havia se distanciado deste irmão há anos.

Quando li pela primeira vez esta notícia, não dei crédito: em sites russos, atualmente, a gente acha tanta brincadeira com a figura do líder da Revolução de outubro, que julguei ser esta mais uma.

Mas comecei a encontrar, com mais e mais freqüência, sites de lá que se referiam a este suposto irmão,  com discussões acaloradas por parte dos visitantes, a maioria apontando para detalhes que tornavam as fotos bastante duvidosas. Outras pessoas defendiam a versão da existência de tal gêmeo. 

Variando de site para site, a história ganha ou perde elementos. Mas no "roteiro"básico, existe unanimidade entre estes sites.

Curiosa que sou, resolvi procurar melhor, até encontrar a autoria: as fotos que andam circulando na internet de lá, assim como a mirabolante história deste gêmeo, fazem parte do trabalho de um fotógrafo  - Rinat Voligamci e é por isso que,em todas as fotos, há uma espécie de carimbo onde se lê "álbum não oficial".A partir do momento em que achei o nome do autor, usando-o nas pesquisas, passei a achar fotos que, até então, ainda não havia visto, todas repletas de humor e, por que não, de escracho.Como de humor e escracho é a história que acompanha as fotos.

O autor , atualmente, está em exposição na "Artgentum Galereya", em Moscou. 
O trabalho perfeito de Rinat serve para abrir nossos olhos cada vez mais: nem tudo o que parece é, portanto, muito cuidado antes de tirarmos conclusões apressadas. Aliás, a mídia já faz, 24 horas por dia, manipulações bem mais graves do que estas: manipulam fatos, transformando-os em boatos...
Comparem as fotos do trabalho do fotógrafo com a original:

Lenin criança em família (esta foto está no post anterior)

Agora vejam a resultante do trabalho do artista, quando surge o Serioja, aos pés da mulher com uma criança no colo:

 Com a foto acima começa a fantástica história:
"Serioja era um menino completamente ajustado à família, que o enchia de mimos e afagos".

Na foto a seguir: "Volodia" vai ao rio afogar a gata e os gatinhos". Foto de 1880, quando Lenin estava com 10 anos. Aí você já começa a ver não só a gozação., mas - muito provavelmente, a posição política do artista, que reserva para Lenin sempre o papel de "vilão" e, para o gêmeo de fantasia, o papel de bonzinho..Nota-se uma espécie de revanche "subliminar" na obra: "se por tantos anos tivemos que idolatrar Lenin, agora vamos tirar o atraso, contando a história "oculta" por de trás de Lenin". Mas aí, já estou conjeturando...Voltemos a Rinat, que não pára por aí: continua dizendo que "Serioja saiu completamente diferente de Volodia, pois gostava dos animais e, mais tarde, depois de receber o diploma da escola, se tornou vegetariano para sempre".





Abaixo, vemos os gêmeos Volodia e Serioja, no acordeon.Foto de 1885.


"A crueldade de Volodia e e as opiniões sobre a revolução dos outros membros da família, por algum tempo separou os irmãos.Aos 16 anos de idade Serioja saiu da casa paterna, partindo para a província de Ufa (Bachkiria, Rússia), onde logo se casou com uma moça nativa, a bela Zukhra (em 1888).Os pais e o irmão não compareceram ao casamento, porcausa de uma febre tifo. Na foto abaixo, vê-se Serioja e Zukhra, sempre com seu inseparável instrumento musical...


Um dia, chegando no mercado de Ufa, Serioja se depara com seu irmão, Volodia. Na foto a seguir, Volodia está a sua esquerda.


Sabe-se que, depois de algum tempo, Serioja tentou atrair o irmão ao paganismo. Mas além da foto acima, não temos confirmação de nada mais  a este respeito.

E tem mais: aos trinta anos de idade, Serioja acumulou grande capital com o comércio de cera, podendo tomar mais duas esposas, ficando casado com as três mais belas mulheres de Ufa.



Depois da insurreição de 1905, começaram tempos difíceis para a incipiente célula comunista russa.Desesperado pela falta de fundos para o financiamento de sua causa, Vladimir Ilitch, em fevereiro de 1906, recorre a seu próspero irmão. "A revolução está perdida,sem, sem os fundos necessários à sua realização.", escreve em sua conhecida carta a Serguey Ilitch. Então, Serioja empreende uma longa jornada à Petrogrado, a fim de entregar o dinheiro, resultante da venda da cera, à causa revolucionária (foto abaixo).
Nesta mesma época, Vladimir Ilitch prepara, ele mesmo, as massas para a grande vitória revolucionária.Agita as massas, se colocando a frente dos operários e camponeses. Na foto abaixo, Vladimir Ilitch afiando a arma a ser utilizada no levante.
 A grande revolução socialista de outubro colocou os irmãos Ulyanov ombro a ombro, no nascedouro do grande país do futuro...A foto abaixo mostra o encontro dos dois irmãos em Petrogrado, 1917.

Lenin sempre teria escutado os conselhos de seu irmão: "Juntos nós temos força", Vladimir Ilitch gostava de falar a Serioja, lembrava mais tarde sua esposa Nadejda Konstantinova Krupskaya.
Na foto a seguir, Serioja em 1918.
Uma vez que o jovem país se tornava cada vez mais sólido e forte, Serguey voltou à sua província de Ufa, onde passou a participar, ativamente, da propaganda de esclarecimento do povo.
Com a morte de Lenin e subida de Stalin ao poder, começou uma verdadeira caça aos correlegionários do grande líder.O primeiro alvo de uma lista sangrenta foi Serguey Ilitch.Se parecia com o irmão como duas gotas d'água, poderia facilmente ser levado a dirigir  o governo soviético; porém, infelizmente, foi compelido a ir, secretamente,  para a Lituânia e, de lá, para a Suiça, via Romênia.
"Tenho medo de represálias e por isso não posso conduzir a Pátria, continuando o trabalho de meu irmão",
 escreveu ele em seu diário.Mas mesmo longe da Pátria, Serguey Ilitch se manteve fiel aos ideais do marxismo-leninismo. En 1938 faz uma tentativa de unir os sectários da causa de Lenin, dispersados pelo mundo pelas das mãos de ferro de Stalin.
Na foto a seguir, podemos ve-lo ao lado de Trotsky, no México.Na segunda foto, trabalhando em seu gabinete, também no México, em 1942.
O México e seus bons habitantes se tornaram, para Serguey Ilitch, seu segundo lar.Lá ele trabalha e lança seu mais conhecido livro - "Por trás da História", traduzido para vários idiomas e com 40 reedições.
Resta dizer que a idéia central  de toda a vida de Serguey Ilitch foi a islamização do comunismo, o que - infelizmente, não encontrou apoio entre seus pares.

Na foto a seguir, Serguey Ilitch está com o artigo, redigido por ele - "O Islam, como a última esperança do comunismo",
Para um estudo mais detalhado dessa religião, ele foi para a Meca  em 1946 (ver foto a seguir), onde passou dois anos, e onde, segundo informações não confirmadas,  teve uma filha.

 Não encontrando eco à sua teoria da islamização, a convite de Fidel Castro, parte para Cuba, onde viveu até o fim de sua vida (ver foto acima).
 Faleceu em Santiago, Cuba, em 1965, não durando às desarticulações de Krushchev, a quem apoiava e, sinceramente, gostava.
Observação: A foto do Serguey velho em Cuba foi montada em cima da foto do grande escritor russo Liev Tolstoi.Ao que parece, também as fotos das esposas de serguey foram feitas em cima das fotos de Lenin, tirando-lhe a barba e o bigode.

Depois disto tudo, cheguei a conclusão de que tem muita gente a toa no mundo, inclusive eu, que encontrei tempo para perder com esta história toda. Mas no fundo, me diverti, achei Rinat muito criativo. Deixei para postar no final a única foto que, se eu tivesse visto antes, teria percebido no ato, que tudo não passava de brincadeira: trata-se da foto de Serioja com sua filha, gerada em Meca:


Texto baseado na traduçãofeita por Milu Duarte das seguintes fontes:
http://www.classnet.ru/
http://ostrovnoy.rukazan.ru/
http://kornelij.livejournal.com

Um comentário:

VICIADOS EM CAFÉ disse...

Manipulação + ignorância = ?
Maravilhoso texto Milu, vou repassá-lo a dois amigos formados em História.

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms