domingo, 6 de fevereiro de 2011

CONHECENDO YAKUTSK, A CIDADE MAIS GELADA DO MUNDO...


Yakutsk é a capital de Sakha (Yakutiya) e um porto no rio Lena. É, também, um importante centro cultural e científico no nordeste russo (mais especificamente na Sibéria Oriental), fundada  no ano de 1632, para servir de fotaleza. E, como é a cidade mais fria do mundo, com temperaturas oscilantes entre 20º e -50º, não passou de uma fortificação até o século XIX, quando foram descobertas, lá, ricas jazidas de ouro(produz 20% do ouro do planeta).Sob o governo de Stalin,as minas passaram a ser exploradas de forma intensiva, o que possibilitou seu grande desenvolvimento urbano.
Além do ouro, ossui muitos recursos naturais, tipo o diamante, com uma indústria planejada (ainda na era da URSS) e  orientada para a extração e enriquecimento de matérias primas, o que faz desta cidade um dos principais centros econômicos da Rússia.
Yakutsk é, assim, um exemplo de como a vontade política pode mudar a face de uma vila, uma cidade, um país. Stalin conseguiu fazer desta cidade - a mais fria do mundo - um lugar bonito e moderno , com excelente infraestrutura. Com cerca de 250 mil habitantes (menos do que as capitais de estados no Brasil), ela possui sua universidade, fundada em 1956, uma filial da Academia Russa de Ciências, um instituto de pesquisas físico-espaciais, museus e teatros.
Deixo o leitor com fotos de Yakutsk: veja que a Sibéria não é aquilo que a Net (Globo)tenta mostrar com aquela propaganda preconceituosa do Coronel Tuchenko, o rídiculo "Skavurzka"...






























































 fonte do vídeo: video@mail.ru

Créditos: http://www.vlad.in/

Um comentário:

leigh disse...

A NATUREZA É PERFEITA EM SUA GRANDIOSIDADE . YAKUSTSK FAZ PARTE DO MEU ROTEIRO DE VIAGEM...LINDA..,AMEI TODAS AS FOTOS!!! LEIAGH IDRANDI- leiagh4@hotmail.com

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms