domingo, 2 de janeiro de 2011

DIÁRIO DE UM ESCRITOR - DOSTOIEVSKI

Eis aí um livro sumamente indispensável a todos que querem conhecer um pouco melhor o grande gênio da literatura russa, Fiodor Dostoievski.Nas palavras de Otto Maria Carpeaux, responsável pela introdução da edição da Ediouro, este livro
é "a súmula da sua fé (de Dostoievski) e das suas convicções, dos seus desesperos, ódios e esperanças."
Existem várias edições dos Diários, todas esgotadas, a exceção da versão em espanhol, disponível na Livraria Cultura. Caso você não tenha nada contra livros usados, na Estante Virtual poderá, ainda, achar exemplares da Ediouro, da Edimax e da Casavecchi (esta com mais de 400 páginas), todas em torno dos R$70,00. Algumas de suas partes já foram editadas separadamente ou junto com outros títulos, a exemplo de "Bobok" e "A Tímida".

O diário, escrito entre a realização de seus dois últimos romances ("O Adolescente", de 1875 e "Irmãos Karamázov", 1880), reúne crônicas de diferentes épocas, sendo que o mais antigo data de 1861, as mais numerosas são as cronicas de 1873 e a parte principal foi escrita entre 1876 e 1877, período em que as conspirações e atentados revolucionários se tornavam cada vez mais frequentes na Rússia czarista que, neste momento,travava guerra contra a Turquia, para libertar os povos eslavos dos Balcãs do jugo turco. Claro que uma fase destas, crítica e turbulenta, fornece material literário farto. Dostoievski acompanhou a época com paixão, eslavófilo apaixonado que era. No entanto, os acontecimentos políticos ocupam menos espaço em seu diário do que os grandes processos da época. Dedica espaço, também, à temas já abordados em suas outras obras, como "Crime e Castigo" e "Os Demônios":os motivos psicológicos subjacentes à ação criminosa, os suicídios, as tentações sinistras, a miséria, o alcoolismo, o patriotismo, entre outros temas.

Ainda de acordo com Otto Maria Carpeaux, o Diário
"é a história da nação russa naqueles dias, frefletida na mente de um espírito apocalíptico, cheio de paixões, de fanatismo e de ardor apostólico".
Acrescente-se ao que foi dito alguns ensaios sobre Belinski, Turgueniev, George Sand, Puchkin e você terá material de atualidade permanente, para se deleitar e refletir por um bom tempo.

Se alguém se interessar, por favor me escreva, que poderei ir postando, por capítulos, trechos do livro.

Para quem fala o russo ou está estudando este belo idioma, fica um presente: o e-book dos diários de um escritor.

2 comentários:

aveloh disse...

Sua idéia de postar trechos do livro é muito boa! Um abraço

Júnior disse...

Poste mais. Tô adorando seu blog.

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms