quinta-feira, 18 de novembro de 2010

PIOTR I.TCHAIKOVSKY - OS GRANDES CLÁSSICOS

Orquestra Sinfônica de La Rádio de Ljubljana

  • Sinfonia n.6 "Patética"
A sexta Sinfonia de Tchaikovski, composta em 1893, foi estreada em 16 de outubro do mesmo ano, sob a direção do compositor. Uma semana mais tarde, Tchaikovsky faleceu. E esta circunstância fez com que a crítica decidisse que o tema desta obra era biográfico e que o compositor descrevera nela o final tão próximo.Mas esta tese perdeu, há pouco, todo fundamento: com efeito, Tchaikovski viu-se empurrado ao suicídio dado ter de comparecer perante um ruiz de honra por um assunto relacionado com a sua homosexualidade. Mas a história julgou mais decente esquecer o suicídio e proclamar que a morte foi produzida pela cólera.

O desenvolvimento da sinfonia e o lugar excepcional do seu movimento lento, situado na última posição, deixam entrever o início de um drama realizado em quatro episódios: Exposição, Diversão, Precipitação e Lamentação, mas sem que se saiba de que drama diferente do musical se trata.

O primeiro movimento está precedido por uma introdução lenta adágio, cujo registro grave é ensombradoainda mais pelo uso de um fagote. Este movimento allegro mas non troppo, expõe primeiro os seus dois temas principais: o primeiro rítmico e precipitado, o segundo melódico e de tempo mais moderado. Os últimos compassos da exposição são tocados pianíssimo por um clarinete solista, de maneira que o contraste com a entrada fortíssimo do desenvolvimento resulta muito impactante. Sem contar com que a massa orquestral, feita de temas entrecortados, é repartida em planos muito diferenciados, dando a impressão de uma súbita ampliação de todo o espaço sonoro. Por isso, o tema fúnebre ortodoxo, que as trompas e a tuba tocam depois, parece passar ao longe. Mais tarde, uma vez re-exposto o tema melódico, o movimento acaba num clima de descontraimento graças à regularidade dos ponteados que acompassam a coda.

Os movimentos, segundo e terceiro, apoiam-se num material sonoro já organizado musicalmente, já que um deles (allegro com grazia) é uma espécie de valsa que Tchaikovski, com grande sutileza rítmica, escreveu com cinco tempos e o outro (allegro molto vivace) é uma marcha. A valsa evoca a atmosfera de divertimento de um ballet enquanto que a marcha, ao contrário, evoca alguma coisa como que quase demoníca e constitui sobretudo o movimento mais moderno da sinfonia. Esta marcha está extraordinariamente orquestrada e desloca alguns dos seus estratos a tal velocidade que são percebidos com texturas. Além disso, também produz polifonias cujos desfases rítmicos resultam surpreendentes ainda nos nossos dias.

A obra acaba com um movimento lento (adagio lamentoso) cheio de descobrimentos orquestrais que, sem dúvida, Gustav Mahler ia ter em conta.

  • "Romeo e Julieta"
Tchaikovsky criou Romeu e Julieta entre a composição das suas duas primeiras sinfonias. Romeu e Julieta é, muito frequentemente, considerada como a sua primeira obra-mestra.
A esta obra que narra de forma enfática e belamente expressiva a famosa relação passional dos amantes veroneses Romeu e Julieta criados por Shakespeare, pertence a uma das melodias mais sugestivas e imaginativas de Tchaikovsky.
(Texto constante da contracapa do disco)


- Sinfonia n.6 en si menor, op.74 "Patética"
  1. Adágio non troppo
  2. Allegro com grazia
  3. Allegro molto vivace
  4. Finale: adágio lamentoso
- Romeo y Julieta, Fantasía y Obertura

Nenhum comentário:

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms