- Sinfonia n.6 "Patética"
O desenvolvimento da sinfonia e o lugar excepcional do seu movimento lento, situado na última posição, deixam entrever o início de um drama realizado em quatro episódios: Exposição, Diversão, Precipitação e Lamentação, mas sem que se saiba de que drama diferente do musical se trata.
O primeiro movimento está precedido por uma introdução lenta adágio, cujo registro grave é ensombradoainda mais pelo uso de um fagote. Este movimento allegro mas non troppo, expõe primeiro os seus dois temas principais: o primeiro rítmico e precipitado, o segundo melódico e de tempo mais moderado. Os últimos compassos da exposição são tocados pianíssimo por um clarinete solista, de maneira que o contraste com a entrada fortíssimo do desenvolvimento resulta muito impactante. Sem contar com que a massa orquestral, feita de temas entrecortados, é repartida em planos muito diferenciados, dando a impressão de uma súbita ampliação de todo o espaço sonoro. Por isso, o tema fúnebre ortodoxo, que as trompas e a tuba tocam depois, parece passar ao longe. Mais tarde, uma vez re-exposto o tema melódico, o movimento acaba num clima de descontraimento graças à regularidade dos ponteados que acompassam a coda.
Os movimentos, segundo e terceiro, apoiam-se num material sonoro já organizado musicalmente, já que um deles (allegro com grazia) é uma espécie de valsa que Tchaikovski, com grande sutileza rítmica, escreveu com cinco tempos e o outro (allegro molto vivace) é uma marcha. A valsa evoca a atmosfera de divertimento de um ballet enquanto que a marcha, ao contrário, evoca alguma coisa como que quase demoníca e constitui sobretudo o movimento mais moderno da sinfonia. Esta marcha está extraordinariamente orquestrada e desloca alguns dos seus estratos a tal velocidade que são percebidos com texturas. Além disso, também produz polifonias cujos desfases rítmicos resultam surpreendentes ainda nos nossos dias.
A obra acaba com um movimento lento (adagio lamentoso) cheio de descobrimentos orquestrais que, sem dúvida, Gustav Mahler ia ter em conta.
- "Romeo e Julieta"
A esta obra que narra de forma enfática e belamente expressiva a famosa relação passional dos amantes veroneses Romeu e Julieta criados por Shakespeare, pertence a uma das melodias mais sugestivas e imaginativas de Tchaikovsky.
(Texto constante da contracapa do disco)
- Sinfonia n.6 en si menor, op.74 "Patética"
- Adágio non troppo
- Allegro com grazia
- Allegro molto vivace
- Finale: adágio lamentoso
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