terça-feira, 16 de novembro de 2010

CONHECENDO AS ABREVIAÇÕES USADAS NA LÍNGUA RUSSA


Não existe nada pior do que deparar com determinada abreviação e desconhecer seu significado. Há alguns anos atrás, quando ainda não existiam em profusão os recursos hoje disponibilizados na internet, eu penava, principalmente na hora de colocar em prática as receitas da culinária russa, com coisas tipo шт, ст, ст.л e tantas outras. Mas o desespero não pára por aí: ele continua, nas visitas aos sites, em livros e por toda a parte. Assim sendo, achei que poderia ser útil aos amigos deste blog disponibilizando alguns dicionários de abreviação que encontrei nesta minha longa caminhada pelos caminhos da língua russa!

  1. SOKR.RU

INFORMAÇÕES ÚTEIS

Maiores informações , com o responsável pelo site sokr.ru, fonte deste nosso post:

glavred@sokr.ru.

  • Coloque a abreviação procurada no campo específico e clique o botão «Найти» , ao lado espaço em branco;
  • Caso não encontre a abreviatura procurada, use " расширенный поиск", ou seja, a busca expandida;
  • Você pode procurar o significado de uma dada areviação, como, por exemplo:СТР, que corresponde, entre outras coisas, à abreviação da palavra "stranitsa"(страница) (página); ou você poderá introduzir no campo em branco uma palavra para saber qual sua abreviação.
2 . No dicionário a seguir, você encontrará as abreviações mais usadas por internautas:

3 -No site que se segue, você necontrará uma lista das abreviações mais usuais, além de ter acesso a vários outros interessantes dicionários. Por enquanto, você pode acessá-lo sem registro, na condição de visitante, uma vez que o registro está suspenso.

Nenhum comentário:

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms