quarta-feira, 22 de setembro de 2010

LIVRO DO DIA: A VIDA E AS EXTRADORDINÁRIAS AVENTURAS DO SOLDADO IVAN TCHONKIN(+ filme)

Voinovitch é um mestre da sátira e um dos mais populares escritores da safra soviética. Dos dissidentes, é o único ainda vivo, com 78 anos.
Neste romance satírico, o autor ridiculariza e denuncia, através do personagem Ivan Tchônkin, um guarda simplório e desajeitado do Exército Vermelho, todas as então "inquestionáveis" instituições soviéticas, questionando a reforma agrária e educacional do país, sendo duro em relação ao partido comunista, ao exército (instituição na qual ele serviu de 1951 a 1955) e ... pasmem, até em relação a Stalin.Tudo escrito com irreverência e comicidade.
A temática "do absurdo", no melhor estilo de Gógol ou de Andrei Biely, foi ambientada na segunda guerra mundial.O romance seria editado em 1970, mas - como era de se esperar, foi barrado pela dura censura da URSS. Mas, ao que se sabe, ele circulou secretamente pelo seu imenso país. Ficou famoso no ocidente e foi expulso da União dos Escritores de seu país, perdendo, também, a cidadania soviética, que foi restaurada por Mikhail Gorbachev.
Este livro foi transformado em filme e será matéria de futuro post.

Nenhum comentário:

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms