segunda-feira, 13 de setembro de 2010

LIVRO DO DIA: NÃO MORRA ANTES DE MORRER: YEVGENY YEVTUSHENKO

Editora Record
492 páginas
Ano edição: 1995



Um romance histórico, onde o centro de tudo é a Rússia moderna, do pós perestroika, detalhando do golpe de agosto de 1991. A realidade dos fatos é exposta em meio à histórias de amor e suspense político; mistura de biografia e romance; do épico e do romântico. A parte biográfica retrata as lembranças pessoais do próprio autor, em relação a este fato histórico, tão marcante, como o foi a revolução bolchevique. O leitor tomará conhecimento, durante a leitura do livro, de coisas às quais o autor sempre se opôs, como a repressão soviética a KGB, a guerra afegã,as delações e a máfia. Tudo descrito sem rodeios ou máscaras, por um autor que sempre foi um ativista político.
São de Mikhail Gorbachov as palavras a seguir, impressas na contra-capa do livro:





"Recomendo o novo romance de Yevgeny Yevtushenko com imenso prazer. Durante muitos anos ele esteve na linha de frente dos intelectuais que enfrentaram os problemas de nosso país e do mundo inteiro. Neste romance, ele fala com franqueza, tanto como um homem quanto como um artista em busca de respostas para as principais questões da existência. é uma atribuição dos leitores e críticos julgar as qualidades e os defeitos deste trabalho. Mas uma coisa está muito clara para mim: ajudará as pessoas a entenderem profundamente não só o autor, mas também a vulnerabilidade da Rússia atual e, talvez, mais do que isso..."

Yevtushenko nasceu na Sibéria, em Irkutski (mesma cidade onde nasceu
">Nureyev), no ano de 1910 e faleceu em Moscou, em 1970. Foi ator, ´poeta, roteirista e publicitário, além de ativista político que, em 1994, se recusou, publicamente, a aceitar a maior condecoração russa - a Ordem da Amizade entre os Povos, em virtude do derramamento de sangue na Tchetchênia.


Agora, um video que dá vida a Yevtuchenko: ouça sua voz, veja como ele era:





Um comentário:

Tio Sam disse...

Olá minha querida amiga.
Saudade. Gostei do blog e um link para o mesmo encontra-se no meu.

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms