segunda-feira, 13 de setembro de 2010

CHÁ QUENTINHO DIRETO DO SAMOVAR...

 Quem está acostumado a ler as grandes obras de autores russos ,com toda a certeza, já ouviu falar em samovar, sem, muitas vezes, saber bem do que se trata. Recentemente, recebi um e-mail me pedindo "a receita desta bebida". Foi, então, que decidi dedicar um post ao samovar, já que pode acontecer de existirem outras pessoas que desconheçam o que seja isto.

Pois bem, o samovar é um utensílio utilizado tanto para ferver a água no preparo do chá, bem como para servir o chá, tão apreciado pelos russos. Ele foi introduzido na Rússia por Pedro o Grande, tendo um pólo industrial , inicialmente, nos Urais, região rica em minérios, sobretudo cobre e minério de ferro. Mais tarde, a região de Tula (terra de Tolstoi) passou a ser, também, produtora deste utensílio, sendo que em 1850 Tula possuía 128 fábricas, que produziam mais ou menos 120 mil unidades anuais. Aliás, nesta cidade existe o Museu do Samovar.

Após 1900, quase que o samovar cai em desuso, até que em 1918 as fábricas que o produziam foram nacionalizadas.

Atualmente, ele é pouco utilizado pelas famílias russas, ficando mais como um objeto de "folclore", despertando o saudosismo de muitos. Entretanto, ele é amplamente usado em hotéis, restaurantes, eventos, etc, substituindo as garrafas térmicas, para chás, cafés, chocolate e leite.Existem samovares a carvão, gás, elétrico, etc.

Vou colocar, a seguir, imagens de utensílios, ricamente trabalhados, alguns em cobre e de samovares utilizados comercialmente, feitos às vezes em latão, bem mais simples.

Tive a chance de conhecer, pessoalmente, samovares lindos na Rússia, tanto em lojas, bem como de beber do chá com água fervida num destes utensílios mais trabalhados. Tudo faz parte do encanto de visitar este país maravilhoso! Ah, e um detalhe: quem for pra lá procure tomar o chá verde, verdadeira delícia! Numa água bem quentinha, direta de um samovar...



























 

Nenhum comentário:

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms