quinta-feira, 9 de setembro de 2010

LIVRO DO DIA: CONTOS DE KOLIMÁ (VARLAM CHALAMOV)

É raro o leitor encontrar um livro com testemunho ou biografia do período de maior repressão do stalinismo. A gente encontra, sim, muitos livros escritos por jornalistas estrangeiros, que não viveram no regime e que não passaram, sequer, perto do gulag...Mas encontrar livros escritos por cidadãos soviéticos, que conheceram a dureza da repressão na pele, isto é, realmente, muito difícil. "Contos de Kolimá", escrito por Varlan Chalamov, vem suprir esta lacuna.Composto por dez contos curtos, foi escrito de 1954 a 1973, só podendo ser publicado nos anos da perestroika.Estes contos descrevem a rotina dos campos de concentração de Kolimá, na Sibéria Oriental, o "coração" do Gulag, onde esteve confinado por mais de 20 anos Varlan Chalamov.
A pena de Varlam descreve angústias, sofrimentos, frio, fome, humilhação, dores, trabalhos forçados, medo do engôdo, enfim, é uma memória viva de um período que não deve ser repetido, de um local onde o indivíduo
"nada retira de útil, de necessário, nem os prisioneiros, nem seus chefes, nem os guardas, nem as testemunhas ocasionais (engenheiros, geólogos, médicos, nem os chefes, nem os subordinados".
Lendo estes contos, destituídos de sentimentalismo barato ou de propaganda anti-comunista, feitos na forma de um relato lúcido de quem viveu tais sofrimentos, a gente sente um soco no estômago em determinadas passagens.
"Cada minuto da vida no campo é um minuto envenenado. Aí há muita coisa que o homem não deve saber, mas se o viu, será melhor morrer".
Mas Varlam não morreu: ele viveu para dar seu testemunho, testemunho este que deveria servir de exemplo para que esta experiência nunca mais se repetisse. Assim que seu livro foi publicado, Varlam morreu!

Maiores detalhes sobre o autor e a obra o leitor poderá encontrar no site do tradutor do livro para a língua portuguesa: o José Milhazes, que mantém um site super legal: www.darussia.blogspot.com

Contos que compõem o livro:
-Leite condensado
- A conspiração dos juristas
- O encantador de serpentes
-Berdi Onje
- Epitáfio
- O primeiro tchekista
- Marcel Proust
-O último combate do major Pugatchov
- O cembro
- A sentença

Fotos do autor:

Fotos de Kolimá:

Um comentário:

Nicolau da Romênia disse...

Esse livro sobre o Gulag comunista também não está divulgado pela covarde e traidora "democracia" criminosa ocidental aliada ao comunismo!

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms