quarta-feira, 8 de setembro de 2010

CURIOSIDADES DA LÍNGUA RUSSA - PROF.ANTÔNIA D'ARC LÉVY DE QUEIROZ

A professora Antônia D'Arc é uma amiga muito querida, engenheira de Minas que atuou na área, até se aposentar como cientista do Cetec; acima de tudo, Antônia D'Arc é uma mestra e uma conhecedora exemplar da língua e da cultura russa. Estudou Letras em Moscou, ainda na época da URSS, fez doutorado na Sorbonne, se especializando na literatura de Dostoievski, sendo tradutora juramentada de russo, além de prof. de francês e exímia pianista. Uma mulher de vários talentos e é dela o texto aqui postado, que tem tudo a ver com o objetivo e o espírito deste blog, que é a divulgação da Rússia, de sua cultura e seu povo. Ao texto da prof. Antônia, acrescentei algumas fotos, mais para fins ilustrativos.
"A língua russa é a língua materna de quase 200 milhões de russos que habitam a República Russa, sendo compreendida e falada em graus diversos em quase todas as quinze repúblicas asiáticas e européias que constituíram a extinta União Soviética.
Pouco difundida em nosso país, seu domínio, entretanto, nos abre as portas para uma intimidade maior, mais profunda, com um dos acervos mais ricos do patrimônio cultural da humanidade, que são as letras, as artes cênicas, as conquistas científicas e tecnológicas da Rússia, que há décadas revolucionaram o mundo, quando do alto do cosmos o astronauta Yuri Gagarin, poeticamente, nos comunicava que a terra era azul.

A cultura russa demorou muito para ser conhecida na Europa; só depois que os soldados de Alexandre, batendo Napoleão, levaram o inimigo derrotado até dentro de Paris, obrigando o Senado a destroná-lo e bani-lo.
fonte foto: wikipedia.ru
Foi aí que se iniciou na França e, em seguida, em toda a Europa, um maior interesse pela cultura russa, acentuado por uma febre de traduções de seus escritores, um modismo de Rússia, com a adoção pelas famílias, de ícones nos cantos das paredes, de nomes próprios russos e, até mesmo, de vocábulos tais como bistrô (em russo = rápido). Na Suécia, Alemanha, França, traduziam-se os livros dos grandes escritores russos, como Dostoievskii, Turguenev, Tolstoi, Gogol...


As origens da cultura russa coincidem com a conversão ao cristianismo dos povos eslavos do oriente, no século X, sendo seu curso influenciado fortemente pela cultura bizantina de muitos séculos.


O fundamento da nação russa é formado pela mescla de eslavos, povos que nos primeiros séculos da nossa era abandonaram seus lares primitivos (região norte dos Cárpatos, entre os rios Vístula e Dniepr) e vieram se fixar nas zonas arborizadas da planície russa, misturando-se aos fineses, tribos pacíficas, originárias do nordeste europeu, com os quais passaram a constituir uma só massa etnográfica e social, fundindo, inclusive, suas próprias crenças mitológicas. Estas tribos, sob influência de Bizâncio, começaram a se converter ao cristianismo, processo apressado pela organização das tribos eslavas sob a influência dos escandinavos, os Russ, povos normandos. os russos guerrearam e expulsaram os normandos de seu território e se sentiram incapazes de se governarem por si (isto de acordo com uma antiga lenda). Eles convidaram, então, os russ para governa-los. E o príncipe Riurik se tornou, então, o fundador da dinastia russa. Ao longo dos grandes rios foram surgindo cidades e o nome escandinavo Russ foi se estendendo aos poucos a todos os eslavos do leste, que em virtude da vastidão do território, vieram mais tarde a se dividir em três grupos: os russos brancos, vizinhos da Polônia (região joje intitulada Bielorússia), a pequena Rússia ou ucrânia, nas férteis planícies de Kiev, e a grande Rússia, em direção às florestas do extremo norte.


Por volta de 980, Vladimir - o príncipe de Kiev (*)- compreendendo que aquela situação de barbarismo em que viviam era uma barreira entre seu país e o resto da Europa, resolveu se converter a um culto religioso, bucando, assim, atender a interesses políticos, culturais e econômicos. Todos os cultos religiosos de outros países queriam atrair Vladimir para sua fé; ele, no entanto, optou pelo rito oriental do culto grego. E assim foi que, também forçado pelo seu casamento com a princesa Ana, irmã do imperador Constantino, ele se converteu ao cristianismo ortodoxo, religião predominante na Rússia até os dias atuais. foi assimilando-lhes os padrões que deu aos russos o instrumento que iria lhes servir para expressar sua nova vida: a língua escrita.
Vladimir
A história da escrita nasceu quando os eslavos da Morávia, hoje região tcheca, querendo se converter ao cristianismo, pediram, através de seu príncipe Rostilav, apóstolos de Bizâncio, que lhes enviou dois irmãos: Cirilo e Metódio. Lingüistas notáveis, criaram um alfabeto a fim de poderem traduzir textos sagrados, que embora complicado, representava com precisão os sons eslavos. Mais tarde, após a morte de Cirilo e Metódio, procederam, na Bulgária, outro Estado eslavo, a algumas modificações no alfabeto e o batizaram de "cirílico", que passou à Rússia, onde sofreu diversas modificações no transcorrer do tempo. Hei-lo:
alfabeto russo - РУССКИЙ АЛФАБИТ
А Б Г Д Ж З Е И Й К Л М Н О П Р С Т У Ф Х Ы Ц Я Ш Щ Ю
Algumas palavras russas que você vai precisar se um dia visitar a Rússia:

Cirilo e Metódio

  • Спасибо = obrigado/a - pronúncia: spaciba (o povo russo é muito educado)
  • Пожалуйста = de nada; por favor (pronúncia: pajaluista)
  • Боже мой = ьmeu Deus (o russo é super religioso, nem 80 anos de comunismo acabaram com a fé que eles têm em Deus) pronúncia: Boje mói
  • Как вас зовут = como você se chama (pronúncia: kak vas zavut


_______________________________________________________________________
(*) para saber mais deste período histórico ver post deste blog: http://russiashow.blogspot.com/search/label/DIRIGENTES%20RUSSOS

3 comentários:

Nicolas disse...

Correção: Napoleão não perdeu para Alexandre, ganhou as batalhas que enfrentou, mas acabou fazendo um acordo político e se retirando da Rússia. Já que continuar sua campanha na Rússia seria mais desastroso do que se retirar.

Duas nações que sou fã nas guerras, França até a primeira guerra mundial e Rússia em quase todas as batalhas.

Anônimo disse...

Essa grande mulher, amiga, artista, professora e exemplo de vida faleceu, domingo passado, 07 de junho de 2015. A mim, essa dor toca mais fundo, porque sempre a tive em alta conta, menino que eu era quando ela pousou sobre mim a extensão de um olhar de mãe. Deve estar agora a falar muitas línguas com os muitos anjos que por certo muito bem a acolheram, anjo que também ela era.

Milu disse...

Oi, Anonimo, estou aqui chorando pela notícia da morte da minha querida dona Antonia. Por favor, me escreva direto para o email russiashow@yandex.ru, pois gostaria de saber mais sobre esta notícia. Há um bom tempo que não a via, mas a distância não impediu que minha amizade por ela continuasse firme como nunca.

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms