destinada a estudiosos, pesquisadores e ao público interessado em assuntos russos. Trata-se de páginas de apresentação, análise e discussão de temáticas referentes às áreas de literatura, artes, filosofia e ciências humanas em geral, cujos autores são especialistas, alguns já consagrados, que vêm-se dedicando incansavelmente à divulgação e à pesquisa desses assuntos entre nós".
O primeiro volume traz uma reflexão sobre a obra de Puchkin e no volume dois sobre a obra de Dostoievski. O material é farto e abre a nossa visão para novas perspectivas da cultura russa. Pena que seja bienal: cria uma expectativa na gente, durante dois anos, a espera do próximo número.
A qualidade da publicação está garantida pelo nome de seus colaboradores, entre os quais se destaam: Arlete Cavaliere,
responsável, entre outras, pela tradução brilhante do "Teatro Completo de Gogol", editado pela Ed.34;
Aurora Bernardini - tradutora de inúmeros livros de autores russos, entre eles livros de Tsvetaeva, Isaac Babel, etc;
Bruno Gomide, Elena Vássina, Noé Silva, Haroldo de Campos, Yuri NikolaievitchGuírin, e muitos outros, todos professores, tradutores e pesquisadores deste assunto, alguns na Usp, outros em universidades e organismos internacionais, tipo a Universidade de Genebra (Georges Nivat), a Academia de Ciências da Rússia (Yuri Guírin), ficando só nestes para não me estender demais.
Do conselho editorial participa o professor Boris Schneiderman, a meu ver a maior autoridade no assunto.
Publicação indispensável para quem quiser entender melhor o universo dos maiores escritores do mundo.
Dica dada, missão cumprida!
Nenhum comentário:
Postar um comentário