domingo, 18 de julho de 2010

LITERATURA RUSSA CONTEMPORÂNEA: A VIDA DOS INSETOS (VICTOR PELEVIN)





Nem só de clássicos vive a literatura russa. Sua literatura contemporânea merece nossa atenção, com vários escritores pouco divulgados entre a gente. Posso citar Leonid Tsipkin, excelente, autor de Verão em Baden-Baden; Nikolai Leskov, autor de Lady Macbeth do Distrito Mtzensk; Aleksandr Kuprin, com o livro "O Bracelete de Granadas e Outros Contos" disponível em nossas livrarias; Andrei Platónov; Valentin Rasputin; Liudmila Ulitskaya, com alguns livros livros traduzidos para o português e Nina Gorlanova, entre outros; meu destaque vai para Victor Pelevin, o mais bem sucedido entre a atual safra de escritores da Rússia.

As opiniões sobre ele entre os russos são controversas. Seu principal público são os adolescentes; atribui-se a isto o fato de ele ter sido expulso da escola secundária por rebeldia. Eu, particularmente, acredito que tal controvérsia possa ocorrer devido ao fato de Pelevin desenvolver uma literatura mística (ele é budista), uma literatura do absurdo. Mas este estilo às vezes me reporta a Kafka e Gogol.

Faço aqui, no entanto, um parêntese: quando cito Gógol e Kafka, o faço apenas em relação à prosa do absurdo. A prosa de Pelevin, todavia, é bem diversa da prosa dos autores clássicos, sobretudo dos russos: bem mais simplista, com uso eventual de palavrões. Não existe mesmo termos de comparação. Sinceramente, prefiro um Tolstoi ou Dostoievski a ele. Creio, porém, importante conhecer esta safra de novos escritores para não ficar parado no tempo. A Rússia continuou a criar, depois que seus titãs se foram...

Voltando a Pelevin, sua prosa se situa entre o explícito e o implícito, deixando - maior parte das vezes, para o leitor dar seu significado ao texto. Tanto assim é que da introdução de uma de suas
novelas consta a seguinte nota

"Qualquer pensamento que surja no processo de leitura este livro está sujeito ao copyright. Proíbe-se o pensamento não autorizado".
Pelevin é um autor que curte fazer mistério a respeito de si mesmo, mais ou menos 'a la Castaneda : quase não dá entrevistas e, quando o faz, pouco fala sobre o que escreve. Existem raríssimas fotos dele na rede e quase todas as existentes o apresentam com um inseparável óculos escuro e calça de couro preta. Não sei se este é seu estilo real ou coisa de marketing.

Diferente também é no que tange a direitos autorais: liberou tudo o que escreveu antes do ano 2000 para uso não comercial na internet, tanto em formato e-book como em aúdio livros(versão russa).

Outra característica deste escritor é não falar muito sobre o período soviético, preferindo escrever sobre os problemas de seu tempo, surrealisticamente, beirando a esquisitez...

Em "A vida dos insetos",sátira política, obra formada por 15 capítulos imperceptivelmente interligados, o autor satiriza a vida da Rússia nos anos 90, após a perestroika.Seus personagens, os insetos e humanos, vivem nos arredores de um decadente hotel de veraneio às margens do mar negro, freqüentam cinemas, restaurantes, trabalham, há os que filosofam, falam outros idiomas, têm crises existenciais e alguns, como os índios de Castaneda, usam haxixe; enfim, são insetos que agem como humanos.

Existem, também, os personagens humanos, que se comportam como insetos. E, desta forma, os personagens vão se metamorfoseando entre humanos e insetos, numa leitura instigante.

"A vida dos insetos é um divertido convite à análise de uma sociedade através de como pensam, sentem e agem os insetos-humanos russos Mitia, NIkolai e Marina, bem como o norte-americano Sam Sacker".

Para ser bem sincera, este não foi o livro de Pelevin que gostei mais: prefiro "Geração P", realmente muito bom. Alguns contos de A vida dos insetos me pareceram plenos de influência americana, o que foge totalmente de tudo o que eu gosto e admiro. Deixei de reconhecer a Rússia nesta obra. Mas não" desindico". Gostaria, inclusive, de conhecer opiniões de outros leitores, o que poderia me ajudar na avaliação deste livro.

Nenhum comentário:

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms