quarta-feira, 7 de julho de 2010

RESENHA DO DIA: OS SETE ENFORCADOS / LEONID ANDREIEV(e-book em russo)


Este é o principal livro do russo Leonid NikolaievitchAndreiev, conterrâneo e contemporâneo de Turguêniev: ambos são de Oriel (veja o link deste blog: http://russiashow.blogspot.com/search?q=oriel) - a diferença é que Andreiev era bem mais novo(nasceu em 1871 e Turguêniev em 1818).

Escritor tido como pessimista, em virtude de abordar com muita ênfase os aspectos mais obscuros da alma humana.Seus personagens despertam a compaixão do leitor: são sempre derrotados pela vida. O autor deixava seus traumas e suas experiências frustrantes escreverem por ele:sua vida foi uma vida de misérias e privações, levando-o, inclusive, à uma tentativa não concretiza de suicídio (o salvaram a tempo), experiência que o levou a profundas reflexões a respeito da vida e da fragilidade do Homem diante de seu destino.

Mas ele não escreveu apenas dramas: paradoxalmente, escreveu, também, comédias, mas todas com fortes pinceladas de revolta e cinismo,sempre tentando chamar a atenção do leitor para o lado mais trágico e cruel da vida, denunciando o egoísmo, a impiedade, a covardia e a brutalidade humanas.

Suas primeiras novelas foram editadas quando Liev Tolstoi já estava em pleno apogeu, que as saudou entusiasticamente, a quem dedicou o conto deste post, "Os Sete Enforcados".

Dado o seu caráter super pessimista, Andreiev ficou imortalizado na Rússia, não só pela excelência de sua obra, mas, também, na sátira maravilhosa da dupla Ilf & Petrov: no seu romance "O Bezerro de Ouro", ao falar de um ex-hotel que o regime soviético transformara em cooperativa do ramo madereiro, eles escrevem:
"num desses apartamentos , o de número cinco, deteve-se em 1911 o célebre escritor Leonid Andreiev. Todos os funcionários do 'Hércules' sabiam disso e, por alguma razão desconhecida, na repartição era má a fama destes aposentos. Todos dirigentes que neles estabeleciam seu gabinete eram necessariamente vítimas de alguma desgraça."
E mais adiante, ainda, continuam:
"E sobre a cabeça do autor da terrível obra "Os Sete Enforcados" caíam as mais pesadas acusações, como se justamente ele tivesse culpa de que o camarada Lápchin admitisse na repartição seis irmãos atletas; de que o camarada Spravtchenko permitisse que as coisas corressem por si mesmas, provocando o fracasso deste; e de que o companheiro Indochinês perdesse 7384 rublos e 3 copeques do fisco...".

Claro que Ilf e Petrov estavam brincando! Termino este jpost com um parágrafo extraído do site Estante de Livros, com o qual concordo plentamente:

"A obra de Andréev, uma das mais originais de toda a produção russa, explora magistralmente os recantos mais sombrios da natureza humana, chegando aos nossos dias com a grandeza e actualidade que caracterizam a melhor literatura. "

Um comentário:

Anônimo disse...

Realmente, muito bom! Obrigada pela resenha

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms