fonte da foto: http://hidden-facts.info/page/12/
Apesar de ter nascido naUcrânia, Nikolai Vassiliévitch Gogol escreveu em russo, viveu na Rússia e é considerado um dos maiores nomes da litratura russa. Começando pelo início de sua vida, ele nasceu na cidade de Poltava, situada no nordeste do país.
Casa em que nasceu Gogol
ppágina do livro de Registro de nascimentos
Registro do nascimentode Gogol
Acima, a Igreja da Transfiguração do Salvador,onde Gogol foi batizado
A seguir, algumas fotos de Poltava:
Os prmeiros registros do local datam do século XII, vindo a ser elevado a cidade em 1802, se transformado , posteriormente, em importante centro cultural.
Aos dez anos de idade, Gogol deixa Potava rumo à Niejin, tmabém na Ucrânia, a fim de cursar o ginasial na escola cuja foto está postada a seguir:
Mais fotos de Poltava:
Busto de Gogol em Niejin
Niejin
Seus estudos em Niejin foram financiados por um parente rico - Prokofievitch Trotchtchinsk:Como estudante, Gogol foi muito preguiçoso; no entanto, tinha habilidades suficientes para acompanhar as aulas. Foi aí que começou a se interessar por literatura, lendo Puchkin, que estava começando a fazer sucesso e veio a se tornar seu amigo e conselheiro.
Ainda nesta cidade, ele frequentou a Universidade, constrruída em 1805:
Mudou-se, então, para Petersburgo, a Petersburgo que em seus sonhos era mágica, onde as pessoas gozam de todos os confortos espirituais e materiais, onde se realizavam grandes feitos, onde travavam uma grande luta contra o mal e, de repente, junto disto tudo - a sujeira, o quarto desconfortável,,a preocupação em arrumar um jeito de comer mais barato, a inquietação diante do fato de ver a carteira se esvaziar tão rápido, tudo isto fazendo Niejin parecer um paraíso!
Se muda para Roma, onde viveu feliz.Viveu na Itália por cerca de 10 anos. Declarou:
Fianalmente,em 1832, Gogol parte para Moscou, indo morar no Bulevar NIkitski, na casa postada abaixo:"Nunca me senti imerso em tão grande calma e felicidade! Que céu! Que dias! O verão não é verão, a primavera não é primavera., mas melhor do que o verão e a primavera que existem em outros cantos do mundo. (...)Na alma tenho o céu e o paraíso! Nunca estive tão alegre, tão satisfeito na vida".
Nesta casa o autor viveu até os seus últimos dias.Ocupava dois cômodos do primeiro andar: um servia de sala de espera e o outro, que tinha a janela aberta para o bulevar, usava como seu gabinete.Atualmente nesta casa funciona o Museu - Biblioteca Gogol. Seu endereço é Bulevar Nikitsky, casa número 7, sentido metrô estação Arbatskaya.
Fim da viagem de Gogol: seu ponto final foi o Cemitério de Novodevitch, em Moscou.Sua "causa mortis", por controversa que é, será assunto para um outro post.
fonte da foto:http://m-necropo.narod.ru
Vídeo dos aposentos da casa que hoje é o Memorial Gogol:
Nenhum comentário:
Postar um comentário