segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Sagrada gula:receita de pelmeni, delicioso prato russo

Este é um tradicional petisco siberiano. Na linguagem dos habitantes komis dos Montes Urais, a palavra "pel'meni" significa "orelha de pão", em virtude de seu formato semelhante ao de uma orelha. São preparados à base de carne e massa. Se tornou um prato não apenas siberiano, mas tradicional russo. E vixe, como é gostoso!

São feitos em grande quantidade e colocados para congelar. Claro que na Sibéria e em muitas regiões mais geladas da Rússia, o frio permite o congelamento natural. Os siberianos levam os pel'menis consigo para pescarias, caças ou simplesmente nas longas estradas locais, uma vez que depois de congelados, basta colocar na água fervente e eles já estão prontos para serem saboreados.


Modo de fazer:
A primeira coisa a ser preparada é a massa. Deitam-se 300/400 grs de farinha em forma de montinho sobre a mesa. Faz-se no montinho uma cova, colocando denro dela uma colher de sobremesa de sal, de um a dois ovos, 1/2 copo de água morna e faz-se a massa. Tapa-se e deixa-se descansar por um período de 30 a 40 minutos. Durante este tempo prepara-se o recheio. Passa-se pela máquina 200 grs de carne de boi e 200 grs de carne de porco, juntamente com duas cebolas. Faz-se isto por 2 vezes. Tempera-se a gosto com sal e pimenta do reino moída, adicionando-se água fervida arrefecida. O recheio não deve ficar espesso. Depois de pronto, volta-se à massa, estendendo-se esta em tira fina. Corta-se desta tira rodelas com diâmetro de 6 a 8 centímetros e coloca-se ao centro das rodelas o recheio em forma de pequenas bolas. Junte as extremidades da massa, prendendo-as com os dedos. Uma vez prontos, leve ao freezer para o congelamento. Depois de petrificados, coloque-os na água fervente temperada com sal e deixe cozer por 10 minutos.
Quando subirem à superfície, é sinal que já estão prontos.
Acompanha com smetana (o creme de leite azedo, tradicional na Rússia)(1),natas, manteiga derretida, pimenta e molhos variados. Muito gostoso, também, com caviar.

Deixo um vídeo do Youtube, que poderá servir de orientação para você, quanto à elaboração do prato. Está em russo, mas o que nele é falado, basicamente, é a receita, portanto, não ese preocupe em entende-lo, mas sim em observar cada passo.


Bom apetite!

Notas da Milu:

A smetana, você não encontrará no Brasil, mas poderá substitui-la por "sour cream" ou, então, prepará-la em casa. Deixo dois sites com receitas:

http://coisinhasdabarbara.blogspot.com.br/2009/07/smetana-creme-de-leite-levemente-azedo.html
http://gazetarussa.com.br/arte/2014/10/12/creme_azedo_um_classico_da_mesa_russa_27735
Fonte:
https://www.youtube.com/watch?v=5fJQNcfgAu8 
Receita extraída do meu caderno de receitas.
Texto: Milu Duarte

Nenhum comentário:

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms