Teve como roteiristas o bielorusso Aless' Adamóvitch (foto abaixo, falecido em 1994) e o próprio Klimov.
O filme foi rodado em conjunto pelos estúdios cinematográficos «Bielorusfilm» e «Mosfilm», este último da Rússia, ambos na época - soviéticos. Foi lançado em 1985, nos 40 anos da "Grande Guerra Patriótica", ou seja, a Segunda Grande Guerra.
A base do roteiro foi determinada pelo livro de Aless' Adamóvitch, intitulado "Novela de Khatyn". Cabe ressaltar que Khatyn era o nome de um vilarejo bielorusso, com cerca de 150 habitantes. A aldeia foi totalmente destruída pelos nazistas e seus habitantes queimados vivos.
(Se você souber a língua russa, o livro citado pode ser baixado, formato doc, a seguir):
http://militera.lib.ru/prose/0/txt/russian/adamovich_am02.rar
fonte: http://militera.lib.ru
O diretor reconstruiu a assustadora atmosfera da ocupação nazista, o " Generalplan Ost", ou seja, o plano do governo alemão para a Europa Oriental, que resultou em uma devastação de parte da Bielo-rússia, no abuso contra a população e no movimento de resistência local, que surgiu e que aumentou a fúria nazista. O massacre da aldeia de Khatyn, acontecimento real e tema do livro de Adamóvitch, está muito bem representado no filme.
Os autores tiveram a coragem de abordar temas muito raros no cinema soviético: a crueza da ocupação alemã e o anti-semitismo.
Fotos do filme você encontra no site www.kinopoisk.ru.
PAPEL PRINCIPAL:
Aleksei Kravtchenkko
filmografia do autor:
DOWNLOAD DO FILME
http://filmeedownload.blogspot.com/2009/01/v-e-veja-1985.htmlVocê sabe russo? Então baixe no original no site russo (precisa de registro, mas é grátis) DIRVIEDO:
Um comentário:
Um filme excelente. Emocionante e chocante. Vale muito a pena ve-lo
Postar um comentário