segunda-feira, 5 de abril de 2010

DANÇA COSSACA: UMA MARAVILHA QUE VALE A PENA ASSISTIR

93352395.jpg

Cia. Russkie Kazaki
As danças cossacas , cheias de passos diferentes e saltos malabarísticos, são uma das maiores atrações ao turista que chega à Rússia. E, para mim, tudo relacionado a este povo guerreiro, cheio das tradições, me atrai. Antes de mostras as danças, acho bom tecer algumas considerações a respeito deste povo corajoso, livre, que se estabeleceu principalmente na Ucrânia e sul da Rússia. Ele é um grupo sub-étnico constituído, predominantemente, por eslavos orientais, que vivem nas estepes da Europa oriental, principalmente no sul da Rússia e no Cazaquistão e, anteriormente, na Ucrânia.Não se conhece com precisão a sua origem e são muitas as versões a seu respeito. Até o final do sec. XIV, formavam dois grandes grupos residentes na região dos rios Don e Dneper. A eles se uniu considerável quantidade de eslavos orientais vindos do norte de Moscou e da Lituânia, resultando, assim, no século XIV, ambos os grupos haviam crescido em grandes tropas livres.
Em aliança com o Império Russo, os cossacos do Don iniciaram a colonização sistemática da fronteira russa. Eles habitavam no curso inferior dos rios Volga, Yaik e Terek, bem como em vastas regiões siberianas.

Stanitsa(aldeia cossaca) do Don

Cossacos do Yaik


Cossacos do Terek
Cossacos na Rússia de Medvedev

Durante o século XVIII, os cossacos prestaram grandes serviços ao império russo, com bastante fidelidade, mas a história registrou, tambem, muitas revoltas, quando a fidelidade ia contra a liberdade cossaca. As mais famosas revoltas foram das de Pugachev, Razin e Bulavina. Ao lado das revoltas - repressão por parte do Império, que às vezes dissolvia tropas inteiras de cossacos. Eles serviam na escolta real e participaram das duas grandes guerras, bem como na guerra civil, sendo que aí, alguns estavam do lado do exército branco (anti-bolchevista) e outros lutaram junto com o exército vermelho. Ainda hoje existem cossacos no exército russo, mas hoje em dia são mais conhecidos pelas suas tradições culturais, principalmente a dança.
Existem dois romances maravilhosos ("Os Cossacos", de Liev Tolstoi e "O Don Silencioso", de Mikháil Chólokhov, que retratam a odisséia deste povo.O primeiro trata da região do Terek, ao passo que o segundo, como o próprio nome indica, da região do Don. Vale a pena ler, pois além de um mergulho histórico, são duas obras primas da literatura, imperdíveis).

Agora, ao que mais intressa: a dança cossaca! Um show que só a Rússia pode oferecer!

Cia. Russkie Kazaki

Aproveito a oportunidade para agradecer ao pessoal da Cia.Russkie Kazaki por tão gentilmente me ter autorizado a utilizar o material de seu site.





Para assistir mais filmes, basta acessar a página oficial da Cia. de Dança Cossaca "Russki Kossaki", a seguir:
http://www.russian-cossacks.ru/rus/foto.html


http://www.russian-cossacks.ru/rus/video.html

Acessando a página de video, clique em "СКАЧАТЬ ВИДЕО", em vermelho, abaixo de cada video e assista a um festival de danças cossacas da melhor qualidade!

E mais videos aqui:




Se algum dia entrar neste blog alguém que tenha relacionamentos no meio de promoções de eventos, fica o e-mail do grupo para convites para show no Brasil:
http://www.russian-cossacks.ru/rus/video.html
http://www.russian-cossacks.ru/rus/main_.jpg

Nenhum comentário:

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms