sexta-feira, 26 de março de 2010

INSOLAÇÃO (DE IVAN BUNIN)


capa da edição em português
capa da edição russa


A Rússia não possui apenas os clássicos da literatura, tão conhecidos e admirados por estas bandas de cá. Possui, ao contrário, grandes nomes, quer seja de escritores clássicos, modernos ou contemporâneos. Ivan Bunin é um deles. Considerado um dos maiores autores do século XX, foi o primeiro russo a receber o prêmio Nobel de Literatura, em 1933 (o que não deixa de ser uma injustiça, já que existem inúmeros escritores russos - contemporâneos ou anteriores a Bunin, também merecedores deste prêmio). Apesar disto, ele é ainda quase desconhecido em nosso país, o que não ocorre em sua terra natal, onde ele é tão valorizado quanto qualquer um dos seus grandes nomes das letras.

"Insolação" é uma seleção de contos, que inclui sua história mais conhecida, "O Cavalheiro de San Francisco", considerada uma verdadeira obra-prima, além de 24 outros contos, na sua grande maioria em primeira tradução no Brasil.
O conto que dá título ao livro relata uma história bem simples: num barco, nas águas do Volga, há um tenente e uma jovem mulher, anônima e completamente a ele desconhecida, que voltam para casa - depois das férias na Criméia - no mesmo navio. Em determinado momento, os dois são tomados por um lampejo de paixão, como jamais haviam experimentado na vida, como se "tivessem perdido a cabeça ou sido acometidos por uma insolação", conforme os dizeres dela. Sentem-se como tendo perdido o juízo e, ao mesmo tempo, incapazes de resistir a este sentimento, que lembrariam pelo resto da vida. É uma história de amor, sim, mas não banal. Muitos já escreveram sobre este tema, mas talvez não exista uma definição exata para um sentimento que cada um vive à sua maneira. O amor pode ser calmo e terno, platônico, elevado, romântico, tempestuoso, ardente ou inesperado e fulgurante como um relâmpago, da maneira relatada por Bunin.

Sobre os demais contos prefiro não falar, esperando que o leitor adquira o livro. Garanto que são todos ótimos. Alguns títulos que o leitor encontrará no livro são " Dia de verão", "Cáucaso", "O romance do corcunda", "Balada", "A velha", entre outros.
Bunin nasceu Ivan Alekseyevitch Bunin no dia 10 de outubro de 1870, em Boronezhe, Rússia e morreu em Paris, em novembro de 1953. Um verdadeiro amante da Rússia e de suas seculares tradições, Bunin foi contra a Revolução Bolchevique, que ele via como algo destrutivo para a Pátria. A este respeito ele escreveu o livro "Dias Malditos". Por essa razão, deixou a Rússia, juntamente com a esposa, em fevereiro de 1921, se radicando na França, aí vivendo por 33 anos.
No exílio, seguia de perto o que estava acontecendo em sua amada Rússia. "Ser russo permanece com você até o fim", escreveu ele, que desesperadamente desejava ver seu país novamente, o que foi frustrado pela eclosão da Segunda Grande Guerra. Morreu em 1953, tendo sido enterrado em Saint Geneviève de Bois, um cemitério perto de Paris.
http://philatelia.ru/pict/cat5/stamp/17289s.jpg
http://m-necropol.narod.ru/bunin.jpg
http://www.peoples.ru/art/literature/story/bunin/bunin_48_s.jpg
http://bunin.org.ru/bunin.jpg

Em 1991 foi criado o Museu Ivan Bunin, na propriedade da família em Oryel.
Фасад музея Бунина
fachada
Парижский кабинет И.А.Бунина
escritório do escritor
Фрагмент литературной экспозиции
fragmentos de exposição literária
Lyudimila Bunina, mãe do escritor
Aleksei Bunin, pai de Ivan
http://www.museum.ru/imgB.asp?4696

Um comentário:

Adriana Balreira disse...

Ah... porque será que não gosto de contos!!! Esse escritor eu não conhecia. Vou procurar outro tipo de livro dele, pois conto eu não gosto! :(
Beijos
Adriana

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms