terça-feira, 6 de outubro de 2015

Um conto de Aleksandr Afanas'ev: Volga e Vazuza



Hoje deixo aqui mais um conto popular russo, compilado por Aleksandr Afanas'ev(1): "Volga(2) e Vazuza(3)",respectivamente dois rios russos.
"O Volga e o Vazuza há muito tempo disputavam qual dos dois era o mais inteligente, o mais forte e mais merecedor de consideração . Disputavam, disputavam e nenhum dos dois vencia a disputa, e eis como resolveram o caso:

 
 Rio Volga
"Vamos nos deitar juntos, e quem de nós se levantar primeiro e mais rápido chegar ao mar de Khvalinskoe  é o mais inteligente, o mais forte e o mais merecedor de consideração". 
Rio Vazuza

 Deitou-se o Volga, deitou-se também o Vazuza. Então, à noite o Vazuza se levantou às escondidas, deitou a correr do Volga, escolheu um caminho mais direto e mais perto e seguiu seu curso.
Ao despertar, o Volga partiu nem calmamente, nem muito rápido, mas de forma conveniente. Em Zubtsov (4) ele atingiu o Vazuza de maneira tão ameaçadora, que o Vazuza assustou-se, e se ofereceu ao seu irmão mais novo, o Volga,  pedindo que ele o tomasse em seus braços e o conduzisse ao mar de Khvalinskoe.

Apesar disto, é o Vazuza  o que, na primavera, mais cedo desperta e acorda o Volga de seu sono hibernal".
Encontro do Volga e Vazuza em Zubtsov

Tradução de Milu Duarte com base no seguinte texto:


 Notas da Milu
(1)  Aleksandr Nikolaevitch Afanas'ev  foi um  eminente folclorista , pesquisador de poesias e mitologia popular russa, que viveu de 1826 a 1871.Seu trabalho foi muito importante, uma vez que ele conseguiu reunir centenas de contos e lendas populares de seu país, fruto das crenças de camponeses russos, que tanto influenciaram compositores e escritores daquele país,  contribuindo para divulgar e preservar  a cultura russa. No Brasil, os contos por ele reunidos foram editados, em 4 volumes, pela Landy Editora, sob o título "Contos de Fadas Russos".

(2) Volga:  é, com os seus 3688 km, o mais longo rio da Europa. Nasce no norte da Rússia, corre pela planície russa e deságua por um delta, no mar Cáspio, junto da cidade de Astrakan. A bacia do Volga abriga grande variedade de povos e culturas. O Volga, também, tem um papel importantíssimo no imaginário russo,  inspirando sua literatura e música.


Árvores douradas ás margens do Volga em Zubtsov

 (3) Vazuza:é um rio afuente do Volga em sua orla direita e atravessa a região de Smolenski e de Tver.  As localidades mais importantes que passa em seu curso são Sytchetka e Zubtsov, onde se une ao Volga





Delta doVolga e Vazuza

(4) Zubtsov: é uma cidade situada na confluência do Volga e do Vazuza, a 153km a sul de Tver.





Fontes:http://hyaenidae.narod.ru/story5
Fotos extraídas do site www.yandex.ru/images
www.wikipédia.com

Nenhum comentário:

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms