Hoje deixo aqui mais um conto popular russo, compilado por Aleksandr Afanas'ev(1): "Volga(2) e Vazuza(3)",respectivamente dois rios russos.
"O Volga e o Vazuza há muito tempo disputavam qual dos dois era o mais inteligente, o mais forte e mais merecedor de consideração . Disputavam, disputavam e nenhum dos dois vencia a disputa, e eis como resolveram o caso:
Rio Volga
"Vamos nos deitar juntos, e quem de nós se levantar primeiro e mais rápido chegar ao mar de Khvalinskoe é o mais inteligente, o mais forte e o mais merecedor de consideração".
Rio Vazuza
Deitou-se o Volga, deitou-se também o Vazuza. Então, à noite o Vazuza se levantou às escondidas, deitou a correr do Volga, escolheu um caminho mais direto e mais perto e seguiu seu curso.
Ao despertar, o Volga partiu nem calmamente, nem muito rápido, mas de forma conveniente. Em Zubtsov (4) ele atingiu o Vazuza de maneira tão ameaçadora, que o Vazuza assustou-se, e se ofereceu ao seu irmão mais novo, o Volga, pedindo que ele o tomasse em seus braços e o conduzisse ao mar de Khvalinskoe.
Apesar disto, é o Vazuza o que, na primavera, mais cedo desperta e acorda o Volga de seu sono hibernal".
Encontro do Volga e Vazuza em Zubtsov
Tradução de Milu Duarte com base no seguinte texto:
Notas da Milu
(1) Aleksandr Nikolaevitch Afanas'ev foi um eminente folclorista , pesquisador de poesias e
mitologia popular russa, que viveu de 1826 a 1871.Seu trabalho foi muito importante,
uma vez que ele conseguiu reunir centenas de contos e lendas populares
de seu país, fruto das crenças de camponeses russos, que tanto
influenciaram compositores e escritores daquele país, contribuindo para
divulgar e preservar a cultura russa. No Brasil, os contos por ele reunidos foram editados, em 4 volumes, pela Landy Editora, sob o título "Contos de Fadas Russos".
(2) Volga: é, com os seus 3688 km, o mais longo rio da Europa. Nasce no norte da Rússia, corre pela planície russa e deságua por um delta, no mar Cáspio, junto da cidade de Astrakan. A bacia do Volga abriga grande variedade de povos e culturas. O Volga, também, tem um papel importantíssimo no imaginário russo, inspirando sua literatura e música.
Delta doVolga e Vazuza
(4) Zubtsov: é uma cidade situada na confluência do Volga e do Vazuza, a 153km a sul de Tver.
Fontes:http://hyaenidae.narod.ru/story5
Fotos extraídas do site www.yandex.ru/images
www.wikipédia.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário