quinta-feira, 25 de junho de 2015

Catedral de Santo Isaac, em São Petersburgo



Um dos mais lindos e marcantes pontos turísticos de São Petersburgo é a Catedral de Santo Isaac (Isaákievski Sobór). Você a localiza fácil pela sua enorme cúpula dourada: a quarta maior cúpula do mundo, só perdendo para a Basílica de São Pedro (Roma), Catedral de São Paulo (Londres) e Santa Maria del Fiore, na Itália.

 Seu nome oficial é Catedral de Santo Isaac da Dalmácia e  é a maior catedral ortodoxa da cidade. Se localiza na Praça Santo Isaac, tendo o estatuto de museu registrado em 1991. 

Santo Isaac era o santo padroeiro de Pedro I, o famoso Pedro, O Grande, fundador de São Petersburgo. As dimensões deste templo são de 101,5 metros de altura na área interna por mais de 4.000 metros quadrados. Dimensões grandiosas, como tudo na Rússia.

Sua construção se estendeu por cerca de 40 anos, indo de 1818 - durante o reinado de Alexandre I (1801-1825), o czar que ganhou a guerra contra Napoleão Bonaparte) - a 1858, no reinado de Alexandre II (1855/1881), avô do último czar, Nicolau II.

O interior da Catedral é assombroso: 14 tipos de mármore, revestimento em granito, colunas revestidas de malaquita e lápis-lazúli, ícones maravilhosos de mosaico, escultura de bronze dourado e um imenso vitral de Cristo  dão um aspecto grandioso  ao templo.Por fora, contam-se 112 colunas de granito. E, pasmem: sua cúpula não é feita de qualquer dourado, mas de 100 quilos de ouro. 

Tudo isto junto e misturado, faz parte da magia que encanta qualquer turista que visita São Petersburgo.






 Esta "chapka" na minha cabeça comprei para colocar no
 cantinho russo da minha casa
Fotos do meu arquivo particular


Clique para ver imagens ampliadas.















Fotos acima: acervo de Serge Sutulin

A seguir, um vídeo da catedral: não se preocupem com o fato do vídeo estar em russo. O importante é conhecer os detalhes deste monumento maravilhoso.

 
Fontes: Sankt Perterburg -P2 Art Publishers 2001
www.youtube.com



Nenhum comentário:

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms