sábado, 16 de março de 2013

Reclames Comerciais na TV Soviética


Alguns posts atrás, iniciei a série de reclames veiculados na TV da URSS, a qual dou continuidade neste post.
Os reclames soviéticos eram muito diferentes dos atuais, inclusive dos veiculados  na própria Rússia. Neste post vou apresentar alguns dos reclames que constaram do Festival de Reclames Soviéticos "Pioner" (pioneiro),  ocorrido em Petropavlovsk (capital de Kamtchatka) em janeiro deste ano, dos dias 2 a 4. Este festival já havia ocorrido em outubro passado e seu sucesso foi tanto, que seus  organizadores o reapresentaram poucos meses depois.Nele foram exibidos, em tela de cinema, perto de 50 reclames, entre os quais o de uma panela elétrica, o de um desodorante ambiental -o "Toyleks"e dos  produtos da corporação "Soyuskhimizashchita".




Antes, no entanto, vamos saber um pouco mais sobre tais reclames. Durante os anos da NEP (Nova Política Econômica) -de 1921 a 1928 - o governo soviético admitiu a coexistência da economia de estado com a economia privada. As empresas privadas necessitavam, de alguma maneira, informar a população sobre seus produtos e serviços. Também para as empresas estatais, concorrentes da iniciativa privada permitida pelo governo, o reclame teve um papel importante. A NEP acabou, mas os reclames comerciais permaneceram, apesar de serem em número muito mais reduzido do que nos países ocidentais.

Nos anos 30 e 40 os reclames não tinham formato de comerciais: eram filmes de curta metragem, a exemplo do primeiro reclame soviético (a opereta dedicada ao milho, já postado neste blog).

 A seguir, alguns dos exemplos:

1) Desodorante Toyleks


  Este, ao contrário do que falamos posts atrás, é um comercial e não um reclame visando educar o povo ou atingir metas do plano quinquenal. Foi veiculado nos anos 60.
  No reclame, a moça fala de como é apetitoso o cheiro de cozeduras e cita alguns pratos, como o "golubtsi"(1), batatas, o "borsh" (2) ucraniano, o café...Se o cheiro de cada prato é apetitoso, quando eles cheiram  todos juntos,  torna-se preciso "refrescar o ar e aspirar aroma de Toyleks, "novo desodorante que refresca o ar".




 2 -Reclame do Moskvich 470



Este reclame -dos anos 60 - tem, como fato mais interessante ele não ter sido veiculado para consumo interno e sim para o mercado externo: Escandinávia, mais precisamente.



3 - Panela elétrica.

Este comercial, a exemplo do primeiro deste post, é um dos apresentados no já citado Festival de Kamtchatka; é relativo ao período que ficou conhecido como "anos de estagnação", durante o governo de Brejnev (ele governou 1964 a 1987). Neste período, houve um amplo foco no bem-estar social, que alcançou o maior nível da URSS, enquanto mantinha a  estagnação econômica.

O comercial abaixo é reflexo deste aumento no nível de bem estar:  para te ajudar a fazer sua culinária mais saborosa use a panela elétrica, com termo  regulagem.




 Em próximos posts, darei sequência à história dos reclames soviéticos que, por si só, demonstram um pouco da história deste saudoso país.

____________________________________________________

Notas da Milu

(1) Charuto de repolho a moda russa;
(2) Sopa de beterraba: apesar de tradicional na cozinha russa, sua origem é ucraniana.Há receita deste prato em nosso blog;

Fontes:
http://www.kamchatka.aif.ru/
http://propagandahistory.ru/
http://www.adme.ru/ 

(Material traduzido por Milu Duarte)

2 comentários:

Dmitrich disse...

Спасибо ! Я сам забыл,как это всё было...Вообще,большое спасибо за блог и за любовь к России.Вссего доброго Милу.

João Santana disse...

Por causa da estagnação econômica do período Brejnev o Moskvich 408 foi lançado na Europa e o Moskvich 470 especificamente para os escandinavos.

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms