sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

RECEITAS DE KASHA , UM DOS PRATOS QUE NÃO FALTAM NA MESA RUSSA


A Júlia, amiga do nosso blog, é filha de um russo e sente saudade da Kasha que seu pai fazia. Aí vai, para ela, este post, com receitas de "Kasha",  mingau russo, um dos mais comuns e apreciados pratos da culinária russa, presente em todas as mesas, independente da classe social ou da região do país, sendo uma espécie de símbolo de saúde e o bem estar. E isto desde os remotos tempos da Rus' de Kiev(1), quando era objeto de uma devoção quase que religiosa.


Faziam a kasha no dia-a-dia e nos dias de festa.Ela ocupava um lugar de honra nas mesas dos camponeses, bem como na do tzar: na festa de casamento de Aleksandr Nevski, em 1239, foi servida uma "bolchaya kasha", literalmente - uma kasha grande ou um grande mingau. Também Pedro, o Grande, gostava deste prato, sendo o seu favorito a kasha de cevada.Este é um prato tão importante na Rússia, que chegou a ter um dia só para ele: o dia da Akulina-grachushnitsa (2), no dia 26 de junho, quando se inicia a semeadura do trigo.Os camponeses  russos possuiam  até um adágio muito popular para definir a kasha:
"Shchi na kasha - picha nasha", literalmente "shchi (3) na kasha é o nosso alimento".
Além da festa, a kasha está presente em vários aspectos da cultura russa, indo das  obras dos grandes clássicos aos desenhos animados, como o apresentado a seguir, intitulado "Vigoroso mingau":




e Aleksandr Nevski em 1239, quando comemorou a ocasião com um “bolchaia kacha”, ou “um grande mingau”; além disso, kacha preparado à base de cevada também era um dos pratos favoritos de Pedro, o Grande.
Depois de tanta divagação, vamos direto ao motivo do post: as receitas da kasha.
Seu preparo pode ser feito a partir de diversos ingredientes.Ela pode ser feita de qualquer grão e não apenas do trigo sarraceno como muitos pensam. Pode ser feita com água, leite, vinho.Existem as kashas para crianças, kashas vegetarianas, veganas, entre inúmeras outras.Assim, a foto do início deste post é apenas ilustrativa, já que a kasha pode ter diversas aparências, dependendo dos seus ingredientes e modo de preparação. No presente post damos sugestões de receitas de kasha para ser usada como guarnição de carnes cozidas ou, de preferência, assadas.

RECEITA 1 - KASHA SIMPLES

 Esta primeira receita é de kasha salgada, cozida na água, feita de trigo sarraceno


Ingredientes:
 
  •  trigo sarraceno: 200gramas;
  • Água: 2 copos
  • 4 colheres de sopa de manteiga cremosa;
  • sal a gosto
Modo de preparo:
Lavar bem os grãos de trigo em água morna,a fim de retirar deles todo farelo, que ao ser cozido formará uma pasta. Deixar a temperatura inicial da água a, aproximadamente, 25 graus, diminuindo o fogo gradualmente.
Depois disto, coloque os grãos em água fria. Leve a panela ao fogo e deixe cozinhar, em fogo baixo, entre 15 a 20 minutos, mexendo sempre, até engrossar.
Cubra a kasha ainda quente com a manteiga.


Você pode salgar a kasha logo que a levar ao fogo ou, então, deixar para adicionar o sal no prato.
Sirva como acompanhamento de carne cozida, fica muito bom! Pode ser usado, também, como recheio de aves ou, ainda, no caso dos vegetarianos, como prato principal, conforme receita 2,  abaixo, estraída da Gazeta Russa:

RECEITA 2: KASHA COM COGUMELOS 

Ingredientes:
  • 1/2 xícaras (375 ml) de grãos de trigo sarraceno crus
  • 2 xícaras (500 ml) de caldo de galinha ou vegetais
  •  2 cebolas grandes sem pele e picadas
  • 3 dentes de alho picados
  •  4 pequenos tabletes (30 ml) de manteiga, divididos igualmente em duas porções
  • 1 ovo grande
  • 60 gramas de cogumelos secos (experimente misturar os tipos chanterelle, morel e shiitake), limpos e cortados em cubos
  • 1 xícara de vinho da Madeira, branco, ou água fervente
  •  2 xicaras de cogumelos frescos (portobello e branco)
  •  ½ (120 ml) xícara de creme de leite fresco ou sour cream
  •  ½ (120 ml) xícara de creme de leite 
  •  2 colheres de sopa (10 ml) de noz-moscada fresca 
  •  Sal e pimenta a gosto  
  • Salsinha fresca picada
Modo de preparo:
  •  Coloque os cogumelos secos em uma vasilha e cubra-os com o Madeira ou água fervente. Certifique-se de que os cogumelos estão completamente submersos. Deixe descansar por, pelo menos, 50 minutos.
  •  Pré-aqueça uma panela de ferro em temperatura média e torre os grãos de trigo, usando uma colher de madeira ou espátula para mexer. Torre-os por 3-4 minutos e depois acrescente o ovo. Misture-os de leve por 1-2 minutos. Adicione o caldo de galinha ou de vegetais. Reduza o fogo, tampe e deixe cozinhar por 12-20 minutos.  Quando só restar um pouco de líquido, tire a panela do fogo e reserve, ainda tampada, para terminar de cozinhar. O ideal é enrolar a panela em um cobertor e cobri-la com um travesseiro como fazem as vovós russas, mas deixá-la um pouco mais em fogo alto pode acelerar o processo!
  •  Derreta metade (2 pequenos tabletes) da manteiga em uma frigideira funda. Quando estiver borbulhando, acrescente os cogumelos. Refogue por 7 minutos, até que os cogumelos comecem a soltar líquido. Reserve.
  •  Use uma escumadeira para retirar os cogumelos re-hidratados da Madeira e colocá-los dentro da tigela ou frigideira com os cogumelos frescos salteados. Coe o líquido restante e reserve.
  •  Derreta a outra metade da manteiga na panela de ferro. Adicione o alho e as cebolas. Refogue por uns 2-3 minutos e acrescente os grumos de trigo. Mexa por 4 minutos. Adicione, então, os cogumelos e a noz-moscada. Experimente antes de acrescentar sal e pimenta.
  •  Despeje o sour cream (ou creme de leite fresco), creme de leite e metade do caldo dos cogumelos na mistura da panela. Misture todos os ingredientes.
  •  Reduza a temperatura e cozinhe em fervura branda, mexendo com frequência para evitar que a mistura grude no fundo da panela. A consistência deve ser semelhante a de um mingau. Quando metade do líquido tiver sido absorvida, tampe e cozinhe em fogo baixo por mais 10-15 minutos até que o líquido seja absorvido por completo. Se for necessário, acrescente o resto de caldo de cogumelos em pequenas quantidades até atingir a consistência desejada – úmida, não líquida.
 Decore com salsinha para dar um toque final.




RECEITA 3: KASHA COM PEPINOS EM CONSERVA
Ingredientes:
 
  •  trigo sarraceno: 200gramas;
  • Água: 2 copos
  • 2 pepinos verdes em conserva;
  • 4 colheres de sopa de manteiga cremosa;
  • sal a gosto
  • salsa picadinha

Modo de preparo:

  • Coloque os grãos em água fervente, com sal e cozinhe mexendo sempre, até engrossar, sem tapar a panela.
  • . Em seguida, coloque no forno e cozinhe, em vazilhame coberto, por 1 hora a 200 ° C.
  • Tire do forno e coloque a kasha em uma travessa e cubra-a de manteiga derretida. Decore com fatias dos pepinos em conserva e com a salsa picadinha. 
Servir como guarnição de carnes assadas.


Finalizo alertando que, para fazer kasha, você pode variar o grão ou usar farinha, aveia, cevada, etc. Existem diferentes técnicas de preparo. As que aqui postei foram as mais simples, mas pretendemos postar novas receitas, mais incrementadas. Importante, no entanto, é saber que, com o básico deste post, você pode usar cebolas, batata, abóbora, leite ou, ainda, misturar queijo cottage à kasha, cortado em cubos. Deixo, como encerramento, algumas dicas para que seu prato fique bem saboroso:

- O macete é que, sempre, recomenda-se usar 1 porção de grão para duas de água. 
- O grão deve sempre ser lavado, para retirar o excesso de pó que vem com ele.
- Recomenda-se colocar algumas gotas de óleo vegetal na água em que vai cozinhar o grão.
- O ponto ideal da kasha é quando ela fica meio esfarelada e não pegajosa.
- A manteiga deve ser adicionada nos pratos individuais, a fim de não ficar fria na travessa.

_______________________________________
Notas da Milu:
(1) Nome dado ao antigo estado monárquico surgido na Europa Oriental no final do século 9 e considerado o mais antigo estado eslavo e que já foi matéria de post neste blog.A partir dele foi que evoluiu o Estado Russo.
(2) Espécie de trigo
(2) Sopa tradicional russa



Fontes de consulta:

http://vkusno-i-prosto.ru/
http://zhdemgostey.ru/
www.gazetarussa.com.br

3 comentários:

António Je. Batalha disse...

Estive a ler as suas receitas e tem pratos fabulosos, e um aspecto bom, confio em si, e vou tentar adaptar algumas à cozinha. Quero dar-lhe os parabéns pelo blog pois é muito bom.
Tenho um blog que gostava que conhecesse. O Peregrino E Servo.
PS. Se desejar fazer parte dos meus amigos virtuais faça-o de forma a que eu possa encontrar o seu blog para o seguir também.
Que haja paz e saúde no seu lar.
Com votos de saúde e grandes vitórias.
Sou António Batalha.

Anônimo disse...

Olá, desculpa incomodar em um espaço não apropriado.

Há algum tempo que conheci o blog, foi "paixão a primeira lida".

Nele encontrei diversas coisas interessantes e aprendi muitas coisas da literatura russa, da qual há algum tempo sou fascinado.
Porém, o site me deixou frustrado em um ponto, eu li algumas postagens suas sobre o "Diário de um escritor", e estou há procura do livro como um louuuco! rsrs Dostoiévski é o meu autor preferido, e como já li diversas obras, acredito que preciso deste livro, não, na verdade, não preciso, NECESSITO! rsrs
É claro que não pedirei para você se desfazer desta jóia, o que eu venho simplesmente lhe pedir, é que digitalize o livro, transforme-o em pdf. Seria estupenda a sua colaboração com a nossa amada literatura russa.
Pensei também em reunir diversos amantes da obra dostoiévskiana e pedir para que as editoras venham a abrir o olho quanto esta jóia desapercebida, talvez pedir para que a Ediouro o reedite, ou pedir para que a Editora 34 publique-o.

Enfim, é isso. Espero que possa ajudar-me, lhe imploro rsrs.

Att. Luan Dias.

luangui1@hotmail.com

Anônimo disse...

Oi , eu sou a Júlia ... muito obrigada por responder ...adorei , já fiz a receita salgada... mas voce teria alguma doce? meu pai fazia com mel e maçãs.... Quando fui à Rússia no ano passado e , no café da manhã tinha kasha doce...quase surtei de felicidade....rsrsrs...foi aí que encontrei voces e perguntei como se fazia ....mais uma vez obrigadíssima... e aguardando as novidades...parabéns pelo blog!!!

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms