quarta-feira, 14 de março de 2012

POR UMA LONGA ESTRADA: A MÚSICA QUE OS AMERICANOS ROUBARAM DA RÚSSIA

Fomin

Quem não conhece a música "Those where the days", a primeira lançada por Mary Hopkin? Somente para refrescar a memória dos mais esquecidos, aí vai o vídeo:




Com a música, uma pergunta: de quem seria a autoria da canção? Claro que muitos, principalmente os fãs dos Beatles, responsáveis pelo lançamento da cantora, dirão rapidamente: do americano Gene Raskin. Outros, mais ligados às coisas nacionais, arriscarão um palpite: Silvio Santos, já que esta era (ou é, não sei) o jingle do quadro "Show de Calouros":

 


A ambos peço desculpas ao dizer: estão errados. Claro que nenhum estrangeiro jamais copiaria  vinheta de abertura do programa do Silvio, mas o Sílvio poderia copiar uma música da M.Hopkin, ainda mais se considerarmos o sucesso que fez por estas nossas terras, tendo versões que também fizeram sucesso, como a versão intitulada "Aqueles tempos" cantada por Joelma . Talvez o próprio Silvio ou o Fred Jorge, responsável pela versão tupiniquim da música, até mesmo, acreditem terem feito adaptações de uma canção americana, na maior boa fé, mas não o fizeram, já que a música é uma das mais conhecidas romanças russas, descarada,emte "surrupiada" por um americano inescrupuloso, como devia ser este tal de Gene Raskin.

Os verdadeiros autores da música que, no original russo se chama "Dorogoi Dlinnoyu" ("Por uma longa estrada) são  Boris Ivanovitch Fomin (melodia) e o poeta Konstantin Nikolaevitch Podrevskiy. Existiram outras letras, mas a mais conhecida ficou sendo a de Podrevskiy (foto abaixo):


Boris Fomin nasceu em 1900 e faleceu em 1948. Podrevskiy viveu de 1889 a em1948.

 Desconheço a data exata em que foi criada Dorogoi Dlinoyu, mas sei que foi registrada em 1925 e sua primeira gravação saiu em 1926, com Aleksandr Vertinski (foto a seguir).

 Disponibilizo, abaixo,  uma coletânea deste cantor, com as melhores canções dos anos 20 a 40, no qual está incluída "Dorogoi Dlinnoyu".

Cover: Лучшие альбомы

Лучшие альбомы (Os melhores álbuns)

  • 1915 - 1918 - альбом (álbum)
  • 1925 - 1929 - альбом (álbum)
  • 1930 - 1939 - альбом (álbum)
  • 1940 - 1945 - альбом (álbum)
  • 1946 - 1955 - альбом (álbum)
  • Бонус:
  • Песни 20-х - 40-х годов (canções dos anos 20 a 40), copiado do site "Музей Шансона- (Museu da Canção): http://www.shansonprofi.ru/
  •  
PARA BAIXAR O ÁLBUM, COPIE E COLE NA BARRA DE SEU NAVEGADOR 
O ENDEREÇO A SEGUIR:

DISCO 1
http://migre.me/8hD95

DISCO 2

http://migre.me/8hDMv

 Existe a informação de que Vertinski cantou Dorogoi Dlinnoyu  a 25 de outubro (7 de novembro) 1917. Existem  notícias sobre o evento em  jornais russos, misturadas com notícias sobre a agitação revolucionária da época.


Outra gravação que se popularizou muito nos anos 20, na Rússia, foi com a cantora com Tamara Tserepeteli, que viveu de 1900 a 1968.Ouça a canção com ela no endereço  abaixo:



Tamara

A música ficou conhecida no mundo todo, tendo sido levada para vários países por emigrantes russos.

Em 1958  foi cantada no filme hollywoodiano "Os Irmãos Karamazov", por Maria Schell), sem os devidos créditos para o autor.

Na sequência, Raskin, que já conhecia esta canção desde sua infância, escreveu uma nova letra para ela, em inglês e se apropriou, indevidamente (em outras palavras -roubou) a autoria da melodia. E ficou com os direitos autorais tanto pela letra como pela melodia de Fomin, que até hoje continua a ser, em todas as gravações americanas, apenas uma nota de rodapé!

Certa vez, uma empresa americana, mais precisamente de N.Y., usou esta música em um comercial e dizia que a origem da canção era russa: foi processada por Raskin...Ganhou a causa (nem precisava falar...)

Me pergunto, até que ponto este roubo contou com a conivência do ex Beatle Paul McCartney, produtor de Hopkin, mas o que realmente importa é que existe um processo exigindo os direitos autorais da música de volta para sua pátria original, a Rússia, processo este iniciado por Bari  Karimych.

Um pouco mais sobre Fomin:

Nasceu emSão Petersburgo, filho de um médico militar descendente de Lomonossov. Suas aptidões musicais se manifestaram bem cedo, por volta dos 4 ou 5 anos de idade, quando começou a tocar acordeon. Paralelo à escola, frequentava aulas de música com os melhores professores da época, preparando-se para ingressar no Conservatório e só não o fez em virtude do advento da guerra. Com o início da Revolução Russa, por recomendação de Lenin, que ofereceu ao pai de Boris uma vaga no novo Estado, a família se mudou para Moscou, em 1918, juntamente com o Governo.Em 1919, Fomin parte para o front, como voluntário e, ao retornar após dois anos e meio, passa a se dedicar inteiramente às atividades musicais, testando sua força criativa em operetas, balets e cinema. Faz incursões pela música cigana, mas acaba se dedicando às romanças, sua vocação maior,  das quais foi um grande mestre. Uma de suas primeiras romanças -"Apenas uma vez" foi dedicado à sua futura sogra, ex cantora  de música cigana, Maria Feodorovna Masalsky. A música está no vídeo abaixo.


O maior sucesso, no entanto, de Boris Fomin foi a música Por uma Longa Estrada, também dedicada a uma mulher, desta vez à uma cantora de romanças russa -Elizabeth Belogorsky.  Abro, aqui, um parêntese, para afirmar que é até injustiça se falar em uma música específica como seu maior sucesso, já que tudo o que ele lançava logo virava sucesso da época, fazendo, aliás, sucesso até hoje, ainda que com novas roupagens.Mas voltemos à música roubada: Fomin a compôs ainda adolescente, sendo que a primeira letra foi ele mesmo quem escreveu.


Apesar deste sucesso todo que fazia, Fomin também teve seus dias negros sob o regime stalinista, já que a liderança da extinta URSS não aprovava seu gênero musical e, desde 1930, perseguia as romanças, o que fez com que Boris sumisse de cena.Ficou mais ou menos um ano, sob acusações ridículas,  numa prisão de Moscou - Butyrka, construída no século XVII:


 Dentro desta prisão, neste terrível ano, compôs muitas romanças; muitas delas desapareceram: não eram desejadas, assim como seu autor.

A situação só foi revertida com o início da segunda guerra mundial, quando ele se tornou "necessário", tendo criado mais de 150 canções sobre o front.Criou, inclusive, com alguns amigos, um teatro do front.Seu trabalho se espalhou por todo o país. Com o fim da guerra, "descartaram" Fomin novamente, com nova onda de esquecimento. Somente foi lembrado quando se posicionou contrario  a campanha oficial  desferida contra Zochenko e Akhmatova. Aí, então, foi lembrado...
Morreu tuberculoso, em 1948.

Para finalizar o post, algumas interpretações de "Dorogoi Dlinoyu. Não vou postar as feitas por astros internacionais, tipo Dalida e Plácido Domingo, uma vez que já são sobejamente conhecidas do público. Me atenho, então, às gravações russas, feitas por grandes intérpretes russos e soviéticos, o que atende melhor ao objetivo deste blog.

1-Oleg Gazmanov

Esta apresentação de Gazmanov, o mais conhecido e popular cantor russo atual, é linda. Nela, Oleg mostra toda a alegria da música, interpretada de maneira bem cigana, uma verdadeira festa!



 2 - Grupo infantil Nepocedy




Finalmente: gravações antias da música, de antes do roubo da autoria:


   

3 - Com a soviética/georgiana Nani  Bregvadze:(gravação dos anos 60, URSS)


4- Com o grupo soviético/bielorrusso Pesnyary: (gravação dos anos 60, URSS)

Acesse o link abaixo para assistir:

http://www.youtube.com/watch?v=woYGLahWhlg


5- Com Aleksandr Malinin, um dos maiores cantores russos de todos os tempos:







5- Com Oleg Pogudin e Evgueni Dyatlov:

6 - Grupo Barynya  e Aleksandr Menshikov(grupo folclórico russo)

7- Nikolai Baskov: ouça aqui 

Fontes:
  http://www.shansonprofi.ru/person/vertinskii/pdisks.html 
http://www.historyonesong.com/ 
http://www.bestmuzika.ru/

4 comentários:

Anônimo disse...

Olá!
Sempre soube que a música era russa! Não era um segredo na época em que foi lançada.

Milu disse...

O problema não é se era ou não o segredo que Gene tentou manter, mas a má fé de roubar os direitos autorais que a Rússia está pedindo a repatriação.
Obrigada pela visita ao blog.Bom dia.

Eduardo Vasco disse...

Oi Milu. Não entendi a parte que fala que Fomin foi preso e depois solto na Segunda Guerra. E logo em seguida está escrito que ele morreu em 1930. ?

Milu disse...

Oi, Edu,conforme te respondi no twitter, foi falta de atenção, pois 1930 foi o ano em que o regime proibiu as romanças.Ele morreu em 48. Desculpe a falha.Valeu mesmo!!!!Brigadão!

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms