sábado, 22 de outubro de 2011

A PRIMEIRA REVISTA EM QUADRINHOS SOVIÉTICA: UM POUCO DE HISTÓRIA


 
Em 2011 está completando 55 da mais popular revista em quadrinhos para crianças da URSS: "Vsyolye Kartinki" ou, literalmente, "figuras divertidas". Esta foi a primeira HD da União Soviética e era de enorme popularidade no país. Para comemorar o evento, a Tretyakovskaya Galeria está realizando uma exposição com os melhores desenhos da coleção, que começou a ser publicada em 1956, durante o "degelo" promovido por Nikita Khruschov, junto com os jornais "Novo Mundo" (Novy Mir) e "Ciência e Vida"(Naúka i Jizni").
 A revista "viveu" até o ano 2000, com uma tiragem total de cerca de 5 bilhões de cópias, com mais de 3 milhões de contos, fazendo a alegria de muitas gerações soviéticas.

A capa inicial do post é a da primeira edição e, a seguir, uma capa de 1978:
Inicialmente a revista tinha o formato horizontal, como um caderno de desenho. Grande parte das páginas era era recheada com  expressivos desenhos, histórias engenhosas e alegres, acompanhadas de breves comentários, tudo como nas tradicionais versões de HD, dentro de uma "nuvenzinha".
O idealizador da revista foi Ivan Semenov (foto abaixo), um popular  cartunista do jornal "O Crocodilo". Ele foi o primeiro redator da revista e junto com o artista gráfico Vitaliy Statsinski, falecido recentemente aos 82 anos, atraiu para o trabalho seus colegas acadêmicos Aminadav Kanevski e Akexei Laptev, garantindo a altíssima qualidade da revista.
 Ivan Semyonov criou e desenhou a personagem principal, o herói da revista,um lápis, que se tornou o símbolo da revista.Engraçado tornou-se um símbolo da revista - Karandash(lápis, em russo), um sujeito engraçado, bom e alegre que, no lugar do nariz tinha um lápis vermelho. Se trajava com elegante blusa azul, na cabeça um boina da mesma cor e, no pescoço, uma gravata borboleta vermelha. Repare nas fotos a seguir:
 Conforme já dito acima, no jornal trabalhavam os melhores escritores e artistas gráficos, como Korney Tchukovski(publicista, poeta, crítico literário, entre outras coisas):

Agniya Barto (escritora):
Sierguiei Mikhalkov , falecido em 2009, era fabulista, poeta, escritor, dramaturgo,jornalista, autor dos textos dos hinos da URSS e da Federação Russa, muito laureado em seu país:
 Vladímir Sutéiev, pioneiro dos desenhos animados soviéticos, autor de livros infantis, artista gráfico e diretor de multifilmes. Faleceu em 1993.


Um time da pesada, escolhido a dedo, para aquela que seria, de fato,  a primeira publicação oficial das HD soviéticas.
Em suas páginas foram publicados contos, histórias de aventura, charadas, quebra-cabeças, jogos, etc Na seção " A Escola de Karanandsh" as crianças eram ensinadas a desenhar; na seção "faça sozinho", aprendiam a a criar brinquedos; na seção "alfabeto alegre" se familiarizavam com as letras, e assim por diante. A revista, a cada ano, realizava concursos para escolher o melhor desenho infantil, a melhor redação, o melhor poema, etc..O interessado poderá conferir o material das crianças aqui.

 Um exemplo de um trabalho premiado em terceiro lugar, com créditos para: http://www.merrypictures.ru/

3 место

Семья Шипуновых

 

Примите наши искренние поздравления !!!


 tradução:
 "Aceite nossos sinceros cumprimentos!!!
 Em 1977 a revista recebeu novos redatores e cartunistas, mantendo sempre sua qualidade e preocupação didáticao-educativa. Eis alguns desenhos desta nova fase:
A exposicção da Tretyakovskaya Galeria apresenta cerca de 280 pinturas de artistas - autores desta revista,de todos os que colaboraram com ela  no período  de 1956-2000.A coleção trás ilustrações originais, sendo que a maioria das obras nunca foi exibida antes.
Deixo vocês com um vídeo da exposição:

Vocês podem ver, também, o 1º número da revista aqui.
Revistas  n.3e  4: http://miud.in/ZbJhttp://miud.in/ZbJ
Aglumas gravuras da revista, com o meu boa noite!



Espero que apreciem!

Fontes consutadas:
http://www.newstube.ru/
http://nnm.ru/
http://arttower.ru/
http://detmagazin.ucoz.ru/
http://www.tretyakovgallery.ru/
 

Um comentário:

Milton Kennedy disse...

Oi Carmem,
quadrinhos é tudo de bom!
Curti esta postagem. As ilustrações fizeram-me viajar no tempo.

Grande abraço, saúde e muita paz!

;)

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms