sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Polêmica em torno de Raskolnikov na nova estação do metrô de Moscou: Dostoievskaya


Depois de muitas polêmicas que causaram seu adiamento, foi inaugurada, em junho de 2010, a Estação Dostoievskaya, do metrô moscovita. A estação, que homenageia o grande escritor russo Fiodor Dostoevski,  é toda decorada com painéis referentes à sua obra. A polêmica girou em torno do personagem Raskólniikov que, com um machado na mão, ameaça a velha usurária de "Crime e Castigo", Lizaveta Ivánovna. Muitos julgaram que a estação seria'depressiva', de acordo com a reportagem da NTV russa, colocada no final deste post. Temia-se que cenas deste tipo incentivassem o suicídio ou que se tornasse um local sombrio, atraindo pessoas também sombrias.As fotos da estação foram parar na internet antes da sua inauguração e causaram o maior rebu...Chegaram a dizer que "num canto onde cabe apenas um par de galochas, querem colocar um drama inteiro". Os internautas alegavam que os painéis mostram retratos não da vida,mas da morte dos personagens.



No vídeo a seguir, o artista responsável pelos painéis critica esta especulação toda, alegando que cenas de violência são mostradas diariamente na TV, porque se preocupar com cenas extraídas de um clássico da literatura? Também Nikolai Chumakov, diretor do Metropolitano, não viu nada demais nos painéis.Diz que o público se agita sem saber com o que e porque, simplesmente se agita, fica em choque: "Meu Deus, suicídio! De onde, de onde vem tudo isto?".
Alexander Popov, historiador do Metrô e fotógrafo apoia Chumakov: "Nós estudamos isto na escola, é tudo normal!". E continua: "Nós, pela TV, assistimos a cada dia filmes com cenas de grande violência e isto é considerado normal...Mas repentinamente um clássico da literatura russa causa tal tempestade negativa. São tolices! É uma estação normal, um bom projeto, apenas um pouco diferente."
Já o tataraneto do autor, Dmitri Dostoevski, considera todo o barulho em torno do assunto justificado, uma vez que o local influencia o estado de espírito da pessoa; se a pessoa possui o germe de algum descontentamento ou se em seu caminho para o trabalho  passa constantemente duas  vezes por dai neste local e em casa tudo vai mal, a ele nada convém, então tudo isto acaba tristemente".
A palavra final ficou com Zurab Kekelidze, Diretor, Centro Nacional de Pesquisa de Psiquiatria Social e Forense, que disse acreditar que ninguém seguiria Raskólnikov ou que a quantidade de machados vá aumentar em Moscou, na região do Metrô.O médico se lembra da "Síndrome de Werther"(que fez surgir  na Europa uma série de suicídios da parte de homens que sofriam por romances impossíveis). E continua, dizendo que Dostoievski é um autor pesado, mas que ele não vê como a estação do metrô possa desencadear uma "síndrome de Raskólnikov".

Agora, algumas cenas desta nova estação, em vídeos e fotos:


Crime e Castigo
O Idiota
 Realmente, esta estação é uma homenagem ao gênio da literatura russa, Dostoievski e em nada pode deprimir os passageiros: a grande maioria deles,com certeza, já leu a obra do escritor (os russos lêem muito) e não têm porque se deprimrem com os painéis que, por sinal, estão lindos!




fontes: Texto baseado no link http://www.ntv.ru/, traduzido porMilu Duarte
Créditos das fotos: link citado
Vídeo: postado no Youtube por chaskor

Nenhum comentário:

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms