segunda-feira, 3 de outubro de 2011

METRÔ DE MOSCOU: BONITO E AGORA COM TECNOLOGIA AVANÇADA

 Que o Metro de Moscou é o mais bonito do mundo, isto já é de conhecimento geral. Que ele é eficiente, todos já devem saber. A novidade agora é que este famoso metro estará aliando beleza e eficiência à uma moderna tecnologia: as autoridades russas prometeram, já a partir de 2012, novos modelos de trens 'inteligentes', que deverão ser não apenas melhores do que seus similares ocidentais, em termos de tecnologia, mas também bonitos.Da mesma forma, como observou o chefe do Departamento de Construção de Moscou, Andrei Botchkariov, os futuros vagões do metrô da capital contarão com um sistema ultra moderno de climatização, sistema de video-monitor, sistema inteligente de proteção aos passageiros, com internet, entre serão conduzidos sem a presença do operador,entre outras coisas.

Melhorias  estão previstas,também, para as estações do Metropolitano, que contarão, por exemplo, com banheiros públicos.De acordo com Botchkuriov, esta é uma tarefa difícil, "mas trabalhamos neste sentido".

 Para aumentar o tamanho, 
clique na foto
O metro moscovita tem 76 anos, tendo sido inaugurado em 15 de maio de 1935, com sua primeira linha ligando dois dos locais de descanso preferidos da população da capital russa: o  "Parque da Cultura (foto abaixo) ao  Parque Sokolniki"(ver aqui:(http://www.park-sokolniki.ru/),o maior parque de Moscou.Havia, ainda, um desdobramento para a estação "Smolenski".
 Abaixo, a entrada da Estação Sokolniki em 1935:
O nome oficial do Metrô de Moscou é V.I.Lenin, desde 1955. Ele transporta, com eficiência e rapidez, 12 milhões de passageiros/ano/km linha, sendo o primeiro metrô do mundo em número de passageiros transportados (o de São Paulo é o 5º, segundo o site oficial do metropolitano paulista - http://www.metro.sp.gov.br).

Enquanto isto, em Belo Horizonte, as empresas de ônibus, verdadeira máfia local, fazem lobby no sentido de impedir que tenhamos um metrô decente. Em maio de 2009 BH foi selecionada para uma das sedes da Copa do Mundo de Futebol de 2014. Um dos compromissos firmados em sua candidatura foi a construção da linha 3 (Savassi / Pampulha). E até agora, nada de metrô! Com certeza, nem até 2014! Os empresários de ônibus têm, no Senado, seu porta-voz, Clésio Soares, ex-vice governador de Aécio Neves e que garantirá que a receita da categoria permaneça inalterada, sem concorrência e, conseqüentemente, sem metrô...

Deixando meu desabafo de lado e voltando ao metrô de Moscou, posto, a seguir, alguns vídeos que mostram o que os novos trens trarão de mais  conforto aos operadores e usuários; mostram a cabine de comando e o novo sistema de climatização. Entrevistam alguns passageiros que participaram das viagens experimentais e todos dizem que adoraram os novos veículos. Mesmo que você não saiba russo, vale a pena clicar para ver os novos modelos, realmente 'inteligentes'.
A seguir, a central de climatização:


В метро Москвы появился "умный" поезд
Dentro deste sistema inteligente de proteção, as plataformas serão  equipadas com portas adicionais transparentes, que eliminarão a possibilidade de quedas. Veja a comparação das plataformas hoje e após a reforma:
Atualmente
Depois
As portas inteligentes permitem um tal gerenciamento que será muito difícil a ocorrência de acidentes na hora do embarque e do desembarque.
 
Projeto da  plataforma:
Voltando ao trem, a maior novidade será o trem sem maquinista:

Mais algumas imagens das atuais estações, veja aqui: http://nashe-nasledie.livejournal.com/696043.html

fontes:
http://www.samo-oborona.su/
http://www.vesti-moscow.ru/

Nenhum comentário:

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms