quarta-feira, 14 de setembro de 2011

UM POUCO DE IASNAIA POLIANA


Falar em Iasnaia Poliana é falar do Conde Lev Tolstoi e de toda uma obra que é, sem sombra de dúvida, uma das melhores da literatura universal. Tolstoi aí viveu, aí gerou muitos dos frutos de sua genialidade, daí saindo - definitivamente- apenas quando de sua última jornada...

Tolstoi em horas de lazer...

Já falei em outros posts sobre esta propriedade, reservando o espaço de hoje para um interessante passeio virtual por ela. O passeio se inicia em tempos de inverno, quando as terras do velho conde estão dominadas pela neve...Use o cursor do seu mouse para verificar maiores detalhes. Vá clicando nas setinhas em azul que aparecerem. Elas te direcionam às diversas partes de Iasnaia Poliana.

http://www.ntula.ru/3d/Project4/Yasnaya_Polyana.html
Foto de Tolstoi também no inverno.

Agora, um passeio com maiores detalhes:
http://panorama.poix.info/vtour/Yasnaya-Polyana/index.html

Quando você passa o mouse por determinadas imagens, surgem informações interessantes, todas em russo, o que será útil para os estudantes do idioma. Para os que não conhecem o idioma, vai um resumo, a seguir.


Logo no início, aparece a seguinte foto:
Na legenda vem escrito que na entrada da propriedade existem estas duas torres, simples e elegantes, que foram construídas pelo avô de Lev Nikolaevich, o príncipe Volkonski.Houve época em que estas pontes eram unidas por um largo portão de ferro, que já não mais existia quando o escritor aí viveu. Dentro dela não há nada, sendo apenas destinada ao abrigo dos vigias contra o mau tempo.

Próximos às torres, vem o caixa. Veja de outros ângulos a entrada e caixa:
Logo à direita destas torres, há uma seta com a indicação do estacionamento.
Chegando a eke você encontrará até toalete. Caminhando à esquerda das torres, você chega a um quiosque de suvenires tipicamente russos. Pelo que soube, atualmente a venda de suvenir está proibida em museus-memoriais, mas esta é uma informação que ainda não tive a chance de checar.

Mais à direita um pouco, um charmoso café, com dois salões de 30 lugares cada.Este café oferece guloseimas típicas, a um preço bastante razoável.

No alto da página, existe uma janela, onde na foto abaixo circulei de vermelho: você clica na setinha ao lado e escolhe mais opções de visualização da propriedade.
Se você clicar na primeira opção, você irá direto ao caixa. Á seguir, a escolha recai sobre a 'entrada e as torres'. Em seguida, o Grande Lago(foto abaixo), seguido da Aléia (um dos locais preferidos de Tolstoi); tem, também, a bifurcação da aléia.
O próximo clique te levará à parte da aléia onde fica a cavalariça(lembrando que o conde amava montar!). A próxima opção será outro ângulo da cavalariça e da estrebaria.
Próxima parada: a casa do avô de Tolstoi, o príncipe Volkonski:
Depois, outro ângulo da casa de Volkonski. E, ainda, o celeiro e a eira. Daí você acessa a ala dos fundos da casa, onde em 1862 Tolstoi construiu a escola para filhos de camponeses. Originalmente existiam duas alas nos fundos. Uma delas foi onde o escritor nasceu e não foi preservada. Esta mesma ala mostrada no passeio virtual, mais tarde ficou reservada aos hóspedes da família, tendo aí residido, também, a família da cunhada do escritor, os Kuzminzki (irmã mais nova de sua esposa).
Finalmente, clique no museu, que é a parte da propriedade onde viveu Lev Nikolaevich e sua família.
O próximo clique dá para uma vista do gramado em frente ao Museu.
Agora, o parque com vistas para o Museu, onde o escritor se instalou em 1856. Em 1862, trouxe para esta casa sua esposa, a então jovem Sofia. Depois esta casa, que é uma antiga ala dos fundos, teve que ser reconstruída,uma vez que a família já havia crescido e muito....Aqui, viveram por mais de 50 anos e tudo que aí foi guardado é original.Tudo pertenceu a Tolstoi e a seus descendentes.Tudo foi conservado como estava em 1910, último ano da vida do escritor. A casa é circundada por um canteiro de flores. Sofia Andreevna adorava flores e ela mesma cuidava do canteiro.
Próxima saída é a bifurcação para o túmulo de Tolstoi, enterrado em Iasnaia Poliana, já que não podia ser enterrado em igrejas ortodoxas, conforme o costume da época entre os nobres, por ter sido excomungado.

Agora, clique para ir ao "jardim vermelho".Os dois cliques a seguir te levarão a florestas de abetos, a campos super verdes e outros lugares paradisíacos. "Desça" em cada parada e vá clicando nas setinhas que aparecem no caminho...

Agora o lago e um reservatório de água, que já serviu de piscina e era onde brincavam os netos de Tolstoi, nos anos 90 do sec.XIX.
lago e reservatório.
Ainda lago, só que agora, a parte baixa dele. Você verá que são vários os cliques que levam ao lago, um dos muitos encantos de Iasnaia Poliana...
Depois de muito se deliciar com as paisagens do lago, visto em seus vários ângulos, em suas várias partes, você chega ao clique que te leva à uma estufa para plantas, construída por Lev Nikolaevich nos anos 70 do século XIX.
Chegamos a um antigo jardim, onde tem uma casinha de madeira, vista na foto a seguir:
Agora, a aléia principal, ou seja, ao ponto de saída:
Agora, o próximo clique é para ver o túmulo que, na verdade, não é visto(pelo menos não neste passeio virtual). Por isso, deixo vocês com a imagem de mais uma atração de Iasnaia Poliana: o Clube de Equitação: basta acessar o endereço a seguir, copiando-o e colando-o na barra de seu navegador.

http://www.yasnayapolyana.ru/photogallery/manor/index_horses.htm


Por hoje é só.

fonte:
http://www.yasnayapolyana.ru/
http://panorama.poix.info/

Um comentário:

Marlene disse...

Já admirava o grande escritor, agora fico sonhando com a possibilidade de visitar in loco ... obrigada!!!!

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms