quarta-feira, 28 de setembro de 2011

TOLSTOI E OS CONTOS DA NOVA CARTILHA´- PRIMEIRO LIVRO DE LEITURA

Tolstoi sempre achou que o povo simples das aldeias russas sabiam contar histórias melhor do que ninguém e esta sua opinião foi reforçada certa vez, ao contar uma história a um de seus netos e ouvir dele que "a babá sabia contar melhor". E foi com base nesta premissa que o velho conde escreveu sua cartilha, em 1872. Ele mesmo disse, em carta à sua prima,  que "se duas gerações de crianças russas, desde os filhos da realeza até os dos camponeses, aprendessem as primeiras letras em sua Cartilha e dela recebessem suas primeiras impressões poéticas, ele poderia morrer em paz".
Interessante, nesta edição do Ateliê Editorial, é tomar conhecimento como o titã russo criou o material que seria utilizado em sua escola para filhos de camponeses, aberta em sua propriedade de Iasnaia Poliana.

De forma bem resumida, pode-se dizer que este material é formado pelas suas Cartilhas e pelos "Quatro livros de leitura", dos quais este é o primeiro.

A Cartilha de 1871-72, publicada com o título "Ázbuka(Abecedário) possuia 756 páginas e era dividido em 4 livros, cada um dos quais, respectivamente, subdivididos em outras tantas partes.

O primeiro livro começava com as letras do alfabeto russo(cirílico) com todas as suas variantes (maiúscula, minúscula, de imprensa e cursiva, acompanhadas de figuras.A seguir, um exemplo:

Em seguida, passa às sílabas e suas combinações, com uma série de exercícios progressivos, tanto de leitura quanto de escrita, com as palavras compostas por sílabas.
A segunda parte é dedicada aos textos, incluindo poemas longos de caráter mnemônico. Todos os textos tem a ver com o cotidiano das  crianças. Inclui nota aos professores.

Nos outros livros há, ainda, um método para aprender a fazer contas, textos de história da velha Rússia, episódios das Sagradas Escrituras e uma série de textos curtos de leitura. Uma pena que esta preciosidade não exista em português. Por informações de Aurora Bernardini, a tradutora da Nova Cartilha para o "Ateliê Editorial", existe o conjunto da obra completo em francês.que você encontra na Fnac.fr (http://livre.fnac.com/a253092/Charles-Salomon-Contes-et-histoires-vraies-de-Russie). O preço é de 9,99 euros + frete.
Aos que se empenham no estudo deste idioma, fica aí a dica: vocês podem adquirir na www.ozon.ru, loja confiável, onde compro sempre. Mas, mesmo na Ozon, não há disponibilidade imediata da obra completa. E atenção: caso você se interesse, não compre o CD de áudio livro da cartilha: a loja não disponibiliza Cd's e dvd's para o exterior.

Ainda citando Aurora Bernardini, grande especialista em literatura russa:
"A Nova Cartilha foi assim considerada pelos críticos da época:Tolstoi atingiu  a mestria, a sobriedade, a força de um Puchkin nessa obra: ela não é o resultado de uma simples obsessão literária, ela é uma obra capital em sua vida".
 Vale ressaltar que as Cartilhas do escritor não foram empregadas apenas em Iasnaia Poliana, mas em várias escolas do país, por muitos anos. Vale ressaltar, também, a importância desta fase literária de Toltoi, que a crítica da época,maldosamente, chamou de 'crise de criatividade': foi exatamente nesta fase que ele manteve correspondência com M.Ganhi, pregando seus conceitos de não violência. O próprio Gandhi admitia ser o escritor o maior 'apóstolo' da não violência.

 Maiores detalhes sobre o método de Tolstoi, sobre a cartilha e sobre a escola de Iasnaia Poliana, você verá lendo "Contos da Nova Cartilha". Finalizo deixando para o amigo do blog dois dos trechos menores constantes do livro.

O filho sábio
Um rapaz chegou da cidade para visitar o pai na aldeia.O pais disse:
_ Estamos na época da ceifa; pegue o ancinho e venha me ajudar.
Porém o filho não tinha vontade de trabalhar e disse:
_ Eu estudei ciências e esqueci todas as palavras que os mujiques usam. O que é um ancinho?

Mal ele saiu para o quintal, pisou num ancinho que bateu bem na sua testa. Aí, ele logo  lembrou o que era um ancinho, passou a mão na testa e disse:
_ Quem foi o idiota que largou o ancinho aqui?

Adivinhas:

Um fala: Correr, correr". 
A outra fala:
"Parar, parar; E o terceiro: "Flanar, flanar".
(resposta: o rio, a margem e o capim)

"Uma cai, a outra bebe e a terceira cresce".
(resposta: a chuva, a terra e a grama)

Nenhum comentário:

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms