segunda-feira, 26 de setembro de 2011

AS ALTURAS DO PODER NA RÚSSIA...


Desde sempre que eu sei que tamanho não é documento e muitos  governantes russos, ou gente ligada ao poder, comprovaram esta tese. E houve, também, os que ultrapassaram bastante a altura média do homem europeu, como o famoso tzar Pedro, o Grande, assim denominado por seus grandiosos feitos , mas que também era grande em tamanho, com seus 2,04 m.As alturas variam muito, às vezes até entre membros de uma mesma família, como o caso de Nicolai II e seu pai.
Como de costume, não estou seguindo uma ordem cronológica das pessoas citadas. Começo em 1917, pelo histórico Vladímir Ilich, o Lenin:
Lenin media 1,64, da ,mesma altura do antipático presidente francês, o direitista Sarcosy e levemente mais alto do que o altual presidente russo Dmitri Medvíedev , que mede 1,62m de de puro charme!
 . Se você acha que ele é 'baixinho', isto não passa de preconceito: Kalinin, um dos 4 principais nomes da Revolução Russa, possuía 1,55, o que não o impediu de lutar firme contra o czarismo, de enfrentar, bravamente, os campos da Sibéria, nem de ser membro do Politburo da URSS. Para Kalinin, tamanho não foi mesmo documento...
 Mais alto um pouco foi Nikita Krushchev, sucessor de Stalin, com seu 1,60.

Claro que bem mais baixo do que Stalin,que media 1,65.Já Trotski, que Stalin tanto combateu, media 1,74. Ou será ao contrário?
Registro, aqui, uma controvérsia encontrada: Os sites divergem em relação ao tamanho de Stalin: na Wikipédia consta 1,69m; no http://t2012.ru/ consta 1,66. Para tirar qualquer dúvida, recorri a uma fonte bastante segura: o livro de Dmitri Volkogonov, intitulado "Stalin" (em dois volumes,Ed.Nova Fronteira).
Logo no primeiro volume, capítulo "Um Retrato" vem o que eu procurava:
 "...magro, cabelos pretos e abundantes, bigode fino sem barba, marcas de varíola no rosto,cabeça oval, testa plana, mas não larga, sobrancelhas arqueadas,, fundos olhos castanhos com um toque amarelado, nariz reto, altura mediana de 1,65m, queixo pronunciado, voz suave, marca de nascença na orelha esquerda, braço esquerdo definhado e com o segundo e terceiro dedos do pé esquerdo colados".
 Assim sendo, Stalin era mais baixo do que Trostki, com 1,74 m.
Tal descrição foi extraída dos arquivos policiais, já que antes da Revolução o "camarada de aço" passou por diversas vezes pelo departamento de polícia. Mas isto é uma outra história.

Mais ou menos da altura de Stalin é Vladimir Putin, com 1,70.
 Gorbachev, o homem da Perestroika, tem 1,75m, pouco maior do que o sonolento Brejnev, com 1,73m.
Altura mais elevada teve o abominável homem da Vodka, Boris Yeltsin, aquele (i)responsável pelo fim da URSS: 1,87m.

Mais baixo  foi Yuri Andropov: com 1,82m, ele ficou no poder de 1982 a 1984, quando faleceu.
Depois de Andropov veio Konstantin Chernenko, que ocupou o poder por menos de um ano(devido a falecimento, também) e tinha 1,78cm.

Voltando um pouco à época do Império. Outro tzar danado de alto foi Nikolai I, que governou de 1825 a 1855: mais alto do que seu famoso predecessor, o Grande Pedro, Nikolai  tinha 2,05m!
Um que, apesar de não ter tido nenhum posto de comando na Rússia, exercia um poder enorme junto ao último Romanov foi  Raspútin, com 1,93m.
 Com esta altura, o tzar devia se sentir bem pequeno ao lado dele: Nikolai II era da minha altura, com 1,68m.

Em compensação, o pai de Nikolai era bem alto: Alexandre III, tão bonito quanto seu filho, tinha 1,93, coincidentemente, a altura de Raspútin.
Também o tzar Aleksandr II foi alto: com seu 1,85m. ele governou o Império Russo de 1855, até ser assassinado em 1881.

O tzar que combateu Napoleão, derrotando-o, Aleksandr I, media 1,82 e governou o país de 1801 a 1825.Napoleão media só 1,69m.
 Quem diria que Ivan, o Terrível, com uma alcunha destas, era bem mais baixo do que a grande maioria de seus sucessores imperiais? Ivan media 1,78m, só dois cms a mais do que outro tão terrível quanto ele: Adolfo Hitler.Ivan governou a Rússia de 1533 a 1547.
Não posso deixar de me referir à única mulher desta lista,  Catarina, a Grande, que de grande nada tinha, pelo menos na altura: 1,57m!
Existem dados de outros dirigentes que por estarem  muito lá atrás no tempo, julgamos pouco dignos de crédito e/ou de interesse, já que muitos nem conhecidos são pela gente do lado de cá do oceano.

Para o próximo post ficam as alturas de escritores e pessoas ligadas à música e ao cinema russo.

Boa Noite...

fontes:
http://trotsky-lev.narod.ru/trotskom/remember/annenkov.html
Wikipédia russa ( colocando na busca os termos "rost chelovek"(Рост человека)
http://www.fresh.by/
http://www.alfvideo.com/
http://red-bash.ru/
http://vahrost.ucoz.ru/
http://t2012.ru/

3 comentários:

Anônimo disse...

A maioria das fontes dizem que Hitler media 1,73m. Então, Ivan, o Terrível,era 5 cm mais alto.

Paulo Roberto disse...

Eu estive na Rússia em Agosto do ano passado,visitei o Kremlim,a praça Vermelha,o museu de cosmonáutica,o museu da Armada Soviética,o museu da Grande Guerra Patriótica e,claro,o mausoléu de Lenin.Foi a melhor viagem da minha vida,chorei muito no último dia,antes de partir de volta ao Brasil,senti que estava deixando um pedaço de mim lá

Milu disse...

Que bacana, Paulo Roberto. Quais as cidades que você visitou? Realmente, a Rússia é emocionante, tanto por suas belezas, quanto por sua cultura, sua história e, sobretudo, por seu povo, bom, interessante, amigo.

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms