quinta-feira, 8 de setembro de 2011

ARTE RUSSA - LEV TOLSTOI, MODELO IDEAL PARA RETRATISTAS?

Feito por lyá Repin em 1891

O título deste post deve fazer com que muitos leitores do blog pensem que fiquei louca: como pode Lev Tolstoi, com sua barba mal cuidada e seu tipo físico longe de ser um padrão de beleza, ser considerado um modelo para retratistas? Mas a afirmativa não é minha e sim de um dos maiores pintores russos, o ucraniano Ilyá Repin, que viveu de 1844 a 1930, a maior parte deste período em São Petersburgo.

 
Durante o período de um anos de grande amizade com o escritor, que durou até sua morte, Repin fez dezenas de quadros e ilustrações de Tolstoi .
Tolstoi e Repin, em Iasnaia Poliana

Em julho de1891, indo visitar o amigo em Iansaia Poliana, Repin fez seu busto em bronze:
Tolstoi ao lado da escultura feita por Repin

Escolhendo o tema para suas criações em retratos, Repin, procurou apresentar aspectos do estilo de vida do Conde-camponês de Iasnaia Poliana, aspectos estes que foram objeto de especial atenção e de rumores por toda a Rússia. Tolstoi lavrador, Tolstoi na sega, Tolstoi no bosque, Tolstoi orando-cenas que ocuparam o famoso retratista por diversas vezes.

A coleção de imagens de Tolstoi é composta por numerosos trabalhos de Repin - desde os superficiais esboços até quadros perfeitos e completos, que, no geral,que apresentam o Tolstoi homem-lenda e, ao mesmo tempo, o homem comum, em sua vida cotidiana.
Entre os escritores pintados por Repin, encontra-se, em segundo lugar como o mais pintado pelo artista, Leonid Andreiev, autor de "Os Sete Enforcados!", já postado neste blog.

A partir dos quadros de Repin, mandei fazer posters que ficaram lindo na minha biblioteca. Deixo a coleção de trabalhos tendo Tolstoi como modelo. Inicialmente, com os trabalhos de Repin, incluindo esboços, também.

Obs: por pura prequiça, não estou colocando os trabalhos em ordem cronológia. Alguns dos trabalhos nem mesmo a data eu sei, pelo que peço desculpas...
1891
1887
1887
1891
1891
1909
Esboço de 1907
Tolstoi e sua esposa Sofia, em Iasnaia Poliana

O quadro a partir do esboço acima
1909
1901
Esboço de 1891, a seguir:
Desenho em grafite, 1891, abaixo:
Ainda em 1891:esboço e, a seguir, a pintura:
1887
1887
Repin pintou, também, a propriedade do Conde, a famosa Iasanai Poliana:
Além disto, pintou ou desenhou cenas das obras de Tolstoi, como a ilustração que se segue, relativa à "Morte de Ivan Ilich":
Mas nem só Repin tomou Tolstoi como seu modelo: outros pintores russos seguiram seu exemplo, resultando numa grande quantidade de trabalhos com a imagem deste grande ícone da literatura universal. Vejamos alguns exemplos:
Ivan Kramskoi-1882
Gramskoi, 1873
Nikolai Nikolaevich Ge
1884
Plotnikov, 1978
Ian Styka "Na estrada infinita"
I.O.Pasternak-1901
I.O.Pasternak - 1902
Mikhail Nesterov-1907
S.Khozin1900
Smprokudin-1908
Ian Styka1910
Vnmeshkov-1910
Tolstoi abraça Cristo -IanStyka-1908
Neradovski-1895
Pohitonov
Meshkov,1910
Fontes: fotos extraídas do www.yandex.ru e textos pesquisados em diversos sites
russos sobre Ilyá Repin e Lev Tolstoi.

3 comentários:

Francisco Carrasco disse...

Adorável o seu blog. Devo aos russos a minha paixão pela literatura, principalmente aos mestres Dostoiévski e Tolstói. Você está de parabéns.

MJ FALCÃO disse...

Também eu gostei deste blog! Os escritores russos fizeram as minhas delícias ! Alguns dos quadros tive a sorte de os ver em Moscovo. Repin é um pintor extraordinário!!!E Kramskoi um grande retratista.
parabéns
o falcão

MJ FALCÃO disse...

Já aqui escrevi que apreciei imenso este blog! Adoro as "coisas" russas e cedo comecei com o "vício" da literatura russa, que ainda tenho!
Visitei a casa de Tolstoi em Moscovo e em Yasnaya Polyana. Coheci os museus de Moscovo e São Petersburgo -tive essa sorte. E a bela Tretyakova Gallery com tão bons retratistas! O seu blog traz-me tantas lindas imagens!
Obrigada!
Vou "usar" algumas fotos no meu blog, assinalando devidamente de onde vêm. Um belo dia de sol para si, no seu cantinho luminoso!
o falcão

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms