sexta-feira, 23 de setembro de 2011

A ARTE RUSSA DE NIKOLAI GE


Nikolai Ge é um dos maiores nomes do realismo russo. Nasceu em Varonezh, cidade que já tive ocasião de postar neste blog (ver no endereço http://miud.in/WF8). Viveu entre os anos de 1831 e 1894. Perdeu os pais muito cedo, tendo sido criado por estranhos. Se formou em física e matemática. Se graduando, passou a estudar na Academia Real de Artes de São Petersburgo, onde se formou com medalha de ouro. Contemporâneo de Ilyá Repin, foi membro da Confraria das Mostras Peregrinas de Arte, nome dado à antiga Cooperativa de Artistas de Petersburgo, que agregava 14 artistas rebeldes, cuja rebelião foi fator predominante na arte da então capital russa: encabeçada por Ivan Kramskoi, de 26 anos. Os rebeldes foram contra a burocratização da arte oficial, imposta por Nikolai I. Ge era um dos maiores destaques da Confraria.

Um de seus quadros que se tornou famoso foi a "Última Ceia", feito em 1863. Neste quadro, Ge usa a foto de Herzen, primo de um fotógrafo famoso de São Petersburgo na época, Serguiei Levtski, pra representar Jesus. Era uma foto cheia de sentimento, intitulada "O repouso de Herzen":

Foi a primeira vez que a fotografia influenciou a pintura.
Ge foi mestre na arte dos retratos, mas trabalhava muito, também, com temáticas históricas e religiosas.Eis algumas de suas obras:
-Tolstoi (um dos mais lindos retratos de Tolstoi que já vi):
- Cristo e Pilatos:
- Gólgota:
 Retrato do escritor e filósofo Herzen, que serviu de modelo para o Cristo da última ceia:


- Pedro I (Pedro, o Grande) inquire o tsarievitch emPeterhof (1871)
- Retrato o desconhecido de blusa azul (1868)

- Gesêmani:
-Retrato de N.I. Petrunkevich:
 - Retrato de Sofia Tolstaia(esposa de Lev Tolstoi)
- A bruxa de endor

Nenhum comentário:

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms