segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Aproveitando o post anterior, do filme ucraniano "Sombras dos antepassados esquecidos", retorno à questão dos nomes e sobrenomes russos e soviéticos, sobre os quais, vez ou outra, tenho postado (http://miud.in/VxZ). Éste filme possui sobrenomes típicos de várias das antigas repúblicas soviéticas, fornecendo bons exemplos para retomarmos o assunto.

A começar pelo nome de Yuri Ilyenko, o câmera do filme.
O nome Yuri é uma adaptação eslava do nome cristão de origem grega "George"; desta forma, ele é encontrado em diversos países eslavos. Existe uma tese de que no início os eslavos adotaram este nome como "Yurgui"(Юрги), vindo a se transformar, no decorrer dos anos, em Yuri.

Quanto ao seu sobrenome, é tipicamente ucraniano, devido sua terminação em enko. E não me enganei: ele nasceu em Kiev, capital da Ucrânia. Este "enko" deixa poucas margens de erro: é o caso do presidente bielorusso, Lukachenko, nascido na Bielorrússia, mas neto de ucranianos.

Ivan Mikolaichuk - papel principal do fillme
Ivan é outro nome que os povos eslavos importaram do grego, ficando muito comum entre os bielorrussos, russos, búlgaros, macedônios, eslovenos, ucranianos, sérvios, e croatas. A forma original do nome adotado pelos eslavos era Ioann, que evoluiu para Ivan.

Seu sobrenome não me deu muitas margens de acerto: apostei que era bielorrusso, pois os nomes oriundos da Bielorrússia costumam terminar em "chuk", mas ele é ucraniano. Aí, pesquisando, vi que um dos sufixos para formar sobrenomes na Ucrânia é "chuk" também e descobri, ainda, que as famílias bielorrussas com sobrenomes terminados em chuk têm, normalmente, origens ucranianas.

Spartak Bagashvili - viveu o papel de Yura Molfar.
Este, sem erro, é georgiano. Conferi, acertei. Esta terminação em "shvili" não oferece chance para dúvidas. Exemplo disto é o georgiano Josif Vissarionovich Djugatchvili, que entrou para a história com o nome de Stalin.
Quanto ao seu prenome é de origem grega, cujo significado literal é "habitante de Esparta". Trata-se de um nome extremamente raro pelas antigas repúblicas soviéticas, tão raro que, ao pesquisar no yandex, só encontrava o time de futebol...

Nenhum comentário:

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms