sexta-feira, 2 de setembro de 2011

OLHANDO PELA JANELA...

É sabido que Dostoievski sempre gostou de morar em locais de onde desse para ter uma bela visão de São Petersburgo. A foto acima foi tirada de seu escritório, na casa onde hoje funciona o Museu Memorial Literário Casa de Dostoievski, na Travessa Kuznechni, 5/2. Por ela dá para ver que ele escolheu uma visão privilegiada da cidade para escrever sua obra, quase toda ela ambientada na suaPetersburgo : de sua janela ele avistava parte da Ilha Vassilievski, local tão lindo que devia servir de inspiração ao grande mestre de São Petersburgo...
O prédio em questão trata-se da Catedral de Sto André (Andreievski Sobor), construída no século XVIII.
Mais detalhes da ilha:
Pelas fotos acima, a gente pode ter apenas uma pálida idéia da magia da cidade, magia esta que inspirou tanta gente. tantos músicos, pintores e escritores.
Olhando para uma paisagem desta, Dostoievski deu vida a palácios e monumentos, que se movem, definitivamente, de forma magistral na sua magistral obra.

É bem verdade que ele escreveu sobre os bêbados da cidade, sobre a sua pobre gente,sobre alguns de seus aspectos mais deploráveis; em compensação, para ele, esta cidade, inventada por Pedro, o Grande (e, para nós, reinventada por ele), era a mais fantástica do mundo e foi por isso que ele conseguiu transformar a "sua" Petersburgo em algo tão sólido, tão real e familiar para seus leitores. Se, para ele, Petersburgo nasceu de "um ato criminoso de Pedro, o Grande, para nós, ela renasceu da magia de sua pena...

Um comentário:

Adriana Balreira disse...

Milu,
Que linda essa primeira foto! Uma poesia em forma de foto. Meu sonho conhecer esse pedaço da Rússia onde o grande Dostoievski escrevia e viveu!
Beijos
Adriana

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms