sexta-feira, 12 de agosto de 2011

UM POUCO DA OBRA DE LEV PAVLOVICH KHODCHENKO

Auto retrato do pintor(1959)

Encontrar algo sobre Lev Khodchenko é difícil até em sites de busca russos e ucranianos. Não entendi o porque...Em todo o caso, espero que o material encontrado satisfaça o pedido de Denise, amiga do blog.
Khodchenko nasceu há exatos 99 anos atrás,na Ucrânia , mais precisamente na aldeia de Shumanovka, região de Odessa, em 08/08/1912.

Fez seus estudos em Kharkov, no período de 1930 a 1934 e em Kiev, no Instituto de Arte local, de 1934 até a conclusão do curso, em 1939. A partir de 1945, passou a integrar a união Nacional de Artistas Plásticos da Ucrânia.Após 1990, foi elevado à categoria de "Artista Emérito" de seu país, título este atribuído a artistas altamente qualificados, com obras de elevada qualidade artística e que colaboram para o desenvolvimento cultural do país. Vale tanto na pintura, quanto na escultura, teatro, cinema e música. Tal sistema existe na Ucrânia e na Rússia também, subsistindo à URSS. Nos tempos daUnião Soviética, Khodchenko foi condecorado com a "Ordem da Estrela Vermelha" e outras condecorações do gênero. Em sua pintura predomina o gênero paisagem. Algumas de suas telas pertencem ao gênero de pintura história. Seus trabalhos estão expostos em diversas exposições de arte, tanto em sua terra natal, quanto no exterior. Muitas delas pertencem a coleções de arte de particulares.

A seguir, algumas das telas pintadas por Lev Pavovlich:
- Título: Ivanko
- Detalhes:tela pintada a óleo, 60 x 49,5
- ano: 1980
Tela a óleo
47 x 54 cm
O anoitecer pintura a óleo 42 x 70 cm
Outono
90 x 120 cm, de 1985

Ponte Patona(*)
65 x 90 cm

Flores de Outono
______________________________________________
Notas da Milu
(*) Ponte sobre o rio Dniepr, em Kiev
- Obs: todas as grvuras aqui postadas se encontram disponíveis no site de busca www.yandex.ru

fontes: http://www.shishkin-gallery.ru/ http://vernissage.kiev.ua/ http://www.epoque.com.ua/ http://www.renessans-art.kiev.ua/

2 comentários:

mollymell disse...

Olá Milu, tudo bem?
Que quadros lindos. Sabe que não conhecia esse pintor? O último quadro com flores está maravilhoso.

jaques queroz disse...

olá meus parabéns por seu blog. adorei saber um pouco sobre Khodchenko. a fascinante " Mãe Rùssia" mas uma vez: meus parabéns Milu.

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms