terça-feira, 21 de junho de 2011

VISITANDO KERCH, NA UCRÂNIA: UMA DAS CIDADES MAIS ANTIGAS DO MUNDO

Dias destes, o Oleg Gazmanov, cantor russo que adoro, esteve em Kerch, na Crimeia (Ucrânia). Quando soube disto, fui logo no Yandex.ru procurar algo sobre esta cidade, já que fica no lugar que mais sonho conhecer: a Crimeia, sobre a qual já andei postando neste blog.

Paraíso dos dirigentes soviéticos,a Crimeia despertou minha atenção já há anos, devido à minha fascinação pela história e pela literatura russa. Assim sendo, sempre li muito sobre a Guerra da Crimeia, tanto em livros de História, como na obra de Lev Tolstoi.Acrescentando a isto motivos pessoais, este local está nos meus planos para breve, se Deus quiser...
Voltando à Kerch, a cidade fica localizada na parte oriental da Crimeia, ligada ao Mar de Azov (norte do Mar Negro) pelo estreito de Kerch (antigamente conhecido como Bósforo Cimeriano)..Quer maior certeza de ser Kerch local adequado ao turismo do que sua localização entre estes dois mares? As praias não estão no limite urbano, mas ficam super pertinho, em torno de 20 km da cidade.
Estreito de Kerch

Os encantos de Kerch são muitos, ainda mais se levarmos em consideração que esta é uma das cidades mais antigas do mundo; assim, existe por lá uma abundância de monumentos históricos e arquitetônicos, museus e memoriais de diferentes períodos da história e da cultura daquele território.
Ruínas do séc.VI a.c.
A cidade tem uma população relativamente pequena: em torno de 156.000 habitantes (mais ou menos do tamanho de Poços de Caldas),conforme dados de 2010.

Escavações arqueológicas em Mayak, uma aldeia próxima de Kerch, provou que a região já possuía habitantes por volta dos séculos 17 ao 15 antes de Cristo, mas registros históricos existem "só" a partir de 2.600 anos atrás, quando os gregos fundaram diversas cidades-estados nas margens da península da Crimeia.

Devido à sua posição geográfica muito favorável à rotas comerciais, foi muito disputada no passado: já esteve sob o domínio do Império Romano, mais tarde passou para as mãos dos Bizantinos (ou Imperio Romano do Oriente), por volta do séc.VI, que construíram a cidadela do Bósforo. No século 7, os turcos dominam a cidade, que passou a se chamar Karcha ou Charsha, tendo o Cristianismo como religião dominante. É desta época a Igreja mais antiga da Ucrânia: a Igreja de São João Batista,fundada em Kerch no ano de 717 (foto a seguir).

A partir do século 10, Kerch passou à mãos eslavas, sob o nome de Korchev,centro do comércio entre a Rússia, a Crimeia e o Cáucaso. Com isto, houve breve período de paz, interrompido no sec.XIII, quando a Crimeia e, consequentemente, Kerch também, é invadida pelos Mongóis.Depois se tornou colônia genovesa(1318), passando, em 1475, a pertencer ao Império Otomano.Entra, neste período, em franca decadência, servindo como mercado de escravos e sofrendo repetidos ataques dos cossacos de Zaporojie,aqueles mesmo de Tarás Bulba, de Gógol...Lendo Gógol ou vendo o filme,dá para se ter uma dimensão dos estragos que os cossacos faziam, quando chamados à luta...

No ano de1771, com a Criméia invadida pelo exército czarista e Kerch se torna uma cidade russa.A partir do séc.XIX começa a prosperar, sendo hoje um importante centro industrial(indústria naval e metalúrgica, entre outras), polo de transporte e turístico da Ucrânia, mesmo tendo sido duramente atacada na Segunda Grande Guerra.

Quanto aos pontos turísticos locais, você não pode deixar de visitar os seguintes locais:
- Pantikapaeum
Sítio arqueológico datado do sec.VI a.C, durante a dinastia dos reis do Bósforo. O museu local contém um rico acervo resultante das escavações que há anos vêm sendo feitas na área:
Citas com arco e flecha
-Tsarsky Kurgan (sec.4a.C)
- trata-se do túmulo de um rei de Bósforo:

- Igreja de São João Batista, com foto já postada;

- Fortaleza de Ienikale:
Yeni Kale-foi construída por turcos otomanos em 1699-1706, sob orientação de um italiano convertido ao Islã - Goloppo e com participação de vários engenheiros franceses.Ocupou uma área de 25 mil metros quadrados, com casas de banho e mesquitas, entre outras coisas que apresenta.



- Grande escada de Mitridat
construída na colina de mesmo nome, entre 1833 e 1840, com 428 degraus.A construção foi orientada pelo arquiteto italiano A. Digbi.Nela fica, também, o Obelisco da Vitória, construído na Segunda Guerra.
Finalizo nosso tour virtual agora, a um tour rápido pela cidade. O tour real vocês poder ver nos links a seguir ou, então, indo à Rússia, contatar a Intourist, pode ser que fique mais barata a viagem.
fontes:
http://ukrainetrek.com/
http://kerch.russian-women.net/

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá, fiquei na duvida aqui.
Queria saber quantos graus em media fazem na cidade?

Queria tambem deixar os parabéns pelo maravilhoso blog. Confesso que entro nele todos os dias.
Muito obrigado por existir!

Milu disse...

Hoje, exatamente às 17 horas do brasil, lá está fazndo 22 graus positivos. Muito obrigada pelas palavras elogiosas ao blog.Volte sempre.

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms