segunda-feira, 13 de junho de 2011

UM POUCO DE ARTE SOVIÉTICA- HINO AO TRABALHO- SÉRIE EXPOSIÇÕES DO MUSEU ESTATAL RUSSO DE SÃO PETERSBURGO



Clique na imagem abaixo
e veja maiores detalhes
O fragmento do prestente post foi extraído site do  "Museu Estatal  Russo", de São Petersburgo e se refere a uma exposição ocorrida em 2010, intitulada "Hino ao Trabalho", que apresentou cerca de 200 trabalhos do acervo do referido museu, relativos à arte soviética: quadros, gravuras e artes decorativas abrangendo o período de 1910 a 1970, todos ligados ao tema indústria.Uma significativa parte dos trabalhos foram expostos pela primeira vez nesta mostra e está toda ela em um disco  bastante interativo, disponível apenas para venda. O disco reproduz a atmosfera da época, 

É uma pena que aqui eu só consiga disponibilizar um pequeno fragmento do disco, já que ele não se encontra disponível  para download. Mas o trecho disponibilizado já dá uma amostra  legal deste clima.Vocês verão os "heróis do trabalho" (aqueles que realizaram a proeza da industrialização), a reprodução de uma fábrica e um fundo musical com o 'hino ao trabalho'.  Isto, aliado a fotos ,levará o leitor do blog a um contato maior com a arte soviética, pelo menos esta é minha esperança...

Interessante notar que cada item do menu corresponde à distribuição do material temático pelos corredores da exposição, tudo fazendo parte de uma cidade imaginária, a "Industriska" e nela você pode escolher visitar a fábrica (onde vem escrito (завод) - o grande templo do trabalho , o Palácio da Cultura, a Alameda dos Heróis, etc.

O CD original trás, também, um catálogo explicativo, com anotação e biografia dos artistas. Tento, aqui, suprir esta falta através de foto das obras seguidos do nome de seu autor.

O tema "trabalho" passou a dominar no espaço artístico do país dos sovietes já em 1920, quando os artistas eram enviados às  fábricas, a canteiros de obras e aos "kolkhozes"(*)a fim de reproduzir o enorme esforço feito para transformar a velha Rússia, quase feudal, em um estado industrializado. Entre os enviados estavam os simbolistas Kuzmá Petrov-Vodkin e Alexander Kuprin - este também escritor, entre outros. A última exposição sobre este tema aconteceu em 1984.

Depois de tanto tempo, tal exposição ajuda  muito redescobrir uma faceta do socialismo, praticamente desconhecida para as novas gerações de russos e totalmente desconhecida nas bandas de cá.
Agora,deixo vocês com os "tovarishchis" trabalhadores e artistas de um tempo que ficou lá atrás...
Apreciem...é o que espero...

Kuzma Petrov-Vodkin -  Trabalhadores. 1926

A.Kuprin - Fundição de Aço 1930(**)

Zverev- Retrato de um operário da fábrica Karl Marx- 1931

I. Lizak.- Camarada soldador Yakovlev 1934

A.Strekavin- Indústria - final dos anos 1950 

N. Zhilinskaya- Construtora 1962 

A.ShumА. Шуmilkin - Sondas na Tundra - 1979 

J. Krestóvski J. Krestóvski -  Setor de construção de turbinas - 1975

A.Deineka- As Tecelãs - 1927 

 E mais:


(*) fazendas coletivas
(**) Kuprin é, também, escritor 

fontes:
http://muzei.ab.ru/
http://radio-ragion-k.livejournal.com/129725.html

Nenhum comentário:

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms