segunda-feira, 27 de junho de 2011

CULINÁRIA RUSSA:GOSTOSA, SIMPLES E SAUDÁVEL

A cozinha russa é uma das mais diferenciadas do mundo: é isto que este post se propõe a mostrar. Espero que atenda à sugestão do amigo twitteiro Jotakar, a quem agradeço a colaboração, uma vez mais.

Enquanto a cozinha francesa é elegante, a chinesa repleta de sofisticação, a cozinha russa se caracteriza por ser muito saudável, bastante simples e saborosa.Seus pratos típicos variam de acordo com a multiplicidade regional e étnica do país e agregam, também, muito da cozinha das antigas repúblicas soviéticas, principalmente das que fizeram parte do Império Russo.A culinária deste pais gelado, leva em consideração, ainda, suas condições climáticas: o frio exige que se coma refeições quentes e que forneçam energia e calor para suportar o inverno. Isto explica porque boa par da culinária russa se baseia em carboidratos e gorduras e não em proteínas.Raramente são utilizados vegetais crus, preferindo-se leva-los ao fogo.

Os principais elementos utilizados estão relacionados abaixo:
Batata -indiscutivelmente o elemento favorito da culinária de todas as antigas repúblicas soviéticas, usada de várias maneiras e em vários pratos,desde a sopa aos bolinhos de carne.
Pão- usado tanto como produto independente, quanto como produto complementar.
Ovos- batidos, fritos e como ingrediente no preparo de outros pratos.
Carne - de todos os tipos, na forma de bifes, costeletas, bolinhos,(kotleta) gulash (em russo "gulyash), assada e no preparo de vários outros pratos.As predominantes são as de porco, de carneiro, aves em geral(especialmente frango) e peixes;
Smetana- creme de leite azedo
Outros ingredientes muito comuns: pepinos(muito usados sobretudo nas conservas), cenouras, repolho e outros vegetais; cereais(tipo centeio, milho,trigo,aveia, cevada).Muito cogumelo.Dos grandes, bem grandes.
E, como não poderia deixar de ser, muito caviar, que por lá é coisa barata. Usam caviar no café da manhã, em cima da manteiga, passada no pão preto; usam caviar nos bliny.Em canapés.Tem do preto e do vermelho. Não pode faltar à mesa...
Muitos devem pensar:"porque só fotos de caviar vermelho?Será que é o preferido dos russos?". Definitivamente, é o meu favorito.

A preferência é para pratos assados ou cozidos. Pouca fritura.Muita salada, muita sopa - totalmente diferentes das que temos por aqui, peixe defumado, massas. O tempero é na medida certa, nada de comida muito condimentada ou sabor muito picante. Tende mais para sabores agridoces.

Alguns de seus pratos têm características orientais, principalmente devido à influência do Cáucaso (sobretudo da Geórgia). É o caso do famoso, por aqui, charutinho de repolho (lá e chamado de goluptsi, típico da culinária árabe, mas, também, da culinária do mundo eslavo, devido à dominação otomana. A diferença é que o charuto russo não é recheado com arroz, apenas com a carne, podendo ou não ser coberto com a smetana:
Abro, aqui, um parêntese para avisar a quem vai viajar para a Rússia, que não deixe de visitar restaurantes georgianos: a comida deste país do cáucaso é simplesmente fabulosa! Tanto em Moscou, como em São Petersburgo, você encontra excelentes restaurantes georgianos, que valem a pena a visita.

Acima: eu, marido e amigos em um restaurante georgiano em Moscou.
Abaixo: eu, no mesmo restaurante


Outra coisa russa que é excelente é o chocolate. Nunca comi nada tão gostoso. Concorrente forte ao chocolate suíço. De dar água na boca.

Agora vejamos: quais são os pratos principais da cozinha russa? As receitas de alguns deles já andei postando por aqui, tipo pelmeni e blinys, entre outros. Já postei, também, receita de plov, típico do Uzbequistão, mas muito usual na Rússia. Postei, ainda, receitas de algumas sopas, entre elas o famoso "borshch" e a minha preferida - "solyanka". Postei, ainda, a receita de uma salada fantástica: "selyodka pod shuboi".Recomendo, aos interessados, que visitem o marcador "Culinária e Bebidas Russas", do lado direito da tela, na página de entrada do blog. Todos os pratos cujas receitas já foram postadas, são parte de uma seqüência observada nas refeições, mais ou menos, conforme se segue:
  • aperitivo: (zakuski): os aperitivos são leves, geralmente saladas, com aparência bonita e cheirinho delicioso. Sua função principal é a de estimular o apetite antes do prato principal. Pode ser salada fria ou quente, depende da época do ano e do gosto do cliente...Costumam ser mais condimentadas, com o uso de várias especiarias, muitas ervas e molhos, incluindo aí a maionese, alho, kvass (bebida russa fermentada), rábano, etc.
  • Sopas: logo após o aperitivo, vêm as sopas, consideradas como o primeiro prato tanto do almoço, quanto do jantar. Estas sopas são computadas como algo meio que absurdas por muitas nacionalidades, mas tudo não passa de um terrível preconceito: desconheço sopas mais saborosas. Muita gente me diz que não dá nem para imaginar fazer sopa de beterraba...A estes, só tenho que lamentar: não sabem o que estão perdendo. Claro que não se pode fazer esta sopa de qualquer jeito:tem que ser do jeitinho russo. Só de pensar me dá água na boca...Na Rússia mesmo comi borshch em diferentes locais e havia diferença substancial nos sabores. Nem por lá comi nenhum borshch que chegue aos pés do que prepara meu amigo Alyocha. E foi com ele que aprendi, modéstia a parte! Ainda no quesito sopa: existem sopas quentes, como as acima mencionadas e sopas frias, apropriadas para o verão.Podemos citar, aí, a tradicional "okroshka", que pode ser feita à base de kvas, de peixe, de cogumelos, de carne de vegetais, etc.Uma das que mais gosto leva, em seu preparo, pepinos salgados: uma delícia. A receita desta sopa fica para um próximo post.
borshch
Solyanka
okroshka

Você deve estar se perguntando porque as sopas têm esta aparência branca: é o uso da smetana, um creme de leite azedo, bem diferente do nosso. E é ele que faz toda a diferença entre o strogonof deles e do nosso, mas isto é um outro assunto.

  • Assados:Como já disse em parágrafo anterior, os pratos assados possuem um lugar muito especial na culinária russa. E isto vem de longe:
Desde a antiga "Rus" já era costume oferecer às visitas pães assados em casa, tortas e bolos. Se em uma casa existia o hábito de assar com frequência tortas, isto indicava que a situação material de seus proprietários estava indo de vento em popa. As mulheres russas causavam admiração não apenas por seus atributos físicos e por seu papel no lar, mas, também, por sua aptidão de satisfazer os estômagos com seus assados, seus blinys, suas kulebyakas (espécie de pastelão) e com uma diversidade de bolos, tortas, pães de mel, etc.
kulebyakas
  • Pratos de carne:sempre, na sequência, como segundo prato, vêm os pratos de carne que, na Rússia, são muito variados. Como já disse, muita carne de porco, bolinhos de carne,carne assada, cozida, com mingau ou papa de cereais ("kasha"), carne de porco, de aves, carneiro, coelho, de boi (em menor escala). Os subprodutos da carne também são utilizados bastante, bem como salsichas, salames, presuntos e lingüiças, que também podem ser servidos como "zakuski", conforme estiver o clima. Servem carne com cogumelos, com maionese, enfim, a variedade de receitas que levam carne é muito grande e deixo para um post a parte, quando aproveitarei para oferecer ao amigo do blog algumas delas.
carne com repolho

Ao lado da carne, vêm, também, os pratos principais com peixes, sendo que os peixes mais comuns são o esturjão, a truta, o arenque, entre outros. Aliás, é com o arenque que é feito o "selyodka pod chuboi", ao qual me referi no início deste post.
Finaliza a refeição deliciosa sobremesa: merengues, tortas doces, bolos, pudins e...sorvete, se estiver calor. Podemos citar o "mannik", a base de sêmola e frutas (foto abaixo);
Tem o "kazinaki", feito de semente de girassol, mel e e nozes. Pode substituir o mel por açúcar, mas com mel é mais saboroso:
Tem os "blinchiki", que são os famosos blinys recheados com cremes ou outras substâncias doces, para a sobremesa. Adorei o bliny com creme de limão, feito pela Olya,uma amiga de Moscou. Deixou saudade...
Tem, ainda, uma infinidade de bolos e tortas (pirogui), verdadeiras delícias!

Deixei para o final a "kasha", que o amante da literatura russa já deve ter lido a respeito em diversos romances dos grandes mestres. E eu adoro kasha, que nada mais é do que mingau de cerais cosidos na água ou no leite. Existem as kashas doces, que só levam o açúcar, e as kashas salgadas, temperadas com sal, mateiga, cebolas fritas, podendo levar também torresmo. É um dos pratos mais tradicionais do país.
Resta ainda falar sobre muita coisa: o espaço de um post é muito pouco para descrever, o mínimo que seja, tudo o que tem nesta culinária. Falta falar sobre os piroshki(pãezinhos de vários formatos e recheios), sobre as bebidas típicas, enfim, fico devendo ao leitor amigo um novo post sobre o assunto.

Encerro este com uma recomendação a quem for para aquele país maravilhoso: não deixe de ir à alguma barraquinha de kebab, especialidade turca amplamente adotada na Rússia. Estas barraquinhas estão espalhadas por Moscou e São Petersburgo, normalmente próximas às estações do Metrô. Depois de comer o kebab dentro de um pão tipo árabe de todo tamanho, não sobra mais lugar para nada no estômago. Logo, é uma refeição rápida para quem quer aproveitar melhor o tempo para passeios. E é uma delícia!Deixo você com as fotos, para fazer água na boca:
Faltou, também, o café da manhã...uma pena, pois eles fazem um verdadeiro almoço. Fica para um próximo capítulo. Por hoje é só. Vou dormir. Boa noite pra quem fica.

Fontes pesquisadas:
http://www.gurman-tv.ru/
www.eda-server.ru
http://russia-kulinar.ru/


Nenhum comentário:

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms