quarta-feira, 25 de maio de 2011

ADEREÇOS PARA A CABEÇA: 'USHANKAS

fonte da foto:http://kruchcom.ru/
Dentro da série "Artesanato e souvenir russos" postamos, hoje, modelos de "ushankas"tradicionais chapéus russos, usados tanto para como acessório, mas -principalmente, para proteger a cabeça no inverno russo. Ushanka é uma palavra derivada de "ushi" - ouvidos, designando, assim,o chapéu que vem com uma aba para proteger o ouvido do frio.

Existe uma variedade enorme de ushanka, desde as de pele, super elegantes, até as feitas para vender como souvenir para estrangeiros e que, normalmente, possuem o símbolo da URSS, ou do exército vermelho.
O modelo acima adquiri em São Petersburgo, em 2002, às margens do Neva, onde ficam vendedores ambulantes de souvenir. Neste modelo se vê o símbolo da URSS.
No dia em que comprei minha ushanka, estava morrendo de frio, com menos dois graus, quando chegou um vendedor me "salvando" do desconforto:

O vendedor está de casaco azul, à minha esquerda, de ushanka na cabeça. O engraçado é que o encontrei no mesmo local 4 anos depois.
Detalhes:


Existem outros modelos militares, como os que se seguem:
Mas nem só de modelos para turistas vive o comércio de ushanka. Os modelos destinados ao consumo interno são lindos e elegantes, sobretudo quando usado por russos (ou russas), o que torna as ushankas ainda mais lindas:





Os preços das ushankas variam muito, de acordo com o lugar onde você fizer sua compra. Se for em sites russos, de onde peguei os modelos aqui postados, os preços variam de 70 reais, preço dos modelos militares mais simples, até 300 reais, as ushankas de pele.

Caso você vá à Rússia, conseguirá adquirir bem mais barato, sobretudo se for comprado na VDNH (Centro de Exposição de Toda a Rússia), em Moscou, ou em feiras de artesanato, em São Petersburgo.Mesmo que você não vá usar este chapéu em toda a sua vida, ele é bastantedecorativo: os meus ficam expostos na minha estante, dando um toque especial na decoração.
Fonte foto:http://vesti.kz/

Fonte das demais fotos:www.yandex.ru/

2 comentários:

Eduardo Vasco disse...

Que legal essa matéria sobre as ushankas, Milu! Voce já foi quantas vezes à Rússia?
Estou divulgando no twitter, e agora tbm no facebook.

Rodrigo Candido disse...

Ótima matéria e ótimo blog !! Achei o site numa pesquisa que estou fazendo para um futuro trabalho de ilustração, e que surpresa achar muito mais conteúdo interessante :) Parabéns !!

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms