sexta-feira, 6 de maio de 2011

AS CONSTRUÇÕES DE MADEIRA NO NORTE DA RÚSSIA



O gênio criativo do homem comum russo se encontra bastante evidenciado na arquitetura de madeira das regiões florestais, sobretudo no norte deste país maravilhoso, que é a Rússia.

 

Na velha Rússia, as pedras e tijolos estavam reservados para utilização em igrejas, mosteiros e em algumas importantes construções urbanas. A madeira era o principal material de construção, utilizada, em muitos casos, até mesmo para fortalezas e palácios.

O auge deste tipo de construções ocorreu em 1667, com o grande e pitoresco palácio real construído para o czar Aleksei Mikhailovitch Romanov (o segundo da dinastia Romanov), em kolomenskoye, utilizado ainda na década seguinte. O próprio tzar desfrutou pouco desta construção, já que seu reinado durou apenas dez anos.
É este palácio considerado um dos maiores monumentos arquitetônicos do mundo, tendo quem o considere a legítima oitava maravilha  e, quando foi demolido, em 1768., por Catarina II Graças a quem teve a brilhante ideia de fazer sua maquete, antes da demolição, ele pode ser quase fielmente reconstruído, sendo hoje um museu histórico e arquitetônico (fotos a seguir).

 
Estas antiquíssimas construções, feitas com toras de madeira, têm por base um simples módulo quadrado que podia ser - e normalmente o era - pré fabricado e erigido com enorme rapidez. As toras eram sempre colocadas horizontalmente e com as extremidades a se sobreporem umas às outras. O isolamento era feito com pasta bem apertada (ver foto abaixo), mas os edifícios de madeira continuavam a poder "respirar" e eram considerados mais saudáveis. As salas de madeira eram, muitas vezes, construídas por cima de alicerces  de tijolos.
 O desenvolvimento de uma espetacular arquitetura em madeira para igrejas, utilizando as ferramentas mais simples, está envolto em mistérios: não se sabe ao certo como e a partir de quando se deu. 

Como a madeira é mais vulnerável ao fogo e à umidade, as igrejas mais antigas que se mantém na Rússia são as do fim da época medieval; contudo, é sabido que uma catedral de madeira, com 13 "cabeças"(infelizmente, desconheço o que vem a ser isto), foi construída em Novgorod no final do século X.





















Deixo vocês com algumas fotos e maiores detalhes de tais construções. Sobre a Carélia, mostrada na apresentação de abertura deste post, já fizemos outros posts aqui neste blog: ver aqui/.




































bela casa em madeira:
 
Interior de uma residência:


A seguir, uma igreja super diferente e linda:

Em Vladimir,Anel de Ouro, também no norte, fiquei num hotel delicioso, construído em madeira. Além de aconchegante, é diferente e lindo.




Obs: o norte da Rússia é composto por inúmeras cidades, das quais as maiores são Moscou e São Petersburgo.

Fonte: Baseado em texto da "Coleção Grandes Impérios e Civilizações", Vol.II, da Edições Del Prado
Crédito vídeo: Youtube, postado no canal de  ЕС Медиа Групп

Um comentário:

Anônimo disse...

Vi a foto com uma moça, é você? Você já viajou à Rússia? Fica muito cara a viagem?
Abraços,

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms