terça-feira, 12 de abril de 2011

GAGARIN VIVE!



Go to ImageShack® to Create your own Slideshow


Venho relembrando sempre Yuri Gagarin, mas a data do jubileu é hoje, 12 de abril: 50 anos de sua viagem ao cosmos, dando o pioneirismo à URSS. Mas me senti extremamente injusta quando um amigo do twitter me lembrou da Layka, primeiro ser vivo a ir para o espaço, a bordo da nave soviética Sputinik II. Reparo a injustiça neste post, onde alio, à homenagem ao Gagarin, a devida homenagem à Layka.O post é dos dois e, ao mesmo tempo, à URSS, país pioneiro na corrida espacial.

Começando por Gagarin, já que a data é dele: deixo alguns vídeos relacionados ao seu feito e um pequeno adendo, que não havia colocado em posts anteriores: o motivo de ter sido ele o escolhido para realizar o primeiro vôo espacial.: entre muitos pilotos candidatos ao evento(20), a escolha recaiu em Gagarin tanto por suas origens camponesas - o que era importante de acordo com a filosofia do regime, quanto por sua excelente performance física e ótimo preparo, por seu magnetismo pessoal, seu humor alegre - importante para o perfil de quem se lança a uma aventura como esta e, também, por sua baixa estatura (1,57 cm), seu peso, inferior ao limite de 70 kg, sua idade - inferior a 30 anos.

Outra que gostaria de registrar neste post, é que Yuri Gagarin deixou descendentes: casado com Valentina Ivanovna Gagarina, de solteira Valentina Goryatcheva, deixando duas filhas: Elena (nascida a 10 de abril de 1959) e Galina (7 de março de 1961).
Gagarin, Valentina e Galina ao colo
Valentina e as filhas
Valentina e as filhas, durante o enterro o cosmonauta

cerimônia de despedida de Gagarin
a filha Elena,hoje diretora do Museu do Kremlin
Galina com a mãe
Galina com Putin
Em janeiro deste ano, Galina entrou com pedido de registro da patente da marca Gagarin, avaliada em um bilhão de rublos, cerca de 60 milhões de reais.

Fique com mais fotos de Gagarin, clicando aqui ou aqui.
Deixo vocês, agora, com lguns vídeos a respeito do assunto:
- Gagarin se transforma em herói de desenho animado:
Mesmo se você não compreender o russo, preste atenção nas imagens: é Gagarin!



Agora, relembrando Layka...
Layka com Gagarin?
Não, na foto acima Gagarin está acompanhado de uma cachorrinha que o acompanhava em suas caçadas, prática muito comum entre os russos: Tolstoi adorava a caça, assim como Turguêniev, tzares, e,porque não, também Gagarin.
Layka, o primeiro cão cosmonauta, viveu de 1954 a 1957. Como todo herói, Layka morreu e entrou para a história, tanto que existe um monumento dedicado a ela na Rússia, no Instituto de Medicina de Guerra:

Como primeiro ser vivo a ir para o espaço, Layka, cãozinho de uma raça siberiana, foi colocada em órbita dia 3 de novembro de 1957, às 6 e meia da manhã, horário de Moscou, na nave Sputnik II. Ela estava com cerca de dois anos de idade e pesava em torno de 6 quilos.
Morreu em pleno vôo: não aguentou o superaquecimento e morreu de estresse. A programação era para que ela vivesse em torno de uma semana após seu retorno à terra.
Encontrei este vídeo no youtube, com imagens da Layka e uma música para ela. Achei bacana:

A tradução do que aparece escrito no video, vai a seguir:
"Layka vôa no cosmos,
Layka conta estrelinhas,
Layka espera Gagarin,
Ele lhe traz um ossinho.
O primeiroterráqueo,
a fazer vôo pelo cosmos,
foi Layka e não Gagarin."
Se não entender o idioma, faz mal não, piois falam basicamente o que todos sabem a seu respeito: idade, peso, como morreu, etc. Veja as imagens da cadelinha que virou heroína.



fonte:
http://www.rian.ru/
http://www.newsmoldova.ru/
http://www.izvestia.ru/
http://www.spletnik.ru/
www.pravda.ru
http://blog.trud.ru/community/
http://www.rian.ru/gagarin_mm/

Nenhum comentário:

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms