quarta-feira, 2 de março de 2011

VIAJANDO PELA HISTÓRIA RUSSA: DEZEMBRISTAS , ANARQUISTAS , TERRORISTAS E MOVIMENTOS REVOLUCIONÁRIOS

Por causa da vitória bolchevique em 1917, normalmente, o marxismo é visto como o motor do movimento revolucionário russo, ou - pelo menos, como uma manifestação isolada deste movimento. No entanto, o caráter autocrático da monarquia russa acarretou, não raras vezes, uma oposição de cunho revolucionário, mesmo quando formada por liberais ou socialistas moderados. Foi exatamente assim com o movimento conhecido como dezembrista" (do russo "dekabrist") e com o anarquismo, de diversos tipos, principal tendência do país no século XIX e com a revolução de 1.905.

O movimento dos Dezembristas foi uma revolta contra a Rússia Imperial por parte de um grupo de jovens oficiais do exército. O nome dezembristas se deve à data do levante: 26 de dezembro de 1825. Tudo estava planejado para o verão de 1826, mas a ação teve que se precipitar em virtude da morte do Tzar Aleksandr I (responsável pela vitória da Rússia sobre Napoleão), morte esta que nunca se soube ao certo como se deu e se realmente aconteceu. A versão oficial é de que ele teve morte súbita, em Taganrog, Criméia, devido a febres de causa desconhecida. Houve a suspeita de que tudo não passou de fingimento. Mais tarde, um eremita errante, de nome Fiodor Kuzmitch, foi considerado como sendo o falecido Tzar.

Aleksandr I
Kuzminitch
Se Kuzminitch era ou não o Tzar, o certo é que sua figura se tornou lendária, dando material para enriquecer ainda mais a literatura russa. Mas a morte ou o desaparecimento do monarca gerou insatisfação, em virtude da escolha de seu sucessor: Aleksandr não tinha descendentes e, segundo a lei de sucessão, o trono deveria passar para seu irmão, Constantino, que havia renunciado a este direito alguns anos antes. Ocuparia o trono, então, o irmão mais novo, Nikolai, cuja ascensão ficou marcada para o dia 26 de dezembro. O novo monarca era muito severo e conservador, o que desagradou aos intelectuais da nobreza e aos militares, que reuniram cerca de três mil soldados, em prol de uma Constituição e do fim do regime de servidão. Não passou disto, apesar de seus planos já terem sido preparados há algum tempo e de suas raízes existirem há, pelo menos, uma década. A rebelião foi esmagada, muitos dos dezembristas foram mortos, presos ou enviados para trabalhos forçados na Sibéria ou no Cáucaso.Apesar do fracasso, eles foram os primeiros revolucionários a se colocar abertamente contra a autocracia.


A situação ficou calma por alguns anos, até começarem os movimentos anarquistas, cujo maior expoente foi Mikhail Bakunin (1814-1876), que a meu ver foi o maior dos anarquistas, tendo alcançado grande fama no exterior, após um período de prisão (1851/57). Inicialmente hegeliano, ele passou a repudiar toda a religião e escravidão explícitas na autoridade instituída, apoiando o "sagrado instinto da revolta".
Bakunin
auto-retrato(1829)

Bakunin foi sucedido por Piotr Kropotkin (1842-1921), que dotou o anarquismo de um conteúdo mais intelectual (foto abaixo).
Ambos, de maneira surpreendente, foram super respeitados na URSS.Aliás, a elite educada da Rússia tratava tanto a Bakunin, como a outros teóricos como celebridades, sendo tolerante para com o terrorismo, o que influenciou na absolvição de Vera Zassulich, escritora e terrorista que atirou e feriu um um governador militar em São Petersburgo, no ano de 1881.Conta a crônica a este respeito que
"sua simpatia, sua modéstia, seu ar ingênuo e sua sinceridade conquistaram o júri, apesar de um crime como o cometido por ela acarretar, em casos semelhantes, uma pena de detenção entre 10 e 20 anos".
Vera
vítima de Vera
As peculiaridades sociais da Rússia, notadamente a comuna camponesa de ajuda mútua, faziam com que o anarquismo se combinasse facilmente ao populismo dominante do sec.XIX. A política tinha tendência a polarizar-se e os revolucionários recorriam cada vez mais ao terrorismo (situação muito bem mostrada por Dostoievski em "Os Demônios"), o que levou ao assassinato do Tzar Aleksandr II (pai do último Tzar), em 1881. Este tzar foi assassinado, malgrado suas inúmeras reformas e modernização do país e, principalmente, sua alcunha de " o libertador", pelo fato de ter libertado mais de vinte milhões de pessoas que viviam sob o regime de servidão. Apesar destes aspectos positivos, usou de muita repressão, o que explica a revolta contra ele.

Aleksandr foi morto por uma bomba atirada contra ele por um terrorista isolado. Morreu exatamente no dia em que iria finalizar a proclamação de suas reformas sociais - 13 de março de 1881.

Depois de um certo intervalo, a oposição abandona os meios terroristas e passa a ser liderada pelos metódicos marxistas que, antes da revolução de 17, fizeram a de 1905, com o famoso "domingo sangrento". A crise política já estava instalada no país há mais tempos. Houve a libertação dos servos, a Rússia progredia, passando do feudalismo para o capitalismo, mas cheia de contradições. As classes abastadas e o imperador insistiam na manutenção da autocracia e do absolutismo; os antigos servos e os novos operários da nascente indústria viviam na miséria e, para piorar tudo, veio a derrota na guerra russo-japonesa. Foi o estopim para o movimento de 1905.
Manifestantes em direção ao Palácio de Inverno
1905
O resultado do movimento foi o Manifesto de Outubro, através do qual, o tzar cedia um pouco de seus poderes à DUMA, cuja criação foi permitida, assim como permitiu, também, a existência de partidos políticos. Mas, como é sabido, a autocracia continuou e o resultado foi a Revolução Bolchevique, o que será matéria para outro post.
Por hoje é só.
Texto redigido com base na seguinte bibliografia:
-Rússia, vol.1 - Edições Del Prado
-http://www.megabook.ru/Article.asp?AID=628313
http://www.bibliotekar.ru/istoriya/208.htm
http://miud.in/osH
http://osten-sacken.h1.ru/text3_03_01.htm

5 comentários:

VELOSO disse...

Uma rica história! Milu e como é o Carnaval na rússia!

Milu disse...

Oi, Veloso, que bom te ver por aqui. O carnaval russo é agora em março, se chama Maslenitsa, é a festa mais popular que tem por lá. Eu já andei colocando vários posts sobre esta festa. Um deles é este:
http://russiashow.blogspot.com/search?q=maslenitsa
Um abraço e excelente carnaval.
Milu

Eduardo Vasco disse...

Que legal esse blog, Milu. Eu adoro a Rússia, os países do Leste Europeu e estarei sempre vizualizando o seu blog. Você é comunista? Um abraço.

Milu disse...

Oi, Eduardo, estou admirada com você:tão novo e já tão antenado. Eu estava no seu blog e me encantei. Quanto à sua pergunta: sou socialista, amo a Rússia e os países eslavos, o que me levou a estudar o russo e a me interessar, já há anos, pela cultura de lá.Se vc quiser mais detalhes, pode me escrever. Meu e-mail é bhmil@fromru.com
Abração e bom carnaval pra você.

Eduardo Vasco disse...

Que legal, Milu. Eu também sou socialista, comunista, marxista-leninista, maoista, ho chin mihnísta, guevarista, fidelista, chavista,etc rsrs. Também te sigo no twitter (@eduvasconet). Estou sempre antenado no seu blog. Parabéns!

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms