terça-feira, 1 de março de 2011

CEM ANOS DO CORAL POPULAR RUSSO "PYATNITSKY"


"Fundado por um excelente educador - Mitrophan Yefimovich Pyatnitsky - o Coral Popular Russo Pyatnitsky sempre foi famoso por possuir um repertório verdadeiramente único e por seu estilo próprio".

Com estas palavras, o primeiro ministro russo Vladimir Putin,saudou este coral por seus 100 anos de existência, acrescentando que o grupo "pode ser considerado "orgulho e glória nacional".
Fazendo do telegrama enviado por Putin ao grupo a introdução do post, passo à sua apresentação: o Pyatnitsky é um grupo folclórico russo que preserva, por assim dizer, a maravilhosa tradição cultural de muitas gerações russas, sendo um dos melhores conjuntos vocais daquele país, com reconhecimento no exterior. Seu fundador era um colecionador e profundo conhecedor da música folclórica .Saiu de Voronezh, sua cidade natal, e foi para Moscou, acompanhado de um grupo de agricultores de diversas regiões do país, todos músicos, formando um coral que, com sua morte, em 1927, passou a usar seu nome, em sua homenagem .

Uma curiosidade: o Pyatnitsky foi um dos poucos grupos que participou da celebração da vitória na segunda grande guerra, realizada na Praça Vermelha em 9/05/45.

Como tudo na Rússia é colossal, este grupo também o é, sendo formado, atualmente, por 95 pessoas, de 30 regiões do país. Seu membro mais jovem possui 18 anos.
Deixo alguns vídeos aqui, para o leitor amigo - do blog e da Rússia - conhecer um pouco mais das tradições russas através do Pyatnitsky.
Tudo no grupo reporta ao folclore russo: não só as canções, mas as danças, os instrumentos musicais e suas indumentárias, lindas, coloridas, bem típicas. Espero que gostem.

O grupo em 1964, durante o comunismo:

fonte:
www.youtube.com
http://putin.ru/

Um comentário:

carlos roberto disse...

A blogosfera tem muita coisa inútil, mas muita coisa importante. É o caso do seu blog, Milu!

Ele nos dá uma idéia da rica cultura e dos costumes da nação russa.

Parabéns!!!

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms