segunda-feira, 17 de agosto de 2015

DESCENDENTES DE LENIN E A VERDADE POR TRÁS DA LENDA

 Vladimir Andreevitch Armand, neto de Lenin?

(Notícia extraída do jornal russo  "Komsomolskaya Pravda", em 21/04/2003, periódico do "Komsomol" (Juventude Comunista), que sobreviveu à instituição. Traduzida por mim.)

Só decidi postar a polêmica de que Lenin teria tido um filho, através de um relacionamento extra-conjugal(tendo, inclusive, um neto vivo), depois de adquirido o livro "O Segredo da Esfinge Russa", escrito pelo advogado e historiador russo Evgueny Danilov (livro ainda não traduzido para o português, mas disponível, em russo, na www.ozon.ru/).

Evgueny entrou nesta história depois que um jornal  lituano, recentemente, publicou que, no cemitério militar da cidade Mariyampole, naquele país, havia sido encontrado o túmulo do coronel а Andrei Armand, filho de Inessa Armand  e Vladimir Ilitch. Esta notícia surpreendente,   despertou o interesse e a atenção do embaixador russo na Lituânia, Yuri Zubkov, que visitou o local e  prometeu investigar o caso com a ajuda de pesquisadores.

O Komsomolskaya Pravda, então, se antecipando ao Embaixador, pediu o parecer do renomado pesquisador Danilov, que havia lançado há pouco tempo o citado livro (imagem abaixo), no qual tenta criar um retrato fiel do verdadeiro Lenin, bem diferente daquele quase "canonizado" pelo partido, desde a posse de seu sucessor no comando da URSS. No livro, nenhuma palavra sobre o possível filho...(Com sua esposa, Nadezhda Krupskaya, filhos ele não teve)
(foto do livro de minha biblioteca particular)

Até ler a opinião de Danilov no Komsomolskaya Pravda, tudo o que eu havia lido eram matérias que davam crédito à esta hipótese. Existe, inclusive,  o depoimento de uma conhecida coreógrafa e professora da Academia Russa de Artes Teatrais, Faina Nikolaevna  Khatchaturyan, que afirma
"ter sido sua mãe amiga de Hiena Armand,esposa do filho caçula de Inessa, Andrei, nos anos do pós guerra. Ela tem certeza de que, na infância, era amiga do neto de Lenin, Vladimir Armand. A família Armand vivia em um apartamento que, como se soube mais tarde, lhes havia sido dado por Lenin. Viviam todos de modo muito simples, mas nele se reuniam figuras brilhantes da intelectualidade moscovita.Eram muito hospitaleiros.(...)O filho caçula de Andrei e Hiena era o Volodia, com quem fiz amizade.Ele possuia inteligência e erudição. Sempre achei que ele me lembrava alguém. Tempos depois, minha irmã mais velha abriu meus olhos, dizendo: dê uma olhada em seus manuais de história e você vai entender tudo". Realmente, Volodia Armand, na infância, era quase uma cópia das fotos que mostravam Volodia Ulyanov de uniforme do ginásio: aquela testa proeminente, o mesmo olhar. Quando me tornei adulta, minha mãe se referia a ele como se sue pai, Andrei Armand,  fosse mesmo filho de Lenin".
Esta é a lenda...Terminado seu relato, Faina Khatchaturyan acrescenta que se distanciou da família Armand, mas, pelo que soube mais tarde, os dirigentes do país (na era de Stalin) deram à Hiena e filhos um novo apartamento, no Boulevard  Smolensky.
 Faina Khatchaturyan

 Ao que tudo indica, o filho mais velho de Andrei (Andrei Andreevitch) faleceu em 2008, mas Volodya ainda é vivo, morando em Moscou, tem perto de 70 anos, é um pequeno empresário. 

Encontrei, também, entrevistas de Volodya, dizendo que quando Inessa morreu, o pai - com 17 anos, e seus irmãos, foram submetidos aos cuidados de um preceptor. Com a morte de Andrei, Krupskaya passou a dispensar maior atenção às crianças.
Me comunicava, de quando em vez, com ela e com Vladimir Ilitch, mas não houve nenhum tipo de guarda ou tutela, apenas um contato normal.Não havia nenhum privilégio, nada de especial 
- disse Volodya.

Ainda de acordo com Volodya Armand, Inessa era casada com Aleksandr Armand, fugindo, depois de 9 anos de casamento, com Vladimir Armand, irmão do marido e verdadeiro pai de Andrei Armand, o quinto filho de Inessa (os demais 4 filhos eram do marido Aleksandr). Seu segundo marido morre tuberculoso, deixando  Inessa sozinha com os 5 filhos. Inessa era uma revolucionária bolchevique e conheceu Lenin em Paris, no ano de 1909, tornando-se, então, sua amante. Em 1917, os dois chegam, juntos, a Moscou. Krupskaya sempre soube deste relacionamento, mas relevou, por amor ao marido. Esta é a versão da família Armand: Lenin não teve filhos com Inessa.
 Inessa Armand
Ainda segundo Volodya Armand, sua avó e Lenin passaram a se relacionar só em 1909, sendo que seu pai, Andrei,  nasceu em 1903. 
Como surgiram estes boatos, ele não sabe explicar...Ele preferiria que sua avó fosse lembrada por suas atividades revolucionárias, sua cultura e inteligência...Não sabe explicar, também, sua semelhança com Vladimir Ilitch, nem a de seu pai.
O entrevistador sugere que os fatos (em relação à data em que os dois se conheceram) poderiam ter sofrido algum "ajuste". O entrevistado apenas encolheu os ombros...
Para o historiador Danilov, é quase improvável que os dois tenham tido um filho, conforme entrevista dada à Komsomolskaya Pravda e que postamos a seguir:

KP- Evgeny Petrovich, você aceita a idéia de que Lenin teve um filho?
ED- Para mim, tal versão é improvável.

KP-  - Porque?
ED- Dediquei muitos anos ao estudo de sua vida. Trabalhei com base em diversos arquivos.Acreditem ou não, se algo semelhante a isto houvesse ocorrido na vida de Lenin, realmente  já  teria sido divulgado., como fizeram a respeito dos filhos ilegítimos de Stalin.Mas sobre Lenin, nem uma só vez houve qualquer insinuação que sugira tal "proeza".

KP- Quer dizer que Lenin foi um "homem santo"?
ED- Santo, com toda a certeza, ele não foi.Isto é fato. . Sobretudo no período que sucede seu retorno do exílio em Pushenskoe (região de Krasnoyarsk.Nas cartas para a mãe, ele constantemente pedia dinheiro, o que era compreensível: ele estava com 27 anos. Nesta época, Krupskaya se encontrava no exílio, ficando ele durante certo tempo sozinho.

Mais tarde, conforme testemunhas, Lenin e Nadezhda Kurpskaya viviam - na França e na Suiça, em locais separados. Lenin, em seus aposentos e Krupsakaya, com a mãe, que não dava trégua à filha por um único dia sequer.Com uma vida destas, como Ilich não "pularia a cerca"? Ele estava vivo...


KP- Como, à luz destes fatos, você analisa seu relacionamento com Inessa Armand?
ED- Ela era uma mulher bonita, inteligente, esbelta, de uma família rica.A própria antítese de Krupskaya, com seu rosto gordo, olhos esbugalhados, absolutamente  nada sexy e, até intelectualmente, perdia para Inessa.
 Desde o início, Lenin e Armand se comportaram como jovens apaixonados. Ele lhe enviava cartas travessas, assinando  o "seu Basil", "o seu Ivan"...

KP- E como reagia Kupskaya?
ED- Com muita dignidade. Outra, mais groseeira, arrancaria os cabelos, gritaria na rua, exporia o relacionamento do marido a olhos nús. Ela fez o oposto. Dedicou a ele todo o respeito do mundo, honrou-o. Este foi um triângulo amoroso nobre e elegante.

KP-Como lhes foi possível não não ultrapassar os limites?

ED- Acredito que, em grande parte, devido aos seus interesses em comum..Eram os três fanaticos pela idéia revolucionária, pela qual poderiam perdoar  uns aos outros as transgressões terrenas, já que a revolução era, para eles, uma espécie de religião.
KP - A seu ver, quem poderia estar, então, enterrado no cemitério lituano?
ED - Não si. Armand é um sobrenome muito raro,mas não excepcional. As fantasias, normalmente, nascem do nada. Para corretas conclusões, são necessários fatos, nada mais do que fatos, como gostava de falar o próprio Lenin.
Finalizando, Danilov aponta para algumas incoerências da versão de que os amantes tiveram um filho, sendo a principal delas, a data do nascimento de Andrei, conforme já mencionado anteriormente, ter sido 7 meses antes de Armand e Vladimir Ilitch terem se conhecido.Acrescenta, ainda, que existe um consenso entre os historiadores lituanos de que Andrei era, de fato, filho de Inessa; no entanto, todos concordam que, dificilmente, seu pai seria o líder dos bolcheviques.

O que se pode comprovar, até o momento, é o fato de que Inessa e Lenin foram, incontestavelmente, amantes, tendo esta seguido o líder revolucionário por toda parte, até sua morte, em 1920, vitimada pela cólera.
Fotos de Inessa:


Inessa e o marido:





















Fontes: Fotos e material pesquisado nas seguintes fontes:
http://www.peoples.ru /state/
king/russia/lenin/history9.html 

http://kp.ru/ 
 http://news.yandex.ru/people
 /khachaturyan_faina.html http://dancerussia.ru/ 
Vídeo disponibilizado pelo Youtube por http://yandex.ru/video/ VietovesLt

Nenhum comentário:

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms