quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

SINOPSE DO DIA: O PRIMEIRO CÍRCULO (ALEKSANDR SOLJENITSYN) / FILME

Considerada a principal obra de Soljenitsyn, O Primeiro Círculo- publicado originalmente em 1990 - traça o retrato físico, moral e psicológico das prisões especiais criadas por Stalin e Béria, onde os condenados (intelectuais, antigos revolucionários, amigos de Lenin, entre outros) passavam por enormes sofrimentos, cumprindo pena pelo "crime" de não terem acatado alguma vontade de Stalin, mostrado como um ditador sanguinário, sombrio, um Tzar dos novos tempos.

Nestas prisões, centenas de pessoas, cumprindo suas penas intermináveis, passaram seus últimos dias (e aí Soljenitzyn faz uma alegoria ao Inferno de Dante) ardendo em angústia, esperando não a liberdade, mas a remoção para outros lugares ainda mais cruéis: os campos da Sibéria, cujos nomes desfilam pelas páginas deste livro e se fixam em nossa memória.

A obra trás um pouco da experiência do autor, preso em 1945, por coisas que chegou a escrever sobre Stalin, em correspondência com um amigo. Passou por várias prisões e campos de concentração. Depois de oito anos de prisão, foi enviado para exílio no Casaquitão.
Soljenitsyn, que já foi comparado pela crítica internacional a Dostoievski e Tolstoi e que sofreu a hostilidade do regime soviético, perdendo sua cidadania, sendo deportado ,tendo seus livros por longo tempo proibido na URSS.

Em 1992, o cineasta inglês Sheldon Larry transformou a obra de Soljenitsyn em filme: "The first Circle".



APROVEITE, BAIXE O FILME:

http://uprius.com/view1.php?id=198726

OU COPIANDO E COLANDO OS LINKS A SEGUIR NA BARRA DE SEU NAVEGADOR (do link acima):


URLs:
rapidshare.com/files/307187823/le-pre-cer-dev.part1.rar
rapidshare.com/files/307195444/le-pre-cer-dev.part2.rar
rapidshare.com/files/307198732/le-pre-cer-dev.part3.rar
rapidshare.com/files/307206455/le-pre-cer-dev.part4.rar

Idiomas: francês e inglês


Share
|







Nenhum comentário:

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms