segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Receita do dia: blinys

Já falei tanto nos blinys aqui neste blog, que cheguei até a achar que já havia postado sua receita. Me enganei e corrijo este equívoco agora, postando para vocês a receita deste prato que é uma delícia.
Semelhante às panquecas, sua massa é super fininha e você pode come-lo com manteiga em cima (enquanto ele estiver bem quentinho), com caviar, com recheio de carne moída, com recheios doces, como geléias e por aí afora. Você pode comer o bliny abertinho ou enrolado, com recheio, como na foto a seguir:

Existem diversas receitas de bliny: com queijo, feito de coalhada, com cenoura, mais insípidas, de batatas, etc; só no livro de receitas "7 поварят" encontrei mais de 20 receitas diferentes deste prato, mas, para fins do nosso post, escolhemos uma receita bem clássica, bem tradicional.

Ingredientes para 8 ou 10 porções:
  • 1 kg de farinha de trigo;
  • 40 gr.de fermento;
  • 2 copos de água;
  • 4-5 copos de leite;
  • óleo
  • 3 colheres de sopa de manteiga;
  • 2 colheres de sopa de açúcar;
  • 2 ovos;
  • sal a gosto;
  • 2 colheres de sopa de óleo vegetal;
Dilua todo o fermento na água quente, junte 500 grs de farinha de trigo, mexa bem e cubra com um guardanapo. Deixe em lugar aquecido por cerca de uma hora, para se obter a fermentação.

Acrescente à massa as gemas de ovos batidas com o sal e açúcar, manteiga derretida e o resto da farinha.

Mexa tudo muito bem, de preferência com uma batedeira, até conseguir uma massa homogênea. Adicione, gradualmente, o resto do leite e novamente leve a massa a descansar em lugar aquecido, para fermentação.

Quando a massa subir, mexa-a bem e deixe-a descansar uma vez mais no lugar quentinho. Quando ela subir de novo, acrescente as claras em neve e comece a cozer os blinys logo após a massa subir.


FAZENDO OS BLINYS:
  • Leve ao fogo uma frigideira pequena, de cabo grande;
  • Unte a frigideira com a banha de porco (sou preguiçosa:prefiro usar uma anti-aderente)
  • Coloque a massa, de forma a cobrir toda a superfície da frigideira, em camada fina, usando para isto o auxílio de uma concha;
  • Use o fogo baixo;
  • Quando um lado do bliny estiver dourado, vire-o rápido,com uma espátula, para coze-lo do outro lado.
  • Não deixe a frigideira sem untar, entre um blin e outro.
Ao tirar o blin da frigideira, coloque-o em pilha em um prato, um sobre o outro, untando cada um com manteiga derretida.
Pode-se acompanhar, também, com natas ou geléia.
Os blinys sã servidos quentes, com diversas especiarias, conforme já ressaltamos no início do post: com manteiga, smetana (o crede de leite russo), caviar, peixe salgado, salmão, arenque.

ATENÇÃO:

Não é fácil fazer blinys. Talvez o seu primeiro blin saia grosso e feio, ou arrebente. Mas não se aflija com isto.Existe um ditado russo que diz:

"O primeiro blin vem sempre em forma de bola".
O segundo ou o terceiro já sai melhor, até que você vai acertar e fazer um blin dourado e lindo.


Nota: observe, no vídeo a seguir, os passos do preparo do bliny. Não se preocupe com o idioma, se você não souber a língua russa: preste atenção nas imagens e tente seguir mais ou menos cada passo.

Reparem na rapidez com que a moça vira o bliny e na consistência do mesmo.

A receita do vídeo é basicamente a mesma do texto: a tradicional.
Agora, mãos à massa e bom apetite! Priyatnovo appetita.

4 comentários:

Anônimo disse...

Realmente uma delícia. Costumo utilizar ricota cremosa na massa. Fica maravilhoso.

Alexandre

Milu disse...

Oi, Alexandre, fica aí sua sugestão, pela qual agradeço muito. Eu já comi lá na Rússia o bliny feito com smetana, mas nunca tentei fazer com nada semelhante por medo de não acertar. Vou tentar usar a ricota. como é esta ricota cremosa que vc usa?Eu só conheço uma que se parece com queijo.
Abraços
Milu

Anônimo disse...

Oi, Milu. É um prazer compartilhar. Eu nunca fui à Rússia, mas gostaria muito de ir para lá um dia. Tenho uma amiga que disse que fará bliny tradicional para eu experimentar se eu for para lá, mesmo que não seja época de Maslenitsa. Eu não como carne e evito utilizar ovos também, pois dá um cheiro forte, por isso utilizo a ricota no lugar do ovo. Dos ingredientes que vc citou, utilizo somente farinha, água, leite, óleo, manteiga, sal e a ricota.

Esta ricota vc já compra pronta. Tem aquela como o queijo e tem esta que é o Creme de Ricota. Sem querer fazer propaganda, mas uma marca muito comum é a Tirolez. Muito boa. A ricota agirá mais ou menos como o ovo para dar liga à massa. Além disso não fica aquele cheiro forte e terá um gostinho especial.

Se vc não encontrar pronta, vc mesma pode preparar batendo a ricota com um pouco de leite ou requeijão se quiser uma consistência mais firme.

Espero que goste. Eu adoro!

Alexandre

Cristian disse...

Eu acho que você precisa comer todos os tipos de coisas, mas também devemos ter o cuidado de saber que ele se parece muito apetitoso, mas também visto como deve trazer alguns problemas para a saúde do que aqueles que comem loa algum dia eu fazer estudos estomatologiaanualmente para verificar que tudo de bom.

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms