quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

CONCURSO INTERNACIONAL DE MÚSICA TCHAIKOVSKY



Go to ImageShack® to Create your own Slideshow
Conforme sugestão de um amigo do blog, o Alexandre, vai aí o post sobre o concurso internacional de música denominado "Tchaikovsky, que acontece a cada quatro anos na Rússia, desde 1958. Inicialmente, o concurso contou com apenas duas especialidades: piano e violino.A partir do segundo concurso, de 1962, entrou para a lista o violoncelo. O terceiro concurso, de 1966, já inseriu o vocal. O concurso de 2006 não ocorreu, tendo sido realizado em 2007, estando agora para ser realizado o XIV evento. A data prevista é para o período de 14 de junho a 02 de julho, em Moscou e São Petersburgo.

.Sua organização ficará por conta do governo da Federação Russa e de seu Ministério da Cultura. As modalidades serão o piano, violino, violoncelo e canto solo (feminino e masculino).

Nos 13 concursos já realizados até hoje, os primeiros lugares, categoria piano, foram dos países da extinta URSS, USA, Japão, França e Grã Bratanha. No segundo lugar surgem, além dos já citados países, Cuba, China, Coréia, Canadá. No terceiro lugar, marca presença o brasileiro Arthur Moreira Lima, em 1970.

Na categoria "violino" o prêmio foi para maior número de vencedores não soviéticos, marcando presença a Alemanha, Israel e Romênia, entre outros. No terceiro lugar, surge, ainda, a Itália e Austrália.

Na categoria "violoncelo" mais um brasileiro que brilhou: Antonio Meneses, em 1982, sendo que o segundo e terceiro lugares ficaram, bem divididos entre diversos países, um pernambucano considerado um fenômeno da música clássica internacional. Este não foi seu único prêmio: ganhou o prêmio de Munique, também. Fiquem com um vídeo do artista para poderem apreciar bem seu valor:


A categoria "vocal" ficou mais concentrada nas mãos das antigas repúblicas da URSS e de países eslavos.

Para 2011, já estão inscritos cerca de 600 jovens para o concurso. Farão parte do juri os melhores músicos dos nossos tempos, bem como os vencedores do ano passado.

Maiores detalhes você poderá ver aqui, incluindo a lista dos jurados.

2 comentários:

Anônimo disse...

Этo былo oчeнь интepecнo.
Cпacибo бoльшoe, Aкcинья!

Caшa / Alexandre

Velton Clarindo ✍ disse...

A linguagem universal quebra as fronteiras impostas pelas diferenças linguisticas.

Fabuloso, um deleite descobrir tantos artistas brasileiros prestigiados no mundo mas que são praticamente desconhecidos em nosso país.

Aguardo mais postagens sobre o evento.

Abç.

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms