quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

TEATRO MARIINSKY: SÍMBOLO DA CULTURA RUSSA

Endereço: Praça do Teatro, dom n.1
Este teatro, localizado em São Petersburgo, é um dos mais tradicionais da Rússia, podendo ser considerado um símbolo de sua cultura. Sua companhia teatral se inicia no ano de 1873, quando foi aberto o Teatro Bolshoi de São Petersburgo, no mesmo lugar onde hoje fica o Conservatório local.

No século XVIII,surgiu a Praça Karusel'(Carrossel) na segunda parte do Almirantado da então Petersburgo, local onde se realizavam festas populares com danças e música, reunindo toda a nobreza local. Havia uma inexpressiva construção de madeira, onde eram realizados espetáculos dramáticos e que recebia a companhia teatral de ópera italiana, da qual participavam os alunos da Escola de Dança de São Petersburgo.

Por ordem de Catarina, a Grande, no lugar desta construção precária, foi erguido um grande teatro - o Bolshoi Kameny(palavras que, em russo, significam, respectivamentem grande e "de pedra") (foto a seguir), com explendor e pompa que superavam os maiores teatros da Europa. Ele foi aberto em 1873, com a apresentação da ópera do italiano Giovanni Paisiello "O Mundo da Lua" (Il mondo della luna). Desde então, a citada praça passou a se chamar "Praça do Teatro". Em 1836 foi reconstruído.













Em 1802 o teatro foi reformado. Em 1849, no edifício construído em frente ao Bolshoi, foi aberto um circo (foto a seguir), projetado de tal forma, que poderia ser utilizado, também, como sala de teatro. Exatos dez anos se passaram, quando o circo foi incendiado. O edifício foi restaurado e, a partir de então, destinado apenas para espetáculos musicais. Para cá foi transferida a Ópera russa e, depois, a cia. do Balet Bolshoi.













Foi inaugurado em 1860, dia 2 de outubro, com a ópera de Glinka "Uma Vida Para o Tzar"(já postamos o cd desta ópera aqui). A partir daí, seu nome mudou-se para Mariinsky, em homenagem à esposa do tzar Aleksandr II - Maria Aleksandrovna. De acordo com testemunhos de contemporâneos, era o teatro mais magnífico da Europa. No século XX ele foi reformado por duas vezes, aumentando espaço e modernizando suas estruturas antigas.














Mariinksy, até a reconstrução de 1885















E após 1885














Após ser destruído por uma boma
em 19/09/1941
















O teatro numa das inundações que já teve em S.Petersburgo
















Após reforma em 1668/1971






















































































































Fonte dados:
site oficial do Teatro Mariinsky e de São Petersburgo






fonte video:
http://www.youtube.com

Nenhum comentário:

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms